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Pesquisa de mercado: o que é e para que serve?

Descubra como a pesquisa de mercado pode impulsionar o sucesso do seu negócio. Entenda sua importância, benefícios e como utilizá-la!

Por GestãoClick
Atualizado em
Pesquisa de mercado: o que é e para que serve?

Empreendedor, neste artigo você será apresentado a um fator primordial para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas: a pesquisa de mercado!

Ela é a base na qual se fundamenta todo o planejamento estratégico de seu negócio, pois, a partir das informações coletadas, as principais decisões relacionadas ao empreendimento são tomadas.

Sabendo o quanto isso é importante, escrevemos este artigo para explicar com mais detalhes o que é a pesquisa de mercado e para que ela serve. Vamos à leitura?

O que é?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica essencial para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. Ela visa conhecer o mercado, entender a concorrência e identificar o perfil do público-alvo, a fim de avaliar a viabilidade do negócio, identificar oportunidades e garantir um posicionamento mais assertivo.

A importância da pesquisa de mercado para o seu negócio

Você pode realizar a pesquisa de mercado antes de abrir sua empresa ou durante o funcionamento do seu negócio. Mesmo com a empresa em operação, a pesquisa continua sendo uma ferramenta importante para avaliar os pontos fortes e fracos do seu empreendimento e, então, aprimorar suas estratégias de marketing, vendas e atendimento.

Pesquisa de mercado x Benchmarking: qual a diferença?

Embora tanto a pesquisa de mercado quanto o Benchmarking envolvam o estudo do cenário em que sua empresa está inserida, elas têm objetivos distintos. A pesquisa de mercado busca um entendimento mais amplo, abrangendo o comportamento do consumidor, as tendências do mercado e os concorrentes. Por outro lado, o Benchmarking se concentra na análise comparativa de práticas de empresas concorrentes ou de setores diferentes para otimizar a performance interna.

Benefícios da pesquisa de mercado para empresas

A pesquisa de mercado traz diversos benefícios para o planejamento estratégico de uma empresa, funcionando como a base de um Plano de Negócios bem estruturado, por exemplo. Quando realizada de forma eficaz, ela permite a criação de estratégias alinhadas às necessidades do público e tendências do setor, além de otimizar a gestão de recursos.

Confira abaixo os principais benefícios dessa pesquisa antes e após empreender:

Antes de empreender:

  • Atesta a viabilidade do negócio: dentificar se há mercado para o que você pretende oferecer e quem são os potenciais consumidores.
  • Verifica a aceitação do público: entender os hábitos de consumo do seu público-alvo, suas necessidades. Além de saber se estão dispostos a pagar mais por produtos de maior qualidade.
  • Analisa a concorrência: identificar os concorrentes, suas estratégias, preços e diferenciais. Isso permite ajustar seu modelo de negócios para, assim, oferecer algo único.

Depois de empreender:

  • Avalia a satisfação do consumidor: medir o grau de satisfação dos clientes com relação ao seu produto ou serviço.
  • Entende a relação com a concorrência: identificar o que os consumidores preferem nos produtos ou serviços da concorrência pode gerar insights para aprimorar suas ofertas.
  • Coleta dados para marketing e vendas: entender como seus clientes encontram sua empresa e como eles interagem com ela nas redes sociais, otimizando as estratégias de atração e conversão.
  • Oferece vantagem competitiva: revela o que está faltando no setor, permitindo que sua empresa inove e se destaque da concorrência.

Realizando sua pesquisa de mercado

Agora que você entende a importância da pesquisa de mercado, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Você pode realizar a pesquisa de forma convencional, por meio de entrevistas e questionários, ou de forma on-line, utilizando ferramentas digitais que possibilitam uma coleta de dados mais ágil e ampla. À vista disso, escolha a melhor e mãos à obra!

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