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Pesquisa de mercado: o que é e para que serve

Pesquisa de mercado é a base na qual se fundamenta todo o planejamento estratégico de seu negócio, relacionadas ao empreendimento para tomadas de decisão.

Por GestãoClick
Atualizado em
Pesquisa de mercado: o que é e para que serve

Empreendedor, neste artigo você será apresentado a um fator primordial para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas: a pesquisa de mercado!

Ela é a base na qual se fundamenta todo o planejamento estratégico de seu negócio, pois é a partir das informações coletadas que as principais decisões relacionadas ao empreendimento são tomadas.

Então, sabendo o quanto isso é importante para o seu sucesso empresarial, escrevemos este texto para explicar com mais detalhes o que é a pesquisa de mercado e para que ela serve.

Vamos à leitura?

Entenda o que é pesquisa de mercado

Ela faz parte de uma estratégia que visa conhecer o mercado, a concorrência e o público-alvo, a fim de atestar a viabilidade do negócio, saber se há alguém disposto a investir em sua ideia e entender o que aguarda o empreendimento.

É importante ressaltar que essa pesquisa pode ser feita antes de abrir a empresa ou periodicamente, com o negócio já em funcionamento — depois que a empresa já se encontra há algum tempo no meio empresarial, a pesquisa de mercado pode ser útil para definir os pontos fortes e fracos do negócio e trabalhar com cada um deles estrategicamente.

E o que a diferencia da metodologia do Benchmarking?

Resumidamente, o Benchmarking é um processo que visa o aprimoramento da performance empresarial somente por meio do estudo e avaliação das práticas utilizadas pelos concorrentes ou empresas de ramos distintos, assim se diferenciando da pesquisa de mercado.

Nesse caso, há uma comparação entre o cenário no qual a sua empresa está inserida e o cenário no qual se encontram as outras companhias — essa comparação se dá por meio de análises estratégicas sobre produtos, serviços, preços, processos internos etc.

Veja os benefícios que ela acarreta para a empresa

Talvez você já tenha percebido que em nosso blog sempre ressaltamos a importância de elaborar um planejamento estratégico para a sua empresa por meio de um Plano de Negócios completo e bem estruturado, o qual serve como um guia para alcançar os objetivos estipulados.

Acontece que, como já mencionado, a pesquisa de mercado é a base desse Plano de Negócios. É a partir dela que ele será devidamente estruturado.

E o que isso tem a ver com os benefícios que ela acarreta para a empresa?

Gestores que se planejam estrategicamente com uma compilação de informações completas estão a um passo à frente da concorrência, já que por meio de pesquisas conseguem identificar gargalos em seus processos e oportunidades valiosas no mercado.

Logo, veja abaixo os benefícios dessa pesquisa antes e depois de empreender e as perguntas que devem ser feitas para consegui-los.

Antes mesmo de empreender:

  • Atesta a viabilidade da ideia do negócio: Há mercado para o que você pretende oferecer? Quem é o público-alvo? Quais são os obstáculos para entrar nesse ramo de atuação?
  • Verifica a aceitação por parte do público: Quais são seus hábitos de consumo? Quais são as suas necessidades? Eles estão dispostos a pagar mais por um produto de mais qualidade? Preferem comprar em lojas físicas ou em lojas virtuais?
  • Compreende os concorrentes e suas práticas: Quais são os principais? O que os diferencia uns dos outros e de sua futura empresa? Quais são os preços praticados? Qual é a qualidade do produto?

Depois que o negócio já está em funcionamento:

  • Comprova o grau de satisfação dos consumidores: Eles estão satisfeitos com a relação custo-benefício? Entendem os valores da empresa? Têm ligação com a marca?
  • Verifica a relação com os clientes da concorrência: O que eles preferem nos produtos ou serviços de outras empresas e por quê?
  • Coleta informações valiosas para as equipes de marketing e de vendas: Como os clientes encontram a empresa? Eles entram em contato por meio de quais redes sociais? Quantos deles foram atraídos somente por anúncios?
  • Garante uma vantagem competitiva: Será que os consumidores do seu setor estão procurando algo que a empresa ainda não oferece? É possível inovar?

E então, entendeu o que é pesquisa de mercado e para que ela serve? Saiba que há diferentes meios de realizá-la, seja de forma convencional ou online. À vista disso, escolha a melhor e mãos à obra!


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