Pesquisa de mercado: o que é e para que serve?
Descubra como a pesquisa de mercado pode impulsionar o sucesso do seu negócio. Entenda sua importância, benefícios e como utilizá-la!
Empreendedor, neste artigo você será apresentado a um fator primordial para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas: a pesquisa de mercado!
Ela é a base na qual se fundamenta todo o planejamento estratégico de seu negócio, pois, a partir das informações coletadas, as principais decisões relacionadas ao empreendimento são tomadas.
Sabendo o quanto isso é importante, escrevemos este artigo para explicar com mais detalhes o que é a pesquisa de mercado e para que ela serve. Vamos à leitura?
O que é?
A pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica essencial para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. Ela visa conhecer o mercado, entender a concorrência e identificar o perfil do público-alvo, a fim de avaliar a viabilidade do negócio, identificar oportunidades e garantir um posicionamento mais assertivo.
A importância da pesquisa de mercado para o seu negócio
Você pode realizar a pesquisa de mercado antes de abrir sua empresa ou durante o funcionamento do seu negócio. Mesmo com a empresa em operação, a pesquisa continua sendo uma ferramenta importante para avaliar os pontos fortes e fracos do seu empreendimento e, então, aprimorar suas estratégias de marketing, vendas e atendimento.
Pesquisa de mercado x Benchmarking: qual a diferença?
Embora tanto a pesquisa de mercado quanto o Benchmarking envolvam o estudo do cenário em que sua empresa está inserida, elas têm objetivos distintos. A pesquisa de mercado busca um entendimento mais amplo, abrangendo o comportamento do consumidor, as tendências do mercado e os concorrentes. Por outro lado, o Benchmarking se concentra na análise comparativa de práticas de empresas concorrentes ou de setores diferentes para otimizar a performance interna.
Benefícios da pesquisa de mercado para empresas
A pesquisa de mercado traz diversos benefícios para o planejamento estratégico de uma empresa, funcionando como a base de um Plano de Negócios bem estruturado, por exemplo. Quando realizada de forma eficaz, ela permite a criação de estratégias alinhadas às necessidades do público e tendências do setor, além de otimizar a gestão de recursos.
Confira abaixo os principais benefícios dessa pesquisa antes e após empreender:
Antes de empreender:
- Atesta a viabilidade do negócio: dentificar se há mercado para o que você pretende oferecer e quem são os potenciais consumidores.
- Verifica a aceitação do público: entender os hábitos de consumo do seu público-alvo, suas necessidades. Além de saber se estão dispostos a pagar mais por produtos de maior qualidade.
- Analisa a concorrência: identificar os concorrentes, suas estratégias, preços e diferenciais. Isso permite ajustar seu modelo de negócios para, assim, oferecer algo único.
Depois de empreender:
- Avalia a satisfação do consumidor: medir o grau de satisfação dos clientes com relação ao seu produto ou serviço.
- Entende a relação com a concorrência: identificar o que os consumidores preferem nos produtos ou serviços da concorrência pode gerar insights para aprimorar suas ofertas.
- Coleta dados para marketing e vendas: entender como seus clientes encontram sua empresa e como eles interagem com ela nas redes sociais, otimizando as estratégias de atração e conversão.
- Oferece vantagem competitiva: revela o que está faltando no setor, permitindo que sua empresa inove e se destaque da concorrência.
Realizando sua pesquisa de mercado
Agora que você entende a importância da pesquisa de mercado, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Você pode realizar a pesquisa de forma convencional, por meio de entrevistas e questionários, ou de forma on-line, utilizando ferramentas digitais que possibilitam uma coleta de dados mais ágil e ampla. À vista disso, escolha a melhor e mãos à obra!