Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Fiscal e Tributário » Programa Emissor de Cupom Fiscal: Como funciona?

Programa Emissor de Cupom Fiscal: Como funciona?

Um programa emissor facilita e muito a vida da empresa. Aprenda neste artigo a diferença entre Cupom Fiscal e Nota Fiscal e como Emitir Cupom Fiscal Online.

Por GestãoClick
Atualizado em
Programa Emissor de Cupom Fiscal: Como funciona?

Cupom Fiscal ou Nota Fiscal? Entenda que um é diferente do outro, apesar de que ambos são comumente utilizados no comércio e indústria em geral. Você sabe bem a diferença entre eles e sabe como funciona o Programa Emissor de Cupons Fiscais?

A confusão é muito comum na maioria dos empreendedores e são documentos obrigatórios, principalmente no comércio. São estes documentos que irão comprovar e autenticar toda e qualquer transação junto aos seus clientes, comprovando especificamente a venda das mercadorias.

Neste post, você vai entender melhor esta diferença entre cupom fiscal e nota fiscal, o que é o cupom fiscal, como emiti-lo, os programas e tecnologias disponíveis para sua emissão e muito mais. Acompanhe.

O que é Cupom Fiscal?

Cupom Fiscal: o que é trata-se de um documento emitido diretamente ao consumidor final, muito utilizado no comércio varejista. É através dele que a compra/venda da mercadoria será comprovada, tanto para o consumidor, como para o lojista.

Existem alguns tipos de cupom fiscal, entre eles o ECF, CF-e e a NFC-e. O ECF é emitido através do Emissor de Cupom Fiscal, em impressora fiscal. O CF-e é emitido em equipamento próprio como o SAT. E a NFC-e é emitida online via programa emissor de cupom fiscal usando comunicação via Webservice, e não requer equipamentos especiais.

Confira agora quais informações ficam disponíveis no cupom fiscal:

• Compra/venda de produtos;
• Descrição dos produtos;
• Valor dos produtos;
• Local, data e hora que ocorreu a venda;
• Valor de pagamento e troco, caso haja.

Cupom Fiscal Eletrônico

O Cupom Fiscal Eletrônico nada mais é do que o modelo eletrônico do cupom fiscal, emitido para o consumidor final. Este tipo de cupom fiscal eletrônico tem também sua emissão online, facilitada através de programas de emissores de cupons fiscais.

Desta forma, o dia a dia do empreendedor/lojista é facilitado, por contar com um sistema rápido, eficiente e que reduz significativamente qualquer possibilidade de incoerências de dados.

Aprofunde seu conhecimento –> O que é Cupom Fiscal Eletrônico?

Cupom Fiscal Paulista

Cupom Fiscal Paulista ou Nota Fiscal Paulista é um incentivo disponibilizado aos cidadãos quando estes adquirem mercadorias no comércio em geral e exigem a emissão do documento fiscal junto ao estabelecimento.

Para tanto, precisam apenas informar o seu CPF na hora da compra para o lojista. Foi uma maneira encontrada pelos órgãos públicos para evitar a sonegação de impostos.

Através da Lei nº 12.741/12, criada pelo governo federal, passou a ser obrigatória a informação dos tributos no próprio cupom fiscal e também na respectiva nota fiscal.

Desta forma, inclusive, o consumidor poderá ver discriminado no próprio documento o quanto de valor irá para os impostos tipo Confins, PIS, ICMS, etc.

Cupom Fiscal X Nota Fiscal

Cupom Fiscal X Nota Fiscal: qual a diferença? Podemos dizer que, basicamente, a diferença está no tipo de impressora ou de equipamento utilizado para a emissão destes documentos.

Uma outra diferença importante e que vale a pena citar é que a Nota Fiscal tem mais informações que o Cupom, apenas de que ambos tem validade legal para o Fisco. A nota fiscal pode trazer outras informações e servir para indicar outros tipos de transações e movimentações como trocas e envios para assistência técnica.

O importante é saber que o cupom fiscal ou a nota fiscal são documentos obrigatórios sempre que houver venda direta ao consumidor, para o devido recolhimento de impostos.

Quer saber mais? Leia –> Qual a diferença entre nota e cupom fiscal?

Cupom Fiscal vale como Nota Fiscal?

O cupom fiscal foi especificamente criado para substituir a nota fiscal de venda direta ao consumidor no modelo 2. Sua finalidade é contabilizar o ICMS dos produtos comercializadas pelo comércio varejista.

Como Emitir Cupom Fiscal?

A melhor forma de emitir cupom fiscal é através de um programa gerador de cupom fiscal homologado com a SEFAZ do seu estado. O GestãoClick, por exemplo, é amplamente homologado para emissão de NFC-e de forma rápida e fácil, agilizando o dia a dia das empresas.

É importante que a empresa se atente ao tipo de cupom e os equipamentos complementares que serão necessários, como impressoras por exemplo.

Cupom Fiscal Online

A emissão de cupom fiscal online possibilita a redução de custos para a empresa, além de simplificar o processo.

Programa Emissor de Cupom Fiscal

Como já dito, é através de um programa emissor de cupom fiscal que a SEFAZ poderá realizar o recolhimento de impostos e fiscalizações pertinentes junto aos estabelecimentos comerciais.
Assim sendo, ter um sistema eficiente para gerar o cupom fiscal torna-se imprescindível, não só pela parte legal e de obrigações para com o seu negócio, mas também para agilizar as emissões destes documentos e garantir que os mesmos sejam emitidos de forma correta, precisa.

Com ele, todos os processos de venda serão automatizados e, consequentemente, simplificados, reduzindo despesas uma vez que dispensa o uso de impressoras, por exemplo, ou outros equipamentos complementares.
O GestãoClick, por exemplo, é um software de gestão empresarial totalmente online que conta com vários módulos que automatizam vários processos e áreas de sua empresa, além de possuir um módulo próprio para a emissão do cupom fiscal.

Através dele, sua loja irá gerar o cupom de forma simples, rápida e prática, totalmente online, fazendo uso de qualquer computador ou dispositivo móvel, bastando para tanto ter acesso à internet. Faça o cadastro e teste grátis todas as funcionalidades do nosso sistema:

Impressora para Cupom Fiscal

A impressora para cupom fiscal nada mais é do que o instrumento que sua empresa utilizará para imprimir o cupom na versão em papel para seu cliente. Basicamente, no mercado, você irá encontrar dois tipos de equipamentos: impressora fiscal térmica (ECF) e a não fiscal.

• Impressora de Cupom Fiscal – ECF: ECF ou impressora térmica fiscal é um dos aparelhos utilizados para a emissão do cupom. Para utilizar este equipamento, será preciso realizar uma integração com um sistema que faça esta transição e coleta dos dados referentes à compra realizada pelo consumidor final.

• Impressora Não Fiscal: é o tipo de impressora utilizada quando o estabelecimento emissor faz uso dos canais eletrônicos e/ou online para a missão tanto da Nota Fiscal Eletrônica como do Cupom Fiscal Eletrônico.

Serve, basicamente, para a Impressão de senhas para filas, por exemplo, ticket para estacionamento, impressão do Documento Auxiliar de Vendas (o DAV) e também de NFCe.
Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo