Materiais ricos
Início » Blog » Nota Fiscal » Qual a diferença entre nota e cupom fiscal?

Qual a diferença entre nota e cupom fiscal?

Muitos empreendedores têm dificuldade de diferenciar o cupom fiscal da nota fiscal, por isso, preparamos um artigo para solucionar todas as dúvidas sobre esses documentos.

Por GestãoClick
Atualizado em
Qual a diferença entre nota e cupom fiscal?

Mesmo que muitas empresas já tenham aderido à nota fiscal eletrônica, a NF-e, alguns termos, como nota e cupom fiscal, ainda existem. Por isso, é comum que haja a dúvida: qual a diferença entre nota e cupom fiscal?

Para entender melhor o que significa cada um e no que ambos se diferem, você vai encontrar nesse artigo as seguintes informações:

  • O que é nota fiscal
  • O que é cupom fiscal
  • Diferença entre nota e cupom fiscal para o consumidor
  • Diferença entre nota e cupom fiscal para o fisco
  • Como funciona o cupom eletrônico fiscal
  • Cupom fiscal em tempos de nota fiscal eletrônica

O que é nota fiscal
 

A nota fiscal é um documento fiscal que pode ser impresso e que funciona como recibo obrigatório, sendo entregue ao consumidor após a compra de produto ou serviço. Esse documento são só documenta a transação, como serve ainda para o correto recolhimento de impostos.

Além disso, se o consumidor precisa trocar uma mercadoria deve apresentar a nota fiscal. Por lei, isso lhe dá o direito de trocar o produto, uma vez que esse documento é completo, contendo todas as informações da aquisição, bem como os dados do cliente.


O que é cupom fiscal

 

O cupom fiscal é um documento que tem papel equivale ao da nota fiscal, podendo também ser entregue ao consumidor, inclusive, quando o mesmo realizar as suas compras no varejo. Ele é impresso por uma impressora especial, sendo que na impressão deve aparecer a expressão Cupom Fiscal.

Esse documento também formaliza a venda, mas com ele nem sempre se consegue trocar uma mercadoria quando necessário. Isso se porque, embora possua as informações a respeito da venda do produto, não tem os dados do cliente.

Diferença entre nota e cupom fiscal para o consumidor

Basicamente, a diferença entre ambos os documentos está na garantia.Ou seja, o consumidor tem o direito de trocar uma mercadoria se precisar tendo em mãos a nota fiscal. Embora em alguns casos possa fazer o mesmo apenas com o cupom, isso não está assegurado por lei.

A questão é que, pelo fato do cupom não mostrar os dados do consumidor, é possível que pessoas ajam de má fé, utilizando-o de modo inapropriado.O cupom fiscalrecebe os seguintes dados: informações da empresa, data da compra, local, itens adquiridos, valor total, forma de pagamento, bem como troco e descontos, quando for o caso.

Já nota fiscal, emitida pelo sistema de gestão da empresa, além dos dados que também aparecem no cupom, informa os dados do cliente e da transportadora, quando for o caso.Por causa dessa diferença, o Procon aconselha aos consumidores a sempre solicitarem a nota fiscal.
Isso é ainda mais importante quando são adquirindo produtos de maior valor e que podem ter que passar por uma posterior troca. O mesmo serve em casos que se deseja obter um reembolso, pois só a nota fiscal garante essa medida.

Diferença entre nota e cupom fiscal para o fisco

Já para o fisco, ambos os documentos, o cupom e a nota fiscal possuem a mesma relevância. Além disso, o cupom fiscal substitui a nota fiscal de venda ao consumidor modelo 2. Desse modo, possui ainda a função de contabilizar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) relativo aos produtos vendidos pelo varejo ao consumidor.

Nesse caso, a sua obrigatoriedade depende de cada estado brasileiro. O que também varia conforme o estado são as regras para desenvolver o software de gestão, usado na emissão do cupom fiscal. O mesmo é impresso no chamado ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

Cupom fiscal em tempos de nota fiscal eletrônica
 

Com a NF-e, a nota fiscal eletrônica, o cupom e a nota fiscal tradicional perdem espaço aos poucos. Embora haja comerciantes que ainda utilizam o sistema antigo, a implantação de um modelo nacional de documentos eletrônicos que substitui a emissão em papel já é uma realidade em empresas de diferentes portes e setores no Brasil.

 

Isso se deve ao fato dos documentos eletrônicos tornarem mais simples para as empresas as suas obrigações fiscais. Além disso, o governo também sai ganhado, uma vez que a sonegação fica mais complicada, já que as operações comerciais são acompanhadas em tempo real. Assim, afiscalização tributária também se tornou mais eficiente.

Além disso, com a implantação da nota fiscal eletrônica, esse documento pode ser emitido de modo mais simples. Ou seja, antes de existirem os documentos eletrônicos, o preenchimento da nota fiscal tradicional era dispendioso, o que fazia com que muitas pessoas recebessem e aceitassem apenas o cupom fiscal.

Como funciona o cupom eletrônico fiscal

 

cupom e nota fiscal

 Com essas mudanças, também surgiu o CF-e, o cupom fiscal eletrônico, mas  que ainda não está totalmente implantado no país. De qualquer forma, é um  documento fiscal eletrônico com garantia judicial devido à assinatura digital  que possui. Ele é emitido, transmitido, assinado e armazenado por um  equipamento especial, mas não é impresso.

 No seu lugar, o que pode ser impresso é o extrato do CF-e, que ajuda o  consumidor a consultar o CF-e no site da Secretaria da Fazenda, por meio de  um código. Hoje em dia, existe ainda o DANFe, o documento auxiliar da nota  fiscal eletrônica, que costuma ser entregue após uma compra ao consumidor.

Pode-se dizer que ele é uma via impressa simplificada da Nota Fiscal, ajudando o cliente a acompanhar o trânsito das mercadorias, quando for o caso. Para tanto, ele possui uma chave de acesso, um código, que possibilita consultar na internet a nota fiscal eletrônica a qual pertence. Isso significa que, gradativamente, o cupom fiscal está caindo em desuso.

Emita nota fiscal com o GestãoClick

O GestãoClick é um sistema ERP online emissor de nota fiscal eletrônica, de consumidor e de serviço. A vantagem de usar o sistema é que ele se integra com os demais departamentos da sua empresa, proporcionando ganho de tempo para que emita tal documento.

A questão é que usando um programa você não perde tempos com digitações, já que o módulo de venda e o financeiro possuem contato de direto, mas não obrigatório, com o módulo de emissão fiscal.

 



 

Sistema ERP Online

Gostou de entender um pouco mais sobre as diferenças? Então fique por dentro e aprenda tudo sobre nota fiscal eletrônica !

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo