Materiais gratuitos
Início » Blog » Nota Fiscal » Como não cair no golpe da nota fiscal cancelada

Como não cair no golpe da nota fiscal cancelada

Todos estamos vulneráveis a golpes e fraudes, por isso, é importante ficar atento aos que estão acontecendo no país e se prevenir. Saiba mais sobre o golpe da nota fiscal cancelada..

Por GestãoClick
Atualizado em
Como não cair no golpe da nota fiscal cancelada

Empresas de todos os segmentos de mercado e de todos os portes podem ser vítimas de fraudes realizadas por terceiros mal intencionados. Para saber o que está acontecendo pelo país e aprender a como se prevenir, nesse artigo você vai descobrir como não cair no golpe da nota fiscal cancelada. Para tanto, confira os seguintes tópicos:

  • Como funciona o golpe da nota fiscal cancelada
  • Como não ser vítima de fraudes com nota fiscal
  • Dicas para controlar as suas notas fiscais eletrônicas

Como funciona o golpe da nota fiscal cancelada

Nos últimos anos, novas fraudes envolvendo notas fiscais, dessa vez, as eletrônicas, estão prejudicando muitas empresas. É o caso das notas fiscais eletrônicas “frias”, que são emitidas pelos fraudadores contra empreendimentos que não adquiriram o seu produto e nem sabem da operação.

Frente a isso, a vítima do golpe pode ser questionada pelo Fisco por não ter pago o imposto referente a essa compra e, posteriormente, ter que saldar multas. O estado de São Paulo é onde estão reunidos os principais casos de notas frias, que somam milhões de reais em prejuízos a empresas e aos cofres públicos.

Mesmo que as secretaria estaduais da fazenda (Sefaz) estejam investigando essas situações, não só no estado paulista, como também no Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul, por exemplo, os empresários devem ficar atentos. Entre as razões para o cometimento das fraudes está a transferência de créditos ilegais de ICMS.

A sonegação de tributos federais é outro motivo que estimula os criminosos a agirem, sendo que além do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, as fraudes incluem o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados e o IRPJ – Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas.

Como não ser vítima de fraudes com nota fiscal

Perante o quadro de crimes que os empresários brasileiros estão sofrendo, é importante estar atento às maneiras de evitar cair no golpe da nota fiscal cancelada e em outros tipos de fraudes realizados por terceiros contra a sua empresa. Nesse sentido, uma dica é proteger o CNPJ do seu negócio, tanto nas notas fiscais quanto em demais documentos.

Dessa forma, é preciso consultar de maneira frequente as notas fiscais eletrônicas emitidas com o seu CNPJ no site da Sefaz do seu estado. Essa medida deve fazer parte da rotina da sua empresa, uma vez que possibilita que você acompanhe de modo detalhado as notas que constam contra seu CNPJ, bem como a data em elas são geradas.

Quando essas informações estão corretamente registradas, você não tem motivo para se preocupar. Por outro lado, se existem notas irregulares no CNPJ do seu empreendimento, com essa checagem constante, você consegue agir rapidamente, informando a Receita Federal sobre o ocorrido. Isso é feito por meio do chamado Manifestação do Destinatário eletrônica (MDe).

Nesse comunicado, é necessário informar que o seu negócio não possui conhecimento determinada transação envolvendo a sua empresa. Assim, ao sinalizar para o Fisco que você recebeu uma nota indevida, indicando o “Desconhecimento da Operação”, é possível evitar as penalidades referentes ao crime de sonegação de imposto, como as multas.

Dicas para controlar as suas notas fiscais eletrônicas

Outra maneira eficiente de emitir, controlar, acompanhar e gerenciar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa e, assim, evitar o uso do seu CNPJ em golpes e fraudes de terceiros é investindo em um sistema ERP. Essa ferramenta oferece muitas vantagens, como controle de estoque, dos setores financeiro e de vendas e demais departamentos.

Com um sistema de gestão empresarial competente, é possível ainda realizar os procedimentos com muito mais segurança, bem como fazer todo o acompanhamento necessário com maior facilidade. Afinal, em meio à correria do dia a dia na sua empresa, é preciso separar um tempo para fazer as verificações necessárias.

Caso contrário, a sua empresa pode ser punida injustamente. O GestãoClick é um software ERP que conta com o módulo de emissão de nota fiscal eletrônica, além de armazenar os XML das notas fiscais, enviar a DANFE para os clientes e fornecedores via e-mail, imprimir a DANFE e baixar os XML das notas fiscais.

Ou seja, toda a rotina fiscal do seu negócio pode ser feita com eficiência e segurança. Clique aqui em Nota Fiscal Eletrônica e saiba mais sobre o funcionamento desse sistema de gestão empresarial.

Então, gostou do post? Aproveite para compartilhar e assinar a nossa newsletter ficando sempre por dentro das principais novidades do nosso blog!

Leia também: Qual a diferença entre XML e DANFE


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo