Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Fiscal e Tributário » MEI: como emitir nota fiscal de serviços?

MEI: como emitir nota fiscal de serviços?

Saiba como emitir nota fiscal de serviços para tornar seu negócio MEI mais profissional.

Por GestãoClick
Atualizado em
MEI: como emitir nota fiscal de serviços?

Primeiramente, o Microempreendedor Individual (MEI) conta com o regime tributário simplificado, o Simples Nacional. Este regime é responsável por garantir uma série de benefícios para os profissionais, principalmente para autônomos, que desejam formalizar o seu negócio, trazendo maior seriedade e profissionalismo aos seus clientes.

No entanto, ao receber o pagamento de pessoas jurídicas, o MEI, tem como obrigação emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) para a formalização da prestação de serviço e manter-se em conformidade com a legislação vigente.

Caso você inicie o processo de formalização e emissão de nota fiscal, saiba mais sobre: MEI precisa de contador?

Vamos te mostrar como emitir Nota Fiscal de Serviços (NFS-e). Acompanhe!

  1. Como emitir NFS-e sendo Microempreendedor Individual (MEI)?
  2. O que é necessário saber sobre a nota fiscal para prestação de serviços?
  3. Como emitir Nota Fiscal de Serviço no ERP GestãoClick?
  4. Como emitir ordens de serviço aos seus clientes?

1. Como emitir NFS-e sendo Microempreendedor Individual (MEI)?

Anteriormente, era necessário que o empreendedor emitisse a nota fiscal de forma manual com todas as informações importantes. É notável o quanto esse processo demandava tempo, além de estar sujeita a erros.

Além disso, com a evolução da tecnologia e com a implantação de um sistema para a emissão de notas fiscais de forma eletrônica e formalização do MEI, todo o processo se tornou simplificado. 

Ainda mais, a emissão da NF é feita pelo site da Prefeitura da sua cidade ou a partir de sistemas de gestão empresarial. Neste último caso, é necessário que o MEI possua o Certificado Digital para realizar a emissão.

Caso você não saiba sobre a importância do Certificado Digital, saiba mais clicando aqui!

2. O que é necessário saber sobre a nota fiscal para prestação de serviços?

A princípio, diferentemente da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) que é emitida para a venda de produtos, a NFS-e é emitida para registrar as prestações de serviços.

Conforme mencionado anteriormente, o MEI está isento da emissão caso a prestação de serviço seja para pessoa física, só há obrigatoriedade caso o cliente seja uma pessoa jurídica. 

A diferença entre a NF-e e NFS-e se dá pelo órgão responsável por cadastrar, validar e emiti-las. No caso da NFS-e, o órgão responsável é o municipal, enquanto a NF-e, a SEFAZ do estado é a responsável.

Por isso, a emissão da nota fiscal de serviço (NFS-e) é diferente em cada cidade, mas no geral a prefeitura disponibiliza um local no próprio site para que o usuário se cadastre, faça o login e emita as notas fiscais.

Atenção: Não é considerado obrigatório que o Microempreendedor Individual disponha de um certificado digital, porém, dependendo das legislações municipais e estaduais, ele pode ser exigido.

3. Como emitir Nota Fiscal de Serviços no ERP GestãoClick?

Agora, abordaremos passo a passo para você entender como emitir Nota Fiscal de Serviços com o Sistema GestãoClick. Confira:

1 – Acesse o Sistema GestãoClick e verifique se os dados da sua empresa estão devidamente preenchidos e atualizados (Disponível´no módulo de “Configurações” da “Empresa”);

2 – Adicione seu certificado digital ( Vá em “Configurações” e em seguida clique em “Certificado Digital”);

3 – Caso você já tenha emitido a NFS-e anteriormente, insira o último número do RPS no sistema (Vá em “Configurações gerais” e clique em “Fiscal”). Caso seja a primeira vez, insira o número “0” e clique em “Atualizar”.

4 – Antes de emitir nota fiscal de serviços, adicione um serviço à lista de serviços prestados (Vá em “Serviços”, clique em “Gerenciar Serviços” e, após, em “Adicionar”;

5 – Agora, vá em “Notas Fiscais”, clique em “Gerenciar Notas Fiscais” e, em seguida, em “Adicionar”. Confira se todos os dados estão corretos e clique em “Cadastrar”

6 – Por fim, envie a nota fiscal para a Prefeitura clicando no ícone verde do campo “Ações” e selecione “Enviar NFS-e”. E pronto!

Saiba sobre o processo através do nosso vídeo → Como emitir nota fiscal de serviço | GestãoClick Tutoriais

Assim, para se manter formalizado de acordo com a lei, o MEI deve emitir nota fiscal de serviços sempre que o pagamento for de uma pessoa jurídica.

Por fim, apesar de contar com processos simples e enxutos, você, microempreendedor individual, deve se atentar aos controles necessários para a sua empresa. Por isso, conte com o sistema ERP GestãoClick, que oferece ferramentas completas para a gestão do seu negócio!

Inicie agora o nosso teste gratuito por 10 dias!

Sistema ERP Online


Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo