Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » MEI: saiba como emitir nota fiscal de serviços em 2024

MEI: saiba como emitir nota fiscal de serviços em 2024

Saiba como emitir nota fiscal de serviços para tornar seu negócio MEI mais profissional.

Por Ivan Silva
Atualizado em
MEI: saiba como emitir nota fiscal de serviços em 2024

Atualmente o Brasil possui 13,2 milhões de microempreendedores individuais, segundo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conhecidos pela sigla MEI, eles são habilitados para prestar diferentes tipos de serviços e, para formalizá-los, devem emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). 

Para isso, é importante entender como o sistema funciona e quais as suas particularidades. 

Primeiramente, o MEI conta com o regime tributário simplificado, o Simples Nacional. Este regime é responsável por garantir uma série de benefícios para os profissionais, principalmente para autônomos, que desejam formalizar o seu negócio, trazendo maior seriedade e profissionalismo aos seus clientes.

Caso você inicie o processo de formalização e emissão de nota fiscal, saiba mais sobre: MEI precisa de contador?

Aqui, você vai aprender a como emitir Nota Fiscal de Serviços (NFS-e). Acompanhe!

Como emitir NFS-e sendo Microempreendedor Individual (MEI)?

Antes, a forma de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFS-e) eram definidas pela prefeitura de cada município em que o CNPJ estava registrado. Geralmente, eram emitidas por meio do site oficial da prefeitura municipal. 

Agora, a Receita Federal unificou a forma e elas são emitidas pelo site do próprio órgão. 

Como se cadastrar no portal que emite NFS-e

Para emitir a Nota Fiscal Eletrônica sendo um Microempreendedor Individual, é preciso antes se cadastrar no portal da Receita Federal. Acompanhe com a gente o passo a passo:

  • Acesse o Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica;
  • Clique em “fazer primeiro acesso”;
  • Preencha os campos solicitados com seus dados;
  • Insira seu e-mail e programe uma senha de acesso;
  • Digite o código enviado para o seu e-mail;
  • Faça o login;
  • Vá em configurações;
  • Insira seu e-mail e telefone (para que eles sejam vinculados à sua NFS-e);
  • No campo “Valor Aproximado dos Tributos”, marque a opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”

Após o cadastro, o usuário poderá começar a emitir as Notas Fiscais Eletrônicas referente aos serviços prestados. Confira com a gente agora como fazer isso! 

Passo a Passo para emitir NFS-e como MEI

Agora que mostramos como se cadastrar no portal da Receita Federal, é hora de aprender como emitir as Notas Fiscais de Serviço por meio da plataforma. Confira o passo a passo: 

  • Entre no Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica;
  • Realize o seu login;
  • Entre na área de emissão de notas, clicando no ícone abaixo de “Acesso Rápido”;
  • Escolha entre “Emissão Completa” ou “Emissão Simplificada”.
  • Coloque todas as informações solicitadas;
  • Clique em Emitir NFS-e.

E lembre-se: Na opção “Emissão Simplificada”, esse formato serve para casos em que o empreendedor tem serviços cadastrados em “Serviços Favoritos”. O usuário precisa preencher apenas os dados do CPF/CNPJ do cliente e o valor do serviço prestado. 

O que é necessário saber sobre a nota fiscal para prestação de serviços?

Com a mudança para o modelo nacional, a tributação e outras questões que eram inerentes às prefeituras municipais passaram a ser realizadas em âmbito federal. Ou seja, a fiscalização em cima do que se é cobrado será cada vez mais forte. 

Por isso, é necessário que os empreendedores tenham atenção ao emitir suas notas fiscais para que não deixem passar nenhuma informação errada. 

Além disso, o padrão das notas fiscais mudou. Agora, todas terão o mesmo layout. Sendo assim, é necessário atenção redobrada ao conferir informações para evitar confusões.

Sistemas ERP e Notas Fiscais de Serviço

Você sabia que sistemas ERP, para gestão de negócios, são capazes de emitir notas fiscais de serviço, facilitando ainda mais o seu trabalho e controle financeiro? 

No GestãoClick, por exemplo, tudo fica ainda mais eficiente, ajudando o empreendedor a organizar a empresa em um único local. Acompanhe com a gente como é realizada a emissão de notas fiscais dentro do nosso sistema!

Como emitir Nota Fiscal de Serviços no ERP GestãoClick?

Agora, abordaremos passo a passo para você entender como emitir Nota Fiscal de Serviços com o Sistema GestãoClick. Confira:

  1. Adicione seu certificado digital ( Vá em “Configurações” e em seguida clique em “Certificado Digital”);
  2. Caso você já tenha emitido a NFS-e anteriormente, insira o último número do RPS no sistema (Vá em “Configurações gerais” e clique em “Fiscal”). Caso seja a primeira vez, insira o número “0” e clique em “Atualizar”.
  3. Antes de emitir nota fiscal de serviços, adicione um serviço à lista de serviços prestados (Vá em “Serviços”, clique em “Gerenciar Serviços” e, após, em “Adicionar”;
  4. Agora, vá em “Notas Fiscais”, clique em “Gerenciar Notas Fiscais” e, em seguida, em “Adicionar”. Confira se todos os dados estão corretos e clique em “Cadastrar”
  5. Por fim, envie a nota fiscal para a Prefeitura clicando no ícone verde do campo “Ações” e selecione “Enviar NFS-e”. E pronto!

Saiba sobre o processo através do nosso vídeo → Como emitir nota fiscal de serviço | GestãoClick Tutoriais

Assim, para se manter formalizado de acordo com a lei, o MEI deve emitir nota fiscal de serviços sempre que o pagamento for de uma pessoa jurídica.

Por fim, apesar de contar com processos simples e enxutos, você, microempreendedor individual, deve se atentar aos controles necessários para a sua empresa. Por isso, conte com o sistema ERP GestãoClick, que oferece ferramentas completas para a gestão do seu negócio!

Conclusão

Agora que você sabe tudo sobre como funciona a emissão de Notas Fiscais de Serviço para quem é MEI e também sobre como o Sistema ERP GestãoClick ajuda nesse processo, está na hora de você aprofundar ainda mais no mundo coorporativo.

Para isso, acesse o Blog da GestãoClick e tire todas as suas dúvidas sobre o mundo dos negócios e conheça dicas importantes para alavancar ainda mais o seu negócio!


Avatar

ivan.silva

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo