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Shark Tank Brasil: conheça 10 lições de empreendedorismo que o programa ensina

Se você é empreendedor, você com certeza já ouviu falar no reality show Shark Tank Brasil. Atualmente, ele é um dos principais programas de TV que abordam a temática empreendedorismo de forma prática, levando especialistas e profissionais de diversas áreas que procuram investidores para seus próprios negócios.  A partir dele, nós vemos como acontece uma […]

Por Ivan Vilela
Atualizado em
Shark Tank Brasil: conheça 10 lições de empreendedorismo que o programa ensina

Se você é empreendedor, você com certeza já ouviu falar no reality show Shark Tank Brasil. Atualmente, ele é um dos principais programas de TV que abordam a temática empreendedorismo de forma prática, levando especialistas e profissionais de diversas áreas que procuram investidores para seus próprios negócios. 

A partir dele, nós vemos como acontece uma jogada de investimento na intenção de atrair não só dinheiro, mas também o conhecimento de quem entende de mercado, marcas e negócios, para fazer a sua empresa crescer  em resultados, faturamentos, em tamanho e até em qualidade. 

Em cada roda de negociação ou mesmo de troca de ideias, é possível tirar lições importantes que ajudarão você no dia a dia do seu negócio e nas qualidades que você deseja alcançar. 

Por isso, neste blog, separamos algumas informações sobre o blog e lições importantes que você pode levar para o seu modelo de empresa. 

Acompanhe com a gente e boa leitura! 

Como funciona o Shark Tank Brasil?

Desde 2016, o reality show Shark Tank Brasil, produzido pela Sony Channel no Brasil, reúne cinco grandes investidores brasileiros como jurados de ideias de negócio.

Diferente de outros programas de talentos, os participantes do Shark Tank não estão ali para mostrar habilidades artísticas ou esportivas, mas sim para apresentar suas empresas e convencer os investidores do potencial lucrativo de seus negócios.

Os candidatos não competem uns contra os outros. Cada empresário deve superar suas próprias limitações e convencer os jurados — conhecido como tubarões — a se tornarem sócios de suas empresas. Em vez de buscar votos, o objetivo dos participantes é impressionar os investidores e garantir um investimento que pode transformar suas empresas.

Quem compõe ou já foi do time de tubarões do Shark Tank Brasil?

Diferentes nomes ocupam ou já ocuparam uma das cadeiras dos tubarões do Shark Tank Brasil. Mas, uma coisa é certa: todos são grandes nomes do empreendedorismo brasileiro. 

Por isso, nem todos os nomes eram nacionalmente conhecidos desde o início do programa. Porém, com o passar do tempo, passaram a ser reconhecidos, principalmente pela ampla divulgação de trechos do programa nas redes sociais. 

A oitava edição do programa, que foi exibida em 2023, recebeu nomes como: 

  • Monique Evelle – Empresária, investidora e escritora;
  • Sergio Zimerman – CEO da rede Petz;
  • Joel Jota – Empresário e ex-nadador da Seleção Brasileira;
  • João Apolinário – Fundador da Polishop;
  • Carol Paiffer – CEO da ATOM S/A; 
  • José Carlos Semenzato – presidente do Conselho da SMZTO.

Além disso, outros grandes empresários brasileiros já passaram pelas cadeiras do Shark Tank Brasil, como: 

  • Bianca Andrade – Influenicadora e empresária do ramo de beleza feminina;
  • Fernando Fakri (Sorocaba) – Cantor sertanejo e empresário; 
  • Luiza Trajano –  Ex-CEO da rede de lojas Magazine Luiza;
  • Shiba – Fundador da China in Box;
  • Caito Maia (ex-tubarão fixo) – Fundador da marca de óculos Chilli Beans;
  • Caio Castro – Ator e empresário.
  • Camilla Farani (ex-tubarão fixo) – Empresária e colunista; 
  • Cristiana Arcangeli (ex-tubarão fixo) – Empresária e apresentadora; 

10 lições que o Shark Tank Brasil ensina para empreendedores brasileiros 

Acompanhar cada uma das apresentações de empresas e também as discussões e negociações acerca dos possíveis investimentos permite que você e todos os empreendedores brasileiros possam tirar lições valiosas e aplicáveis na prática em seus negócios. 

Afinal, no mundo dos negócios, nem toda realidade é específica. Muitas ações e cenários se aplicam de forma coletiva e as estratégias para contornar situações ou impulsionar resultados também acabam se tornando comuns aos negócios. 

Dessa forma, separamos 10 lições que o reality show nos ensina sobre o mundo do empreendedorismo. Acompanhe com a gente!

Conhecimento de negócio

No Shark Tank Brasil, um dos principais tópicos que fica claro é a necessidade de conhecer profundamente seu negócio. 

Para que o negócio cresça, os empresários precisam dominar informações detalhadas sobre seus produtos, mercado-alvo, finanças e estratégia de crescimento. Além disso, ter uma visão macro, ou seja, de todos os processos, é crucial para garantir o controle da empresa. 

Valorização Justa

Um dos ensinamentos mais importantes do reality show é a importância de uma valorização justa do seu negócio. 

Avaliar corretamente a empresa é essencial para atrair investimentos e parceiros. Quando feita de forma realista, ela reflete o verdadeiro potencial e os riscos do negócio, facilitando negociações mais transparentes e eficazes.

Para isso, é importante basear-se em dados concretos, como receitas, lucros, crescimento projetado e condições de mercado, além de evitar superestimar ou subestimar o valor da empresa.

Resiliência e Adaptabilidade

No mundo dos negócios, desafios e obstáculos são quase que uma certeza universal, e a capacidade de se manter firme diante das dificuldades é importante. 

Empreendedores geralmente aprendem com os fracassos e se ajustar rapidamente e continuar avançando transforma adversidades em oportunidades de crescimento.

Além da resiliência, a adaptabilidade é uma característica bastante necessária.

O mercado está muda todos os dias e quem conseguem ajustar suas estratégias, produtos e abordagens de acordo com as novas tendências e demandas do consumidor possuem grandes chance de sucesso. 

Prova de Conceito

Outra lição importante que o Shark Tank Brasil nos ensina é a prova de conceito. 

Ter um produto ou serviço que já foi testado e validado no mercado é um grande diferencial. Afinal, Isso mostra que há demanda e que o negócio tem potencial para crescer.

Além disso, esse aprendizado oferece dados reais sobre o desempenho do produto, feedback dos clientes e possíveis melhorias. Tudo isso é valiosos para ajustar a estratégia e garantir que o negócio esteja no caminho certo. 

Paixão e Comprometimento

Talvez esse seja uma das principais lições do Shark Tank Brasil, afinal a paixão dos empreendedores é o caminho para o sucesso. 

Empreendedores apaixonados pelo que fazem demonstram energia e entusiasmo, essenciais para enfrentar desafios e motivar a equipe.

Além disso, dedicar-se completamente ao negócio, investindo tempo e esforço, inspira confiança em investidores e parceiros, e fortalece a resiliência do negócio. Dessa forma, promove a busca por soluções inovadoras e de crescimento.

Rede de Contatos

Estar cercado de pessoas que possuem conhecimento e desejo de crescimento assim como você ajuda o seu negócio a crescer. Por isso, construir uma rede de contatos sólida é essencial. 

Ter conexões com pessoas influentes na indústria pode abrir portas para parcerias, oportunidades de negócios e conselhos valiosos.

Gestão Financeira Rigorosa

Em cada episódio, o Shark Tank Brasil nos mostra como é importante uma boa gestão financeira. 

Afinal, controlar despesas e otimizar receitas garantem a saúde financeira do negócio. Além disso, usar ferramentas de gestão financeira ajuda a monitorar o fluxo de caixa e tomar decisões importantes — inclusive quais tipos de investidores você quer trazer para o seu negócio. 

Para isso, conte com um ERP de gestão de negócios que acompanha você em todas as compras, controles de estoque e movimentações financeiras, permitindo um controle total de tudo o que entra e sai. 

Conheça o GestãoClick e faça a diferença no seu negócio. Teste grátis por 10 dias e promova melhoria imediata na sua empresa. 

Investimento em Marca

Quando a gente quer chegar nas pessoas, não basta apenas ter um bom produto: é preciso chamar atenção.

Por isso, desenvolver uma identidade visual forte e consistente ajuda a atrair clientes e criar uma imagem positiva. 

Além disso, o investimento em marca deve incluir estratégias de marketing e comunicação eficazes, fortalecendo a presença no mercado e a qualidade da opinião pública.

Entender o potencial de escalabilidade

Quando escalamos um negócio, nós não só melhoramos os resultados, mas também levamos o nosso propósito a mais lugares. E essa é mais uma lição importante do Shark Tank Brasil. 

É importante sempre estar preparado para escalar produtos e empresas, no geral. Afinal, isso ajuda a expandir sem comprometer a qualidade.

Adaptar a estratégia para facilitar a expansão ajuda a maximizar oportunidades e alcançar novos mercados com sucesso.

Focar na resolução de problemas 

Hoje, o que as pessoas, no geral, procuram é a solução para os problemas delas. Seja em qualquer área do mercado, o que todo público deseja é resolver algo que está incomodando. 

Por isso, focar na resolução eficaz de problemas é crucial para o sucesso do negócio. Identificar e atender às necessidades reais dos clientes aumenta o valor do produto ou serviço. Nesse sentido, soluções práticas e inovadoras sempre diferenciam a empresa da concorrência.

Conclusão

Como você viu no nosso artigo, o Shark Tank Brasil nos ajuda a perceber diversas questões que são importantes para o sucesso de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande inclusive. 

Como falamos anteriormente, são diferentes questões e abordagens, mas que dizem respeito a diferentes áreas do mercado, afinal, todas elas possuem coisas em comum, mesmo que trabalhem com produtos e serviços diferentes. 

Dessa forma, se você é empreendedor, está na hora de entender qual a situação da sua empresa e começar a colocar todas essas lições em prática para que o seu negócio cresça ainda mais. 

Além disso, é essencial ter um conhecimento aprofundado de mercado, negócios e empreendedorismo. Para isso, o Blog da GestãoClick ajuda você. Acesse e conheça nossas matérias para não ficar de fora de todas as novidades que podem alavancar o seu negócio. 

Esperamos que você tenha aproveitado esse conteúdo. Até mais!

Ivan Vilela

Ivan da GestãoClick

Ivan é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e possui pós-graduação em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas. Amante da comunicação, ele se destaca pela habilidade de se conectar e dialogar com profissionais de todos os perfis.
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