Sistema Integrado de Gestão: quais as vantagens?
Quer entender de forma simples como um sistema integrado de Gestão está melhorando o dia a dia de pequenas e médias empresas? Leia agora mesmo!
Tem ouvido cada vez mais amigos ou colegas de trabalho falando sobre o Sistema Integrado de Gestão?
Acompanha blogs que indicam esse programa aos empresários, mas ainda não entendeu muito bem do que se trata e nem quais são as vantagens de utilizá-lo?
Quer saber o que é um sistema ERP e por que ele está melhorando o dia a dia de pequenas e médias empresas?
Então você precisa ler este post agora mesmo! Aqui, abordamos as principais informações relacionadas ao programa e sua utilidade para o seu negócio. Confira!
- Sistema Integrado de Gestão Empresarial pro (ERP): o que é?
- Quais são as vantagens do Sistema Integrado de Gestão?
- Automatiza e organiza processos
- Otimiza o tempo gasto em cada tarefa e a comunicação
- Auxilia a estabilidade financeira da empresa
Sistema Integrado de Gestão Empresarial pro (ERP): o que é?
ERP: o que é — Imagine um sistema no qual os dados das principais áreas do negócio estivessem a poucos cliques de distância. Ele já existe: o Sistema Integrado de Gestão Empresarial pro torna possível visualizar os módulos de Cadastro, Estoque, Compras, Vendas e Financeiro, entre outros, e adicionar ou editar informações.
Consegue perceber o quanto isso facilita a administração do negócio?
Como o sistema é integrado, todos os módulos conversam entre si e os dados são centralizados num único programa. Um exemplo é quando ocorre uma venda: os itens previamente cadastrados são descontados automaticamente do estoque e contabilizados nas vendas — trabalho conjunto dos módulos de Cadastro, Estoque, Vendas e Financeiro.
Isso sem contar que todas as informações registradas no software ERP podem ser agrupadas ao gerar Relatórios Gerenciais, outro recurso oferecido por sistemas integrados de gestão.
Exemplo disso é Gerar Boleto Inter grátis na integração do sistema de gestão empresarial. Ou seja, se você possui conta PJ do Banco Inter, pode vincular ao erp de gestão e emitir boleto grátis, além de controle máximo de seu financeiro. Pare 2 minutos e veja neste vídeo rápido como funciona:
Quais são as vantagens do Sistema Integrado de Gestão?
Além das vantagens vistas no tópico anterior, listamos mais algumas que você, com certeza, vai querer conferir!
Automatiza e organiza processos
Atividades que antes eram manuais ou envolviam o uso de planilhas, como cadastro de clientes ou acompanhamento do Fluxo de Caixa, agora são automatizadas.
Como mencionado anteriormente, o sistema integrado faz com que os módulos interajam uns com os outros cada vez que uma operação ocorre. Por isso, ao realizar uma venda, não é preciso atualizar o estoque manualmente, pois o processo é automatizado e a baixa no estoque ocorre automaticamente.
Assim, as informações de cada departamento ficam organizadas e podem ser visualizadas com facilidade — a qualquer hora e de qualquer lugar!
Otimiza o tempo gasto em cada tarefa e a comunicação
A otimização do tempo gasto em tarefas do dia a dia é uma das maiores vantagens de um sistema integrado de gestão, desde aquelas mais importantes — como acompanhar o Fluxo de Caixa e gerar relatórios financeiros com dados fidedignos — até aquelas que servem para identificar produtos na loja e no estoque — como fazer etiquetas.
Um software de gestão completo oferece até mesmo essa última funcionalidade citada, permitindo que seja possível escolher:
- tamanho da etiqueta;
- tamanho da fonte;
- descrição e valor da mercadoria;
- exibição do código de barras.
O programa ainda oferece recursos que facilitam a transferência de estoque entre lojas e a emissão de notas fiscais eletrônicas.
A otimização do tempo e a organização de processos resultam na melhoria da comunicação interna e até mesmo no atendimento aos clientes, já que receber pedidos, processá-los, selecionar o item no estoque e preparar o envio ficará mais fácil.
Auxilia a estabilidade financeira da empresa
De modo geral, todas as funcionalidades encontradas no sistema visam uma questão fundamental para os negócios: organização. Pode não parecer, mas esse elemento está diretamente ligado ao sucesso de qualquer empreendimento.
Quando se trata da área financeira, por exemplo, o módulo de um bom sistema ERP abrange:
- controle de contas a pagar e a receber;
- acompanhamento do Fluxo de Caixa;
- conciliação bancária;
- emissão de boletos e carnês;
- relatórios gerenciais completos que incluem até mesmo as comissões pagas aos colaboradores da empresa.
Mas não é só: ainda há outros recursos que garantem o controle sobre as movimentações financeiras, como a funcionalidade para fazer cotações online com mais de um fornecedor, o que gera economia nas compras.
Além do que já vimos, esse sistema ainda:
- garante a segurança das informações, já que os dados são armazenados na nuvem;
- ajuda no planejamento estratégico por meio da análise de relatórios gerenciais;
- facilita o trabalho da contabilidade, pois pode ser integrado ao software contábil de seu contador.
E agora, já sabe o que é um Sistema Integrado de Gestão ERP? O que acha de conferir outros recursos do programa?