Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Transformação Digital: revolucione sua empresa

Transformação Digital: revolucione sua empresa

Você sabe Como fazer a Transformação Digital nas Empresas e como ela pode alavancar seu negócio? Saiba aqui o que é transformação digital e muito mais!

Por GestãoClick
Atualizado em
Transformação Digital: revolucione sua empresa
Se você está preocupado com o futuro da sua empresa, vale a pena conhecer melhor o conceito de transformação digital e descobrir como isso pode revolucionar seu negócio!
A tecnologia  tem um papel fundamental em nossas vidas, seja em questões de ensino, no dia a dia, nos relacionamentos, ou no âmbito profissional. A internet vem mudando drasticamente os hábitos de consumo dos brasileiros, as técnicas de paquera, as possibilidades de ensino e, evidentemente o mercado de trabalho. Todas as empresas que já enxergaram esse movimento e adaptaram seus processos internos, de logística, de comunicação entre colaboradores e com os clientes e tudo mais, trazendo a tecnologia para a rotina delas, estão apresentando resultados incríveis. Se você tem uma empresa que ainda não está muito bem ambientada nesse novo cenário, certamente já percebeu como é importante reverter essa situação. Para te ajudar nessa empreitada, preparamos um artigo especial, explicando melhor como a Transformação Digital pode te ajudar nesse processo, qual o seu conceito e como colocá-la em prática.  

O que é Transformação Digital?

Você já deve ter ouvido falar sobre a transformação digital e seus benefícios, mas não faz ideia sobre o que ela se trata? Na verdade, quando falamos em o que é transformação digital para empresas, estamos falando basicamente do uso da tecnologia disponível em busca de melhores resultados. No entanto, este uso não pode ser feito de forma aleatória, não basta apenas colocar sua empresa na internet e/ou criar canais de comunicação social para ela para que a revolução esperada aconteça. É preciso que todo esse processo seja feito com um propósito, com um objetivo claro e de maneira muito bem estruturada, melhorando de sensivelmente a eficiência da sua empresa, promovendo a ela um maior crescimento e, abrangendo tanto o meio interno da empresa como o externo.  

Transformação Digital: conceito

O Conceito Transformação Digital não se refere a, apenas, colocar sua empresa ou produtos na internet, muito menos de aplicar tecnologias super avançadas. Mas sim, usar serviços e tecnologias, por simples que elas sejam, para otimizar os resultados do seu negócio, independentemente do mercado que você atue.  

Como fazer a transformação digital nas empresas?

Pode ser que você esteja se perguntando como fazer a transformação digital nas empresas, saiba que é bem mais simples do que parece. Mesmo as empresas mais simples, ou menos tecnológicas, como pequenas fazendas ou produções artesanais de alimentos, podem e devem passar pela transformação digital. Se utilizando de ferramentas simples como: • “BI – Business Intelligence”, ou inteligência de negócios; • Planilhas de controle de produção, compra de materiais etc.; • Estratégias de marketing online como a criação de blogs e muito mais. 

Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital

Como mencionado existem muitas maneiras simples para começar a fazer a transformação digital nas empresas. A primeira dela, por exemplo, pode ser a abolição dos bloquinhos e agendas de papel. Existem muitos programas que permitem que seus funcionários e colaboradores se organizem e criem lembretes digitais, armazenados na nuvem e com a possibilidade de serem acessados de qualquer dispositivo com conexão à internet.

1 – Comece avaliando as necessidades do seu negócio

O primeiro passo para conseguir implantar uma eficiente transformação digital na sua empresa é avaliar quais são as necessidades atuais do seu negócio. Como dito, para que uma transformação digital aconteça, é importante que ela tenha um foco, um proposito bem claro. Ou seja, pense com calma sobre o que sua empresa precisa e quais são suas metas: você deseja melhorar suas vendas, aumentar a produção, aumentar a visibilidade do produto ou serviço que você oferece, otimizar o trabalho da sua equipe, diminuir o impacto ambiental etc. Seja qual for a necessidade atual do seu negócio, existem muitos objetivos que podem ser alcançados com a transformação digital, mas para que isso aconteça é preciso que ele seja bem definido.

2 – Inicie o processo de transformação digital

É importante que essa transformação seja iniciada pela equipe de liderança da empresa para que ela possa ser implementada com sucesso. Portanto, agora que você já tem um objetivo definido, ponha a mão na massa, se informe, procure por programas e sistemas para que isso aconteça e leve tudo isso aos seus colaboradores. É importante que o plano de ação para a transformação digital seja criado por quem sabe quais são as reais necessidades da empresa e qual é o orçamento disponível para que tudo isso aconteça.

3 – Encontre um Sistema de Gestão adequado: inove sua empresa

Existem inúmeros sistemas de gestão integrada que são capazes de otimizar de maneira impressionante, processos internos, tornando a interação das equipes muito mais ágil, eficiente e simples.in Acredite, inovar no gerenciamento da sua empresa, é bem mais simples do que parece, muitas vezes a utilização de sistemas digitais como Google Docs, o G Suite e outros programas já tornam o fluxo de trabalho muito mais dinâmico.

4 – Prepare sua equipe

Depois de definir seus objetivos com a transformação digital, estudar as possibilidades, escolher os programas e sistemas a serem usados e iniciar o processo de implementação de tudo isso, é importante preparar seus colaboradores de maneira adequada.   Por isso, não economize em treinamento caso ele seja necessário, afinal, para que todo esse processo tenha sucesso é fundamental que seus colaboradores estejam e se sintam aptos para colocá-lo em prática.

5 – Digitalize também o contato com seus consumidores

Se sua empresa ainda não tem um site, não faz parte de uma rede social, ou não conta com qualquer outra ferramenta online de comunicação com seus clientes, providencie isso quanto antes. Invista em páginas de contato, interfaces como chats, contas em redes sociais, blogs e o que mais for possível para otimizar o contato dos seus clientes com seus funcionários. Isso melhorará não apenas o relacionamento direto da sua empresa com os consumidores, mas também a imagem da sua marca ou negócio no mercado.  Agora que você já sabe o que é a transformação digital, como ela pode ser aplicada, qual a melhor tecnologia para sua empresa  e quais são os primeiros passos para que ela aconteça no seu negócio, será bem mais simples promover a revolução que você tanto espera.
Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo