Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Tudo o que você precisa saber depois de abrir um CNPJ

Tudo o que você precisa saber depois de abrir um CNPJ

Saber o que se pode ou não fazer após abrir um novo CNPJ é essencial para todos os novos empreendedores para evitar que enfrentem algum tipo de problema em sua nova jornada. Saiba mais sobre esse assunto e evite os imprevistos no seu negócio.

Por GestãoClick
Atualizado em
Tudo o que você precisa saber depois de abrir um CNPJ

Em primeiro lugar, abrir um CNPJ é o primeiro passo para pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio.

Entretanto, é muito comum que muitas dúvidas surjam neste momento e a insegurança tome conta da vida desses novos empreendedores.

Além disso, pensando em todas essas dificuldades do início, a GestãoClick preparou um conteúdo completo para que você possa se sentir mais seguro para seguir a sua nova vocação.

Como consultar o seu CNPJ?

A princípio, após abrir a sua empresa, todos os usuários podem consultar gratuitamente a situação cadastral do seu novo negócio e também os seus principais dados.

Uma pessoa jurídica conta com um Cartão CNPJ, este documento funciona como um tipo de certidão da sua companhia e todas as informações da empresa estão presentes nele.

Ao iniciar o negócio, você empreendedor, precisa criar a sua razão social, ela nada mais é do que o nome oficial da sua companhia. Já o CNPJ, é o número registrado junto ao Governo Federal, como identificação da empresa em questão.

É possível pesquisar CNPJ de forma totalmente gratuita na internet, quantas vezes forem necessárias.

Siga os seguintes passos:

  1. Em primeiro lugar, acesse o site da Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral

No site você poderá acessar todas as informações referentes ao seu CNPJ, como número, razão social e até mesmo a regularidade do mesmo.

Se por acaso o seu cadastro indicar uma situação diferente de “ativa”, é muito importante que você entre em contato com o seu contador, para entender o motivo da divergência de informações.

  1. Insira os dados da sua empresa

No campo indicado, insira todas as informações solicitadas da sua companhia.

Possui dúvidas? Consulte o documento que foi emitido ao abrir o seu CNPJ, que é um comprovante que você sempre deve ter à mão.

  1. Valide o CAPTCHA

Para que você consiga consultar o CNPJ da sua empresa, é necessário fazer a validação do CAPTCHA.

O processo é simples e usado para impedir que programas de computadores realizem esse tipo de consulta.

  1. Emita o seu Cartão CNPJ

Ao entrar na página, clique no botão “consultar” e emita o seu Cartão CNPJ, do qual conta com todas as informações da sua nova empresa.

Nele você encontra dados importantes, e que são essenciais para poder entender qual a situação atual do seu negócio.

  1. Imprima o documento ou gere um PDF

Para que você tenha o documento sempre à mão, você pode imprimir o seu Cartão CNPJ, ou, se preferir, pode salvá-lo em PDF.

Quanto custa abrir um CNPJ?

No Brasil, abrir um CNPJ pode custar entre R$500 e R$1500, dependendo do Estado em que o empreendedor reside.

Esse gasto é referente a documentação e a contratação de um escritório de contabilidade.

Existem custos de documentação que também precisam ser levados em consideração, eles são os seguintes:

  • DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais);
  • DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais);
  • Emissão do Certificado Digital;
  • Junta Comercial.

Quando aberta, uma empresa também apresenta outras despesas, que dizem respeito aos serviços necessários para que ela se mantenha funcionando, como: aluguel, conta de luz e água, funcionários, impostos, etc.

No entanto, nem todas as pessoas iniciam os seus negócios com todos esses gastos, pois podem preferir começar seus serviços por conta própria até que a situação da empresa melhore.

Como regularizar CNPJ inapto?

Um CNPJ inapto significa que a sua empresa se encontra em uma situação da qual se refere a falta de pagamentos de taxas mensais ou então quando o contribuinte deixa de cumprir com suas obrigações por dois anos consecutivos.

Portanto, para resolver esse tipo de problema, é preciso que o responsável pela empresa identifique quais são os encargos que não foram pagos no prazo correto.

Você pode fazer isso pelo site do e-CAC seguindo o caminho: Certidões e Situação Fiscal – Consulta de Pendências – Situação Fiscal.

Após identificar todas as pendências, faça a entrega de todas as declarações que foram deixadas para trás.

Quando a Receita Federal constar todos os pagamentos efetuados, volte a fazer a consulta de CNPJ para verificar a situação atual da sua empresa.

Quem tem CNPJ recebe PIS?

A princípio, uma das dúvidas mais frequentes de quem abre uma nova empresa é referente ao recebimento do PIS.

Então, quem possui um CNPJ não possui direito de receber esse tipo de abono. No entanto, as pessoas que possuem carteira assinada e usam o seu CNPJ como um tipo de atividade secundária, podem receber esse tipo de benefício, desde que esteja enquadrado nas regras da Caixa Econômica Federal (CEF).

Como funcionam os empréstimos para CNPJ?

De antemão, o empréstimo feito para pessoas que possuem CNPJ é parecido com o que é realizado para as pessoas físicas.

Para isso, basta abrir uma conta no banco que ofereça esse tipo de serviço e, de acordo com o perfil do seu negócio, a instituição pode ou não liberar um empréstimo.

Ainda mais, o pedido também pode ser feito de forma totalmente online, o que facilita no momento de economizar tempo e, geralmente, é uma opção menos burocrática.

A análise feita para liberar ou não o crédito também é essencial para outras questões como as taxas de juros e as condições de parcelamento oferecidas para o seu CNPJ.

Contratação aceita, o banco depositará o dinheiro na conta do empreendedor, ligada ao CNPJ usado para fazer a solicitação.

Encontrou inadimplência? A instituição financeira cobrará com os juros, anunciados na contratação do empréstimo.

Por fim, caso a situação persista, o banco acionará todos os recursos necessários para o pagamento das dívidas, como foi acordado no início do processo.

Acesse o nosso blog!

Então, se você está ingressando agora no mundo do empreendedorismo e deseja tirar outras dúvidas sobre o assunto, acesse o nosso blog e tenha acesso a muitos outros artigos sobre o assunto.

Nossa página está repleta de materiais explicativos que podem ser essenciais para a sua nova jornada como dono do seu próprio negócio.

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo