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Glossário do Empreendedor: entenda as principais métricas de marketing

Por que usar métricas de marketing? Esta é uma pergunta que você pode se fazer de repente, especialmente se você não estiver muito familiarizado com o termo, certo? Acredite: é impossível trabalharmos com o marketing digital sem saber os motivos que nos leva a usá-lo na estratégia, é o mesmo que procurar por uma agulha […]

Por GestãoClick
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Glossário do Empreendedor: entenda as principais métricas de marketing

Por que usar métricas de marketing? Esta é uma pergunta que você pode se fazer de repente, especialmente se você não estiver muito familiarizado com o termo, certo?

Acredite: é impossível trabalharmos com o marketing digital sem saber os motivos que nos leva a usá-lo na estratégia, é o mesmo que procurar por uma agulha no palheiro! Dessa forma, fica difícil sua busca dar certo, não é mesmo?

Por isso, o uso de métricas de marketing é fundamental para a sua empresa. Afinal, elas mostram se as estratégias utilizadas estão funcionando, orientam possíveis ajustes e geram dados para melhorias. 

Além disso, não importa se o seu negócio é uma megaempresa, de alcance mundial, ou uma pequena, ou microempresa. De qualquer forma, as métricas de marketing contribuem para o crescimento de todos os portes, desde que sejam utilizadas de maneira correta.

Ficou confuso? Mas não se preocupe! 

Neste post, reunimos um glossário do empreendedor para você entender as principais métricas de marketing.

Acompanhe a leitura! 

Glossário do Empreendedor: o que as métricas de marketing representam?

Podemos dizer que as métricas de marketing são os primeiros passos para que qualquer empresa elabore os seus planos, ações e estratégias. São com elas que você poderá alinhar, por exemplo, seu artigo de blog para a persona, analisando o impacto de determinado tipo de conteúdo.

Resumindo, as métricas permitem que você identifique o que está dando certo no seu negócio, bem como o que precisa ser corrigido. Para te ajudar, reunimos as métricas em categorias:

  • E-mail Marketing 
  • Experiência do Usuário
  • Funil de Vendas 
  • Links Patrocinados
  • Marketing de Conteúdo
  • Otimização para mecanismos de buscas orgânicas (SEO)
  • Redes Sociais

Dentro de cada categoria, podemos encontrar diversas métricas. Veja abaixo!

Leia o artigo → Empreendedorismo: 8 dicas de sucesso

  1. E-mail Marketing

O e-mail Marketing nada mais é do que uma forma de se comunicar com os leads através de comunicações por e-mail. Assim, obtém desde o reconhecimento e fortalecimento da marca, até divulgações de produtos e serviços, conversão e fidelização de clientes. 

Veja a seguir, algumas de suas principais métricas:

  • Tamanho da base
  • Entrega para a base
  • Taxa de e-mails abertos 
  • Taxa de e-mails excluídos
  • Número de Cliques
  1. Experiência do Usuário

A Experiência do Usuário (conhecida como UX) busca criar, estruturalmente e conceitualmente, uma interação mais personalizada e efetiva entre o cliente e o seu produto e/ou serviço. Nesse caso, suas métricas são: 

  • Cliques no botão (Sempre que você promove um CTA, ou seja, uma chamada para a ação);
  • Taxa de retorno (quando o lead retorna à página visitada);
  • Velocidade de carregamento (o tempo que uma página demora para carregar e abrir).
  1. Funil de Vendas

Durante a Jornada de Compra, ou seja, no Funil de Vendas, as métricas são essenciais para podermos identificar em que momento o potencial cliente se encontra. O funil é uma das formas de prever e mapear as etapas da sua jornada, além de conseguir nutrí-la com uma metodologia baseada em dados. Assim, você saberá como, onde e o que dizer para cada usuário.  Veja a seguir: 

  • Crescimento de inscrições (taxa de conversão de visitantes que chegaram até seu site);
  • Crescimento de leads qualificados;
  • Crescimento de vendas (quando o lead se torna seu cliente). 
  1. Links Patrocinados

Links patrocinados, conhecido também como anúncios pagos, são anúncios de Marketing Digital que aparecem nos resultados do Google.  Nesse caso, suas principais métricas são: 

  • Backlinks (inseridos em conteúdos online);
  • Cliques no anúncio (quantidade de pessoa que clicou no anúncio);
  • Custo por clique (CPC);
  • Taxa de conversão (número de visitantes);
  • Lance médio (o valor pago por dia).
  1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo reúne um conjunto de estratégias para gerar o interesse do público na sua empresa, ou seja, atrair, ajudar, se relacionar com o cliente, antes mesmo de vender algo.

Algumas de suas métricas mais significativas são:

  • Custo por lead;
  • Leads adquiridos;
  • Retorno sobre o investimento (ROI);
  • Taxa de downloads;
  • Taxa de rejeição;
  • Tempo de permanência na página.
  1. Otimização para mecanismos de buscas (SEO)

O SEO, também conhecido como mecanismo de otimização de busca, é a única ferramenta capaz de promover maior relevância ao seu site. Isso acontece por meio de busca orgânica de palavras-chave. 

Veja aqui as principais métricas de SEO:

  • Fontes de tráfego;
  • Novos visitantes orgânicos; 
  • Taxa de conversão;
  • Volume de buscas.

Uma importante estratégia no Marketing Digital! Para mensurar os resultados obtidos das Redes Sociais, você deve

  • Tráfego orgânico;
  1. Redes Sociais

 considerar os seguintes KPIs:

  • Alcance da publicação;
  • Cliques no link;
  • Crescimento de seguidores;
  • Dias e horários com maior engajamento;
  • Engajamento;
  • Menções sociais (tanto positivas quanto negativas).

Agora que você já sabe tudo sobre o Glossário do Empreendedor, como você utiliza as métricas em suas estratégias de marketing? Conta para a gente nos comentários!

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