
- Como tirar CNPJ;
- Passos para tirar CNPJ
- O que precisa para ter CNPJ;
- Como gerenciar a sua empresa com sucesso.
Como tirar CNPJ
Para se tornar MEI, portanto, é preciso ter o CNPJ, sendo que o primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor. Aqui, basta clicar em Formalize-se e informar os dados solicitados, como o número do seu CPF e a sua data de nascimento. Pronto, o empreendedor já está formalizado e pode atuar de forma legal.
Já nas demais situações, que não se enquadram como MEI, o que consiste basicamente em faturar anualmente mais de R$ 80 mil e ter mais de um funcionário de carteira assinada, a solicitação é feita diretamente no site da Receita Federal. Além disso, quem não se enquadra como MEI, precisa contratar um contador, mas nada impede que você faça todo o processo. O próprio site da Receita Federal oferece um curso à distância e gratuito para ajudar os novos empreendedores a ter o CNPJ.
Dúvida sobre qual tipo de empresa você vai se encaixar? Lei sobre→ diferença entre MEI, EI, ME, EPP, EIRELI, LTDA e S.A.
Passos para tirar CNPJ?
O primeiro passo é fazer o download do Programa Gerador de Documentos de CNPJ no site da Receita Federal. Nele é preciso preencher um formulário, a FCJP – Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica, onde são informados alguns dados do seu futuro negócio. Entre eles, razão social, ramo de atividade e endereço.
Outro documento que deve ser preenchido e enviado junto é o QSA – Quadro de Sócios e Administradores, onde você deve informar quem são os responsáveis pelo empreendimento e qual a participação que cada um possui no capital da companhia. Existem diferentes tipos de sociedades.
Assim que você encaminha esses formulários, é gerado um recibo de entrega. Esse recibo ajuda você a consultar no site da Receita como está o andamento do seu pedido, que pode levar alguns dias, pois o órgão realiza de maneira automática uma verificação dos formulários para saber se foram preenchidos corretamente.
Estando tudo ok é possível imprimir os documentos que, agora, recebem o nome de DBE – Documento Básico de Entrada no CNPJ, reconhecer firma e entregar para a unidade cadastradora. No final do processo eletrônico, é informado onde se localiza essa unidade que deve receber os documentos, os quais podem ser enviados pelos Correios. Mas quem preferir pode entregar pessoalmente no endereço.
O que precisa para ter CNPJ?
Como você pode ver no passo a passo de como tirar CNPJ, basicamente, o que você precisa é saber as informações que devem ser informadas no formulário de solicitação. Além de já ter definido a razão social e o ramo de atuação da sua empresa, você precisa definir onde ela será instalada.
A razão social se trata do nome da sua empresa que vai ser registrado junto aos órgãos do governo, cartório ou junta comercial. Para entender melhor, é como se fosse o nome completo do seu negócio, sendo diferente do nome fantasia, que é aquele que aparece na fachada da sua empresa e na sua logomarca, por exemplo.
Embora ambos os nomes possam ser iguais, o mais apropriado é que a razão social seja formada por três partes, sendo que a primeira deve ser um nome específico, depois o ramo principal de atividade e, por fim, o seu enquadramento. O mais importante da razão social é que ela seja única, para que se diferencie de outros negócios.
Com o nome fantasia nem sempre pode ser feito o mesmo, por isso da escolha de duas denominações diferentes. Já na hora de definir a atuação da empresa, é apresentada uma lista com as classificações existentes, sendo possível ter uma atividade principal e, no máximo, 14 secundárias.
No entanto, é preciso saber que antes mesmo de tirar o seu CNPJ, você já deve ter ido à junta comercial do município para consultar a viabilidade do seu negócio. No mesmo local ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica é necessário ainda fazer o registro da sua empresa.
Agora que você ja sabe qual o procedimento para obter seu CNPJ, comece seu negócio com o pé direito. Escrevemos 10 dicas exclusivas para ter sucesso ao abrir uma empresa.
Com sua empresa a todo vapor, aproveita e tenha o mais completo sistema de gestão empresarial por menos R$1,50 em nossa BlackFriday 2020, tenha o controle de estoque, controle financeiro, emissão de boletos e notas fiscais em suas mãos, através do sistema GestãoClick.