Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Veja dicas para a Seleção de Fornecedores

Veja dicas para a Seleção de Fornecedores

A seleção de fornecedores é uma tarefa bem importante para a sua empresa. Por meio dela, será possível a compra e reposição das mercadorias vendidas pela sua empresa. Por isso, é necessário que a escolha do seu fornecedor esteja diretamente ligada à qualidade dos produtos oferecidos. Ainda mais, ao definir um parceiro justo, pode-se contribuir […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Veja dicas para a Seleção de Fornecedores

A seleção de fornecedores é uma tarefa bem importante para a sua empresa. Por meio dela, será possível a compra e reposição das mercadorias vendidas pela sua empresa. Por isso, é necessário que a escolha do seu fornecedor esteja diretamente ligada à qualidade dos produtos oferecidos. Ainda mais, ao definir um parceiro justo, pode-se contribuir na redução dos custos, inovações dos produtos, confiança e muito mais. 

Dessa forma, percebe-se que a escolha de um fornecedor é uma tarefa que exige certos critérios e, por isso, neste conteúdo abordaremos alguns deles e ferramentas que podem te ajudar na seleção correta.

Neste conteúdo, vamos abordar:

  • Como selecionar um fornecedor corretamente;
  • Critérios essenciais para a seleção de fornecedores;
  • Dicas de relacionamento com o seu fornecedor;
  • O sistema GestãoClick para cotação.

Veja também -> 15 ideias de como iniciar um negócio do zero.

Boa leitura!

Como realizar a seleção de fornecedores de forma correta? 

A seleção de fornecedores é uma etapa principal de um negócio, Através da escolha e definição do seu fornecedor, será possível a reposição de todas as mercadorias que são vendidas pelo seu negócio. Por isso, esse processo exige atenção já que, por meio dela, você estará depositando em um parceiro comercial que todos os produtos vendidos são de boa qualidade e confiança.

Ainda mais, nesse processo de definição, podemos dividi-la em 4 etapas. Veja agora quais são:  

  1. Identifique as necessidades: Em primeiro lugar, é importante definir quais são as necessidades da sua empresa em relação aos fornecedores. Algumas perguntas podem te auxiliar nesse processo, como: quais são os produtos e serviços necessários? Quais são as quantidades exigidas e a frequência de reposição? Há algum tipo de especificação técnica? 
  2. Analise os fornecedores em potencial: Em segundo lugar, conheça os principais fornecedores em potencial do seu segmento. A procura acontece pela internet, indicações e através de eventos presenciais que acontecem anualmente em certos segmentos. Após feita essa identificação, sinalize os pontos positivos e negativos de cada um deles. 
  3. Avalie e selecione o fornecedor que atende a sua demanda: Neste caso, é importante entender todos critérios importantes sobre o fornecedor definido, como: prazos de entrega, qualidade dos produtos, a reputação do fornecedor, preços, entre outros.
  4. Contratação do fornecedor: Por último, mas não menos importante, ao escolher e definir o seu fornecedor, é importante que as informações de contratação entre a empresa e o fornecedor estejam de acordo entre ambas as partes. Dessa forma, vários gargalos reduzirão para que não ocorram problemas nos processos. 

Principais critérios para a seleção de fornecedores

Como visto anteriormente, as etapas são importantes para validar qual fornecedor será selecionado pela sua empresa. Ainda mais, certos critérios são considerados importantes para essa seleção.

Acompanhe alguns desses critérios: 

Reputação do fornecedor escolhido

Antes de mais nada, é importante conhecer a reputação do fornecedor para a sua empresa. Você pode identificá-la ao buscar referências no mercado de empresas que utilizam do serviço deste parceiro e verificar a sua confiabilidade, qualidade nos produtos e serviços, se há algum tipo de problema no processo, prazos, entre outros. 

Inovação e flexibilidade

Além disso, verifique na seleção de fornecedores se o mesmo possui aspectos de inovação em seus produtos e adaptação às necessidades da empresa que contribuem na qualidade dos produtos e seus processos. 

Atendimento

Por fim, é crucial que o seu fornecedor possua um atendimento de qualidade e que, caso seja necessário, haverá um suporte técnico disponível para solucionar quaisquer problemas que possam surgir. Dessa forma, é imprescindível que você tenha o contato do respectivo fornecedor para que caso surjam dúvidas ou ajuda do suporte técnico, você tenha uma forma fácil para acioná-los. 

Mantenha um bom relacionamento com o seu fornecedor

Acima de tudo, a relação entre fornecedor e cliente é muito além do que um simples contrato. Ela pode ser responsável por transformar a relação comercial em uma parceria em que as duas partes trabalham em conjunto como uma equipe. 

Separamos algumas dicas para consolidar essa parceria a partir da seleção de fornecedores::

  • Comunique-se de forma clara: Ao comunicar-se de forma clara e adequada, diversos problemas nos processos serão reduzidos. Além disso, garante que todas as operações estejam em concordância.
  • Metas em conjunto: Você e seu fornecedor podem criar metas compartilhadas como forma de incentivo entre ambos, como a redução de custos e aumento na qualidade dos produtos. 
  • Mantenha um diálogo aberto: Por último, seja transparente com o seu fornecedor, informando caso haja problemas técnicos nas mercadorias. Ainda mais, os elogios também podem ser formas de incentivar e reconhecer o seu fornecedor pelo belo trabalho desenvolvido. 

Tenha um sistema de cotação

Acima de tudo, certos processos são burocráticos para os donos de negócio e, por isso, em vários casos, é considerado vantajoso a contratação de um sistema de gestão para agilizar as necessidades. Pensando nisso, o software ERP GestãoClick é ideal para pequenas e médias empresas e que necessitam de controles ágeis e otimizados para facilitar a gestão do seu negócio.

Ainda mais, com o GestãoClick, é possível realizar cotações entre fornecedores. Neste caso, você poderá enviar para o e-mail do seu fornecedor os principais produtos necessários para reposição. Ao receber este e-mail, o fornecedor poderá te encaminhar os valores dos respectivos produtos.

Com o GestãoClick, também é possível controlar o seu financeiro, as vendas, o estoque, emitir as notas fiscais e boletos, cadastrar seus produtos com as informações necessárias e muito mais!  

Em conclusão, por ser um software online, você pode acessá-lo de onde estiver e quando quiser, basta estar conectado a uma rede de internet. Assim, você poderá acompanhar todas as movimentações realizadas pela sua equipe em tempo real. 

Conclusão

Em suma, a seleção de fornecedores é uma fase significativa para a abertura de um negócio. Com essa seleção de fornecedores, todos os processos de aquisição e reposição de mercadorias e serviços são feitos com qualidade e confiança. Priorize por fornecedores que garantem bons produtos e que forneçam um atendimento ao cliente eficiente.

Conte com a GestãoClick para realizar a gestão da sua empresa, em poucos cliques,de forma eficiente. Comece agora o nosso teste gratuito de 10 dias e conheça todas as nossas soluções clicando aqui!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo