Início » Blog » Nota Fiscal » Tipos de notas fiscais: quais são e como emitir?

Tipos de notas fiscais: quais são e como emitir?

Descubra quais são os tipos de Nota Fiscal e suas finalidades, bem como quais você deve utilizar no seu negócio…

Por GestãoClick
Atualizado em
Tipos de notas fiscais: quais são e como emitir?

Você sabe quais são os tipos de notas fiscais? Aliás, você entende o que são notas fiscais?

Primeiramente, é válido ressaltar que há muitos tipos diferentes de notas fiscais. Essas notas desempenham papel fundamental na garantia da legalidade das operações de empresas no mercado. Para além, elas comprovam a venda e compra de mercadorias e serviços, assegurando que a tributação tenha sido calculada de maneira adequada para o recolhimento futuro.

Além disso, elas servem para:

Comprovar o prazo de garantia de um produto;
Controle empresarial;
Comprovar a entrega de produtos ou a realização de serviços;
Comprovar a forma de pagamento.

Confira alguns tipos de notas fiscais:

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
Nota Fiscal de Serviço (NFS-e);
Nota Fiscal Complementar (NF-e Complementar);
Nota Fiscal de Entrada ou de Compra;
Nota Fiscal de Devolução;
Nota Fiscal de Remessa;
Nota Fiscal de Retorno;
Nota Fiscal de Venda para Entrega Futura;

Além disso, neste artigo, vamos trabalhar com os principais tipos de notas fiscais eletrônicas que a sua empresa deve conhecer. Porém, se ainda tiver dúvidas, não se esqueça de buscar o auxílio de um contador, pois apenas um profissional especializado poderá ajudá-lo a entender melhor questões do complexo sistema tributário brasileiro.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Essa nota fiscal foi criada com o objetivo de substituir as notas fiscais de modelo 1 e 1A e está relacionada à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Seu documento auxiliar é o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).

A função dessa nota é registrar uma operação de circulação de mercadorias, permitindo a fiscalização e o posterior recolhimento de impostos. Ela só é válida quando acompanhada de assinatura digital e autorização por parte da Secretaria de Estado da Fazenda.

Alguns de seus benefícios:

Redução da sonegação;
Redução de gastos com papel e impressão;
Armazenamento físico não é mais necessário.


Sistema ERP Online

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Idealizada para substituir a Declaração de Serviço e relacionada à cobrança do ISS (Imposto sobre Serviços), essa nota é utilizada especificamente para o registro de operações de serviço.

Ela é amplamente empregada por empresas que vendem pela internet, como marketplaces e aquelas que oferecem cursos online, webinars, entre outros. Além disso, companhias que fornecem assistência técnica e realizam consertos e revisões, entre outros serviços, também utilizam essa nota.

Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Essa nota fiscal substitui o Cupom Fiscal e a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor; é emitida a cada venda exclusivamente para o consumidor final, ou seja, pessoas físicas.

Além de garantir o controle fiscal do governo, ela garante que o consumidor visualize:

  • A identificação jurídica do estabelecimento;
  • A data e a hora da compra;
  • A descrição dos itens adquiridos;
  • As condições de pagamento.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Criado com o objetivo de substituir os documentos exigidos para a prestação de serviços de transporte de cargas, esse documento fiscal é de extrema importância tanto para a fiscalização quanto para as transportadoras.

A emissão deste documento é obrigatória, e a omissão pode resultar em multas ou na apreensão de mercadorias, uma vez que ele garante que a transportadora está devidamente registrando a operação de transporte, conforme exige a lei.

Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e)

Esse manifesto surgiu como uma maneira de consolidar vários dados relacionados a uma única operação.

Ele reúne informações de atividades complexas e auxilia o trabalho de fiscalização realizado pela Receita Federal; é um documento emitido para resumir a operação de transporte e contém todos os documentos fiscais presentes em um veículo.

Afinal, como emitir essas notas fiscais?

Além disso, utilizar um sistema ERP online é a melhor opção para a emissão de notas fiscais. E nós explicamos o porquê: como os diferentes setores da empresa ficam integrados nesse sistema, é possível vincular o controle da área financeira com o emissor de notas fiscais.

Inegavelmente, essa funcionalidade não só é simples, mas também otimiza os processos da sua empresa e simplifica as operações!

Em síntese, neste artigo, abordamos alguns tipos de notas fiscais que você, gestor, deve conhecer. Além de utilizar um sistema de gestão empresarial para emitir essas notas, considere também sempre buscar a ajuda de contadores qualificados para compreender questões tributárias.

E agora, já conhece os tipos de notas fiscais? Aprenda tudo sobre nota fiscal com o Guia da Nota Fiscal Eletrônica e mantenha-se informado sobre as responsabilidades fiscais da sua empresa!

Avatar

gestao.click

1 Comentário
  1. […] Mas outras áreas, como a de contabilidade e financeira, também precisam guardar comprovantes, notas fiscais, relatórios, entre outras informações relativas ao […]

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!
GestãoClick
Logo