Planilha de cadastro de clientes: baixe grátis agora!

Melhore a gestão da sua empresa com uma planilha de controle de clientes que te ajuda a administrar sua lista de clientes e os dados mais importantes sobre eles. Aproveite, é grátis!

Planilha de cadastro de clientes: aprenda como usar e baixe um modelo grátis!

Ter uma planilha de cadastro de clientes otimiza diversos processos de vendas, marketing, relacionamento e emissão de boletos e notas fiscais. Afinal, você tem todos os dados dos consumidores organizados, atualizados e facilmente acessíveis.

Porém, nem todo empresário tem esse cuidado. Muitas vezes, os dados estão perdidos em cadernos escritos à mão ou em arquivos desorganizados no computador. Em outros casos, o empreendedor sequer tem a preocupação de guardar os dados dos consumidores — e, assim, acaba perdendo a oportunidade de melhorar seus processos e fidelizar os clientes.

É por isso que criamos uma planilha de cadastro de clientes grátis, que você pode baixar e usar à vontade na sua empresa. Você vai perceber como é mais fácil e eficiente gerenciar os dados dos consumidores com essa ferramenta.

Agora, neste artigo, entenda melhor como funciona uma planilha de cadastro de clientes e por que ela é tão importante. Acompanhe agora e baixe um modelo grátis para a sua empresa!

O que é uma planilha de cadastro de clientes?

Uma planilha de cadastro de clientes é uma ferramenta importante de gestão empresarial, que registra e centraliza em um só lugar os principais dados dos compradores.

A planilha traz dados como o CPF/CNPJ, endereço, contatos e situação contratual, além de informações adicionais como hábitos e preferências de compra. Com esses registros, é possível manter os dados organizados e atualizados sobre a sua carteira de clientes.

Isso é essencial para facilitar o acesso aos dados, otimizar o atendimento e transformar o cadastro de clientes em vendas e estratégias de marketing para a sua empresa.

Por que manter um cadastro de clientes?

A carteira de clientes de uma empresa é um dos seus ativos mais valiosos. São eles os responsáveis por fazer a empresa prosperar e crescer no mercado. Por isso, os dados da base de clientes devem ser tratados com atenção.

O cadastro de clientes é a base para as estratégias de CRM (Customer Relationship Management) ou gestão do relacionamento com o cliente, que tem o objetivo de estreitar a relação com os consumidores e aumentar a fidelização junto à empresa.

Esse cadastro traz informações importantes para traçar estratégias de marketing e vendas e facilitar a comunicação com o cliente. Por meio dos dados do cadastro, você pode, por exemplo, criar uma estratégia de e-mail marketing ou de mala direta para divulgar ofertas e manter o relacionamento com o cliente.

Você também pode registrar a data em que fechou negócio com cada cliente e identificar quantos contratos são assinados por mês. Assim, você pode monitorar as sazonalidades da empresa e definir estratégias de marketing para os períodos de baixa nas vendas.

Além disso, o cadastro de clientes é essencial na operacionalização das vendas e do relacionamento com o cliente.

Os vendedores podem conferir a situação de cada cliente antes de uma abordagem de vendas, para saber se está ativo ou inadimplente, por exemplo. Também podem verificar a última compra realizada ou as preferências de pagamento e personalizar a proposta para atender aos seus interesses.No SAC e pós-venda, os atendentes também podem rapidamente conferir os dados, como o endereço de entrega do produto ou a última compra que a pessoa realizou. Assim, o atendimento se torna mais ágil e eficiente, o que melhora a experiência do cliente com a empresa.

Quais os benefícios da planilha de cadastro de clientes?

A planilha de cadastro de clientes serve para organizar e controlar as principais informações dos seus compradores, como telefone, endereço, código de cadastro e situação contratual. 

Um dos principais erros de empreendedores é ter os dados dos clientes registrados apenas em contratos, guardados em pastas desorganizadas nas gavetas. Alguns cometem um erro ainda mais grave que é não registrar qualquer dado, o que dificulta encontrar as informações quando precisam delas.

Portanto, a planilha é a ferramenta que vai ajudar você a gerenciar o cadastro de clientes com mais eficiência. Vamos ver agora quais benefícios você pode perceber:

Organizar os dados de clientes

Clientes vêm e vão, e você pode se perder nos registros guardados na agenda do telefone ou nos contratos. Então, a planilha de cadastro de clientes serve para organizar dados que você coleta ao longo da trajetória da empresa. Na planilha, os dados estão organizados em colunas, e os clientes estão identificados por códigos.

Guardar os dados em um só lugar

Quando você precisar de dados do cadastro de algum cliente, já sabe onde encontrar. A planilha centraliza as informações dos clientes, de maneira que os colaboradores da empresa tenham mais agilidade para encontrar as informações que precisam.

Facilitar o acesso aos dados

Com os dados organizados e centralizados em um só lugar, fica mais fácil acessá-los. Você não perde tempo procurando em papéis ou na agenda do celular. Além disso, pode utilizar a ferramenta de busca para encontrar alguma informação específica na planilha, o que facilita ainda mais o acesso.

Manter as informações atualizadas

A planilha de cadastro de clientes facilita a atualização das informações. Sempre que um cliente mudar de endereço ou alterar sua situação contratual, basta ir até a planilha e atualizar a informação — sem precisar revirar uma papelada de registros.

Visualizar a situação da base de clientes

A planilha também é essencial para fornecer um panorama da situação da sua base de clientes. Você pode visualizar:

  • Quais clientes estão ativos e em dia com os pagamentos;
  • Quais clientes estão com pagamentos em atraso;
  • Quais clientes estão inativos e podem motivar uma campanha de reativação.

Então, essas informações podem embasar estratégias de marketing e vendas, especialmente pensando em resolver a inadimplência e incentivar a fidelização de clientes.

Como montar uma planilha de cadastro de clientes?

A planilha de cadastro de clientes é uma ferramenta simples. Funciona como uma listagem da sua base de clientes, identificados com um código e seus respectivos dados.

Você pode montar a planilha em qualquer ferramenta, como Excel, Word, Google Planilhas ou até no caderno. Mas, para começar a cadastrar os clientes do seu negócio, recomendamos o Excel, que permite organizar facilmente os registros em linhas e colunas, além de oferecer recursos de fórmulas, gráficos e tabelas dinâmicas que podem potencializar o seu uso.

Quando você tiver uma base maior de clientes ou quiser profissionalizar ainda mais o seu cadastro, o ideal é utilizar um sistema de gestão empresarial. Dessa forma, você vai poder coletar dados dos clientes automaticamente e gerenciar o cadastro de clientes de forma integrada com outras áreas de negócio. Mais adiante você vai entender os benefícios desse tipo de sistema para a gestão de clientes.

O que uma planilha de cadastro de clientes deve conter?

A planilha de cadastro de clientes pode variar muito de empresa para empresa. O importante é que ela registre informações relevantes para o negócio, desde os dados básicos de endereço e contato até o cadastro de interesses, preferências e comportamentos dos clientes.

No mínimo, indicamos que a planilha de cadastro de clientes traga os seguintes dados:

  • Código de cadastro
  • Contatos
  • Endereço
  • Situação contratual

Além dessas informações básicas, você também pode adicionar outros dados que forem importantes para a sua empresa, como:

  • Atividade econômica ou profissão
  • Última compra do cliente
  • Valor do contrato
  • Preferências de pagamento
  • Frequência de pedidos
  • Data do cadastro
  • Data de aniversário do cliente

Essas informações podem servir para diferentes propósitos na sua organização, como enviar um cupom de desconto no aniversário ou oferecer melhores condições para o tipo de pagamento preferido pelo cliente. Então, elas também devem ser registradas na planilha.

Planilha de cadastro de clientes grátis: faça o download para a sua empresa!

Você já deve ter entendido por que precisa de uma planilha de controle de clientes, não é? Agora, aproveite para baixar o modelo de planilha que preparamos para a sua empresa.

Você pode baixar gratuitamente, editar com os dados da sua empresa e manter o cadastro atualizado para controlar a sua carteira de clientes. Você vai ver como a planilha vai melhorar a gestão do seu negócio!

Receba a planilha de cadastro de clientes direto em sua caixa de e-mail

Como usar a planilha de cadastro de clientes

A planilha de cadastro de clientes que oferecemos gratuitamente à sua empresa é muito simples de usar. Basta preencher as células, conforme a indicação de cada coluna, com os dados dos seus clientes.

A planilha contém as seguintes colunas para preencher os dados:

Com esses registros, você já tem uma planilha de cadastro de clientes eficiente. Mas você também pode adicionar e editar as colunas conforme as necessidades e características da sua empresa. O importante é que ela seja funcional para o seu negócio.

Como fazer uma boa gestão do cadastro de clientes?

Vamos ver agora algumas dicas para otimizar a gestão de clientes na sua empresa. A planilha é apenas uma ferramenta que vai ajudar você nesse processo, mas também é preciso seguir algumas dicas para o cadastro de clientes ser mais eficiente. Veja agora as melhores práticas:as é preciso manter a regularidade dos registros para não perder nenhuma movimentação. Confira:

Colete dados dos clientes

Adote estratégias para coletar dados de clientes. É importante saber o básico, como telefone e endereço, mas vá além e saiba também os interesses, os hábitos e as preferências de compra dos clientes.

Você pode captar esses dados por meio de formulários de cadastro na internet. Se você usar ferramentas de gestão empresarial, esses dados podem ser registrados de forma automática no sistema.

Atualize periodicamente

O cadastro de clientes precisa de atualização constante. Afinal, ao longo do tempo, as pessoas mudam de vida, trocam de endereço, de e-mail e até de interesses. Então, entre em contato periodicamente com os clientes para atualizar seu cadastro e confirmar novamente o interesse em permanecer na sua lista de contatos.

Siga a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Brasil tem tudo a ver com o seu cadastro de clientes. Você tem o registro de dados que precisam ser tratados com cuidado para garantir a sua segurança e seu uso correto.

Segundo a LGPD, os clientes devem autorizar explicitamente o tratamento dos dados pela sua empresa e saber para qual finalidade eles vão ser usados. Além disso, você deve permitir que eles editem ou retirem os dados da sua posse quando quiserem. Para cumprir a LGPD, é necessário também adotar políticas e ferramentas de segurança.

Utilize um sistema de gestão integrada

Na aba “Controle”, você vai ver um resumo das movimentações do estoque, a quantidade de entradas e

A planilha de cadastro de clientes é uma ferramenta importante para começar a organizar e profissionalizar seu negócio. Mas, quando você já tem uma estrutura maior e começa a crescer sua carteira de clientes, é essencial contar com ferramentas de gestão para escalar as atividades de vendas, marketing e atendimento.

Com essa ferramenta, você pode automatizar o cadastro de clientes e integrar com outras áreas de negócio. A seguir, você vai entender melhor a importância de usar um sistema de gestão integrada para fazer o controle de clientes do seu negócio.

Por que usar um sistema ERP online para fazer o controle de clientes?

Um sistema ERP online é a ferramenta ideal para ter um cadastro de clientes eficiente. Você pode automatizar a coleta de dados, à medida que os usuários interagem com suas páginas e preenchem formulários no seu site, em vez de preencher as planilhas manualmente.

Além disso, o cadastro é integrado a outras áreas de negócio, como vendas e atendimento. Assim, o sistema também registra automaticamente quando o cliente faz compras ou deixa de fazer um pagamento. Também de forma integrada e automatizada, você pode usar esses dados nas suas estratégias de marketing e vendas, como o envio automático de fluxos de e-mail.

Agora, aproveite para conhecer o sistema ERP online da GestãoClick, que vai ajudar você a gerenciar seu negócio com mais eficiência e otimizar o seu cadastro de clientes. Faça um teste grátis por 10 dias e conheça todas as funcionalidades!

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