4 dicas de planejamento financeiro empresarial
Ter capital em caixa para investir não é o bastante,o ideal e ter um planejamento financeiro eficaz para seu negócio. Confira nossas dicas!
O planejamento financeiro empresarial envolve a elaboração de metas e a definição de processos bem estruturados, com o objetivo de possibilitar a conquista dos objetivos estabelecidos pela empresa. Ele fornece uma infraestrutura sólida para lidar com eventuais adversidades financeiras e garantir a sustentabilidade do negócio.
No processo de elaboração do planejamento financeiro, a empresa mapeia e analisa detalhadamente seus principais objetivos, a fim de traçar um plano de ação eficaz. Esse plano de ação visa melhorar a rentabilidade e a lucratividade da empresa, reduzir custos, superar possíveis crises e estimular um crescimento sustentável.
Para que isso seja possível, ter capital em caixa para investir não é suficiente. Da mesma forma, executar uma atividade com qualidade também não basta. Em um mercado altamente competitivo e em constante transformação, as empresas que desejam “sobreviver” precisam seguir o plano de ação previamente estabelecido, focar em metas e adaptar-se às mudanças constantes do cenário capitalista.
Por esse motivo, é necessário desenvolver uma visão estratégica e proativa. Dessa forma, seguindo um planejamento cuidadoso, você consegue identificar oportunidades, além de antecipar e, consequentemente, minimizar riscos.
Contudo, a elaboração de um planejamento financeiro empresarial adequado pode ser um desafio para muitos empreendedores. Pensando nisso, elaboramos este artigo, com 4 dicas simples e eficientes para auxiliar você a organizar e colocar em prática uma gestão financeira corporativa condizente com a realidade da sua empresa. Vamos lá?
Efeitos da falta de planejamento financeiro empresarial
A falta de controle financeiro pode acarretar diversos riscos para a saúde do seu negócio. Isso porque, sem a implantação de uma gestão estratégica adequada, a sua organização se expõe a uma série de problemas que comprometem não apenas a sua sustentabilidade financeira, como também o seu desempenho no mercado.
Veja algumas das consequências acarretadas pela falta de planejamento financeiro empresarial:
- Descontrole financeiro;
- Perda de oportunidades;
- Endividamento exagerado;
- Desorganização estratégica;
- Escassez de recursos;
- Estagnação do desenvolvimento;
- Problemas para conseguir investidores;
- Dificuldade em atravessar crises.
Para driblar essas adversidades é preciso ter um planejamento estruturado da melhor forma e atualizado com frequência, pois, com o passar do tempo, as circunstâncias administrativas sofrem mudanças e aquilo que foi planejado para ser executado em um determinado contexto pode precisar ser realizado em um momento ainda mais desafiador. Por essa razão, é crucial ter a capacidade de adaptar ideias e planos à realidade do mercado.
Leia também: https://gestaoclick.com.br/blog/o-checklist-definitivo-sobre-planejamento-financeiro/
Confira abaixo 4 dicas para tornar possível colocar tudo isso em prática!
1 – Elabore um plano de ação detalhado
O planejamento financeiro empresarial prevê custos essenciais de compra, produção, impostos e funcionários, custos com manutenção e outros itens. Com um controle financeiro preciso e um plano de ação detalhado, dificilmente a empresa vai fechar no vermelho, porque o empreendedor será capaz de ter a noção do que fazer e de quanto terá que faturar para que o caixa esteja positivo.
Por meio do planejamento, você será capaz de fazer investimentos em produtos novos e criar estratégias para ter maior rentabilidade. Outro benefício da adoção dessa estratégia é indicar quais setores da empresa estão gerando mais gastos e, assim, reduzir despesas desnecessárias. O primeiro passo para o sucesso financeiro é o planejamento, o segundo é a ação.
Por isso, defina responsabilidades, mapeie etapas, estabeleça prazos e calcule recursos necessários para alcançar seus objetivos.
2 – Estabeleça metas claras
De nada adianta definir metas ilusórias que apenas frustarão você e sua equipe com o passar do tempo. Por esse motivo, faça um levantamento de todos os setores de sua empresa, defina despesas e também faturamento. Faça pesquisas de mercado, solicite orçamentos aos fornecedores, controle gastos operacionais, construa simulações de diferentes situações etc..
Após esse processo, estabeleça objetivos viáveis para cada setor em cada período do ano. Em qual patamar espera estar na metade do ano? O que a sua empresa precisa fazer para alcançar o objetivo? Responda a perguntas desse tipo e depois disso defina prazos corretamente calculados. Lembre-se: tudo isso faz parte do planejamento financeiro empresarial.
Lembre-se sempre de que você precisar estar em constante adaptação em relação às mudanças do setor econômico, por isso não desanime se algo não sair como esperado. Nesse momento, analise os motivos dos insucessos e transforme isso é base para novos planos e estratégias.
3 – Acompanhe as tendências de mercado
Esteja sempre ligado nas novas tendências do mercado e nas atualizações dos concorrentes. Além disso, preste atenção, também, no comportamento dos seus clientes. Isso te auxiliará a estabelecer preços mais competitivos e divulgação valiosa.
O grande diferencial que os consumidores procuram, e que o mercado valoriza, vem das ideias que conseguem baixar o custo de produção, distribuição e venda. Por isso, estude e invista em tempo criativo para repensar o modo como você trabalha e produz. Se você quer chegar em lugares novos é preciso tomar caminhos diferentes.
4 – Use a tecnologia para que sua rotina melhore
O avanço tecnológico também pode ajudar no planejamento financeiro empresarial. Nesse sentido é interessante utilizar um software para te auxiliar no controle financeiro e na captação de dados úteis. Ter um sistema de controle financeiro vai te ajudar não apenas a organizar suas finanças, mas também a lidar com gráficos e a facilitar o recebimento de pagamentos.
Tal organização é possível, graças ao fato desse tipo de sistema ser capaz de gerar boletos de pagamentos que ajudam a ampliar o controle financeiro, além de auxiliar você a cortar gastos e reduzir inadimplências. Considerado um dos melhores programas de gestão financeira, o GestãoClick é o nosso completo sistema ERP de gestão empresarial, capaz de projetar o futuro das finanças de sua empresa.
Outro benefício do nosso software é que ele pode ser acessado, inclusive, do seu aparelho celular. Facilitando sua rotina empresarial sem a necessidade de instalação de programas pesados e de equipamentos específicos para o uso, afinal, para acessá-lo basta estar conectado à internet.
Ganhe tempo, pois tempo é um bem valioso. Você tem um ano inteiro pela frente para realizar seus objetivos e colocar em prática o planejamento financeiro empresarial. Teste o GestãoClick gratuitamente por 10 dias e garanta o crescimento do seu negócio!
Dicas extras
Confira nosso passo a passo para aplicar no seu planejamento financeiro: