Materiais ricos
Início » Blog » Nota Fiscal » Fique de olho nas mudanças no cálculo do ICMS para PIS e COFINS

Fique de olho nas mudanças no cálculo do ICMS para PIS e COFINS

A base de cálculo do ICMS sofreu algumas alterações em relação ao PIS e à COFINS. Confira as mudanças neste artigo!

Por GestãoClick
Atualizado em
Fique de olho nas mudanças no cálculo do ICMS para PIS e COFINS

A base de cálculo do ICMS sofreu algumas alterações em relação ao PIS e à COFINS. A princípio, está determinada a exclusão deste imposto da base de cálculo dessas contribuições.

Enquanto empresários e o restante da população aguardam pela tão esperada reforma tributária, acompanhamos decisões de órgãos como o STF. Tais decisões visam facilitar as tributações ou torná-las mais justas — há, claro, aqueles que concordam ou discordam.

Veja mais a seguir!

 

Entenda a decisão do STF

 

Na data de 15 de março de 2017, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou estabelecido que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não poderia mais ser incluído na base de cálculo das contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Tanto o PIS quanto o COFINS são pagos por todas as empresas a fim de auxiliar o financiamento da Previdência Social e do seguro-desemprego.

E por que essa decisão? Aqueles que votaram a favor da retirada do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS reconheceram que esse imposto não faz parte do faturamento ou da receita bruta das empresas. Dessa forma favoreceu os contribuintes e desfavoreceu o governo federal. Tal mudança gero um impacto de bilhões no orçamento anual. Certamente, ocorreu devido à falta de arrecadação e aos pedidos de restituição relacionados ao ICMS.

A tributação ocorria de duas formas:

  • regime não cumulativo: tributação baseada no lucro real — as empresas pagavam cerca de 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS;
  • regime cumulativo: tributação baseada no lucro presumido — as empresas pagavam cerca de 0,65% de PIS e 3% de COFINS.

 

Veja o que ficou estabelecido pela Receita Federal do Brasil

 

No dia 13 de outubro de 2018, a Receita Federal do Brasil, então, estabeleceu algumas diretrizes para cumprir a decisão do STF e excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS.

No entanto, muitos julgaram que por meio da norma interna a Receita Federal se posicionou de maneira equivocada e tentou diminuir os impactos para a arrecadação tributária, pois definiu que o ICMS que deveria ser desvinculado da base de cálculo do PIS e COFINS é aquele a recolher, e não aquele em destaque nas notas fiscais.

Algumas empresas já contaram com decisões favoráveis por parte do Tribunal Regional Federal em relação à efetivação da exclusão do ICMS baseada no valor destacado em notas fiscais. Entretanto, outros contribuintes podem ter pedidos semelhantes (de exclusão ou restituição) negados pela Receita Federal.

A Solução de Consulta da Receita Federal (órgão que já emitiu uma nota de esclarecimento, devido à polêmica, afirmando que as decisões estavam de acordo com aquilo julgado pelo STF) envolve uma questão complexa, já que o ICMS que afeta o lucro das empresas e, portanto, deveria ser o excluído, é o que consta nas notas fiscais — aquele que a Receita não quer desvincular da base de cálculo. Vale lembrar que o valor que ela deseja excluir é somente o do ICMS a recolher.

 

Cálculo do ICMS para PIS e COFINS: caso ainda sem solução

 

Conforme entendido, ainda não há uma solução exata sobre o cálculo do ICMS para PIS e COFINS. As decisões do STF, da Receita Federal e dos Tribunais parecem ir para lados semelhantes, porém opostos em alguns pontos.

É unânime a opinião relacionada à necessidade de uma reforma tributária no Brasil, país que tem um dos sistemas mais burocráticos e complexos do mundo. Então, o que fazer?

Uma das propostas para resolver a questão — ainda em discussão — é criar o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Esse imposto unificaria a cobrança do PIS, COFINS, ISS, ICMS e IPI.

Tal imposto seria cobrado no estado em que a mercadoria é consumida ou o serviço é prestado. Dessa forma, simplificou significativamente parte do sistema tributário e eliminou obstáculos de crescimento do país, no âmbito empresarial e fiscal.
 

O equilíbrio de interesses entre contribuintes e órgãos que recolhem tributos só será possível, provavelmente, por meio de propostas como essa e após a reforma tributária.

Enquanto as mudanças não ocorrem de forma definitiva, conte sempre com a orientação de um profissional qualificado, como um contador.

Esses profissionais têm noções mais amplas sobre o sistema tributário do país. Além disso, eles se mantêm atualizados sobre mudanças relacionadas às alterações no cálculo do ICMS. Dessa forma eles podem ajudá-lo a entender sobre contribuições, impostos e outros tributos que são ou não devidos.
 

Ficou com dúvida em algum dos termos? Conheça agora as principais siglas fiscais do varejo!

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo