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Quais são as etapas do ciclo de vida de uma empresa?

Você abriu sua empresa há pouco tempo ou administra seu pequeno negócio há anos? Então, é importante estar familiarizado com o ciclo de vida de uma empresa. Conhecer as etapas de embrião, crescimento, maturidade, turbulência e declínio é essencial. Afinal, sua empresa pode passar por várias ou mesmo todas essas etapas. Antes de tudo, por […]

Por GestãoClick
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Quais são as etapas do ciclo de vida de uma empresa?

Você abriu sua empresa há pouco tempo ou administra seu pequeno negócio há anos? Então, é importante estar familiarizado com o ciclo de vida de uma empresa.

Conhecer as etapas de embrião, crescimento, maturidade, turbulência e declínio é essencial. Afinal, sua empresa pode passar por várias ou mesmo todas essas etapas.

Antes de tudo, por que você começou a empreender? Seja para conseguir uma renda extra ou por querer trabalhar por conta própria, conhecer suas habilidades, conhecimentos e o nível de risco que deseja assumir é essencial antes de começar a empreender.

Como empresário, entender em que estágio sua empresa está é importante para criar estratégias mais inteligentes. Lembrando que, independentemente da etapa, é fundamental avaliar o desempenho do seu negócio periodicamente e fazer o possível para se manter competitivo.

Cada estágio traz novos desafios que você precisa enfrentar. Dessa forma, fica mais viável encontrar novas oportunidades para crescer. Neste post, vamos explicar cada um do ciclo de vida de uma empresa. Confira!

Embrião

A fase embrionária do negócio se refere ao início de tudo. É quando as despesas são maiores que a receita e você começa a levar seu produto ou serviço ao mercado. As vendas geradas nessa etapa são baixas, mas seu crescimento está acontecendo.

Aqui é a hora de investir para impulsionar a demanda dos clientes que, devido ao crescimento lento, é baixa. Contudo, a intenção aqui é sair o mais rápido possível do lucro negativo. O importante é não desanimar, porque esse momento é decisivo para você continuar no mercado, ainda que haja um alto risco de fechamento.

Crescimento

Os lucros aumentam à medida que o negócio atrai novos clientes. Nessa etapa, é interessante aumentar sua linha de produtos ou ofertas de serviços para manter a atração dos consumidores. Aproveitar o aumento da receita para reinvestir em marketing também é uma boa estratégia.

No estágio de crescimento da empresa, você pode se concentrar em expandir suas operações. Isso pode ser feito por meio do aumento da produção, contratação de mais funcionários e expansão da base de clientes.

É bom destacar que o crescimento nunca é aleatório. Essa é a fase do ciclo de vida do negócio com mais avanços. Por isso, ter um fluxo de caixa sustentável é essencial. Nesse momento, você também pode apostar em possíveis investidores para alavancar ainda mais o seu crescimento.

Turbulência

Na fase de turbulência, sua empresa se torna mais consistente. Em contrapartida, é a hora em que você experimenta uma desaceleração nas vendas, devido à forte concorrência. Desse modo, é essencial se concentrar em cortar custos e se tornar mais eficiente.

Essa é outra fase em que seu negócio tem alto risco de encerramento. Isso porque, a forte competição pode se traduzir na perda da sua fatia de mercado ou em uma fusão de empresas. Portanto, esse é o momento em investir ainda mais para derrotar a concorrência.

Maturidade

Na etapa de maturidade, suas vendas começam a diminuir lentamente. O custo dos produtos comercializados aumentam, enquanto as despesas operacionais são reduzidas.

Uma característica marcante nessa fase é que o seu fluxo de caixa permanece relativamente estável. Até porque, quando sua empresa amadurece, garante um espaço consolidado no setor.

Embora esse estágio pareça um período de estagnação, muitas organizações continuam a desenvolver seus ciclos de vida ao longo dessa fase, reinventando-se e investindo em novas tecnologias. Isso permite que seu negócio continue atualizando seu crescimento.

Declínio

No último estágio do ciclo de vida de uma empresa, as vendas, o lucro e o fluxo de caixa caem. É importante aceitar esses resultados. É a partir daí que poderá se ajustar às mudanças no clima econômico durante essa etapa.

Normalmente, as empresas perdem sua vantagem competitiva e, eventualmente, deixam o mercado. Ainda que a redução de custos dos seus produtos possa ajudar, isso só resultará em uma guerra de preços. Para não deixar o mercado completamente, uma fusão pode ser inevitável e muito positiva.

Compreender o ciclo de vida de uma empresa é fundamental para uma gestão inteligente do seu negócio e melhor controle financeiro da sua empresa. E com a GestãoClick você cresce com maior segurança, organização e eficiência. Experimente por 10 dias grátis e descubra de perto como nosso ERP pode mudar a sua operação para melhor. 

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