Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Como reter bons talentos sem altos salários?

Como reter bons talentos sem altos salários?

Saiba com manter bons talentos na sua empresa sem altos salários, baseado em algumas dicas que vamos ter ensinar nesse artigo..

Por GestãoClick
Atualizado em
Como reter bons talentos sem altos salários?

Em tempos de crise, uma preocupação de muitos empresários é como fazer para reter bons talentos sem altos salários? Afinal, profissionais experientes e capacitados buscam sempre as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Mas será que eles estão interessados apenas em empregos com salários do mesmo nível da sua competência?

Para você que deseja ter uma equipe com ótimos profissionais,porém,não pode oferecer a melhor remuneração do mercado,confira as dicas presentes nos seguintes tópicos:

  • Flexibilidade
  • Autonomia
  • Desafios
  • Participação
  • Plano de carreira
  • Benefícios
  • Ambiente colaborativo
  • Atividades de integração
  • Ferramentas adequadas  

Flexibilidade

Hoje em dia, empresários não devem se preocupar somente em perder os seus funcionários para a concorrência, mas para o sonho que muitas pessoas têm de abrir o seu próprio negócio. Devido a uma série de razões, muitos profissionais estão fazendo isso e, entre as vantagens, está a flexibilidade.

Dessa forma, uma dica de como fazer para reter bons talentos sem altos salários é possibilitando aos seus colaboradores um ambiente de trabalho menos rigoroso. Isso pode ser feito por meio de horários mais flexíveis, menos exigências quanto ao vestuário e outras regras.

Autonomia
 

Mais uma motivação para os profissionais largarem os seus empregos formais é a autonomia que eles possuem quando se tornam donos do seu próprio negócio. Muitos deles gostam de tomar decisões, avaliar o que é melhor para o projeto no qual estão envolvidos, etc.Então, para conquistá-losa dica é dar mais autonomia, tornando-o menos dependente de outros funcionários e procedimentos. 

Desafios

Motivação é palavra chave quando se fala em estimular os funcionários para um trabalho de maior qualidade, mas também é essencial para evitar perder os talentos da sua empresa por salários mais altos. E uma forma de motivar os seus colaboradores é dando-lhe desafios, afinal, profissionais competentes gostam de aprender e desenvolver novas competências. 

Participação

O que se fala muito também em termos de motivação é promover a participação da equipe, ouvindo-a para que ela se sinta valorizada e, assim, mais estimulada. Promovendo a troca de ideias e dando espaço para que os seus integrantes falem o que pensam, os funcionários se sentem parte ativa da empresa, evitando a sua busca pornovas oportunidades de emprego. 

Plano de carreira

Profissionais competentes que almejam bons empregos pensam no médio e no longo prazo. Desse modo, a empresa contar com um plano de carreira para seus funcionários é uma estratégia valiosa para reter bons talentos. Para tanto, é necessário que haja políticas claras de promoções internas, com cargos e salários. 

Benefícios

A empresa oferecer benefícios junto com os salários,como plano de saúde, pode ser menos oneroso do que remunerações mais altas. No entanto, para os funcionários representa uma economia valiosa, sendo essa mais uma estratégia eficiente para conquistar e manter bons empregados.
Além disso, é possível oferecer convênios, por meio de parcerias com outras empresas, que sejam vantajosas para os funcionários. Exemplos são convênios com farmácias, academias e outros estabelecimentos.
 

Ambiente colaborativo

Não são todos os funcionários que possuem o perfil competitivo, assim, criar um ambiente em que os colaboradores se enxergam como rivais pode não funcionar. Do contrário, o melhor pode ser investir em um ambiente de trabalho colaborativo, que sejam priorizadas as atividades em equipe, com troca de ideias e ajuda mútua. Com isso, as pessoas também se sentem menos pressionadas e conseguem trabalhar melhor. 

Atividades de integração

Outra forma de desenvolver um ambiente de trabalho saudável é promovendo atividades de integração entre os funcionários, para que possam se relacionar fora da rotina do escritório. As confraternizações de final de ano são bons exemplos, mas essa prática pode estar mais presente, seja por meio da comemoração de datas especiais ou mesmo com gincanas. 

Ferramentas adequadas 

Os empresários podem aprender a como fazer para reter bons talentos sem altos salários oferecendo ainda um ambiente de trabalho que possua as ferramentas adequadas para o desempenho das atividades. A infraestrutura da empresa é também um fator muito importante na hora de se manter no emprego ou escolher uma vaga.
O GestãoClick é um software ERP  que permite aos funcionários desempenharem as suas tarefas com muito mais eficiência, já que os dados são informatizados, os setores conectados e os processos automatizados. 

 


Programa para loja de roupas



Então, gostou do post? Aproveite para compartilhar e assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das principais novidades do nosso blog!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo