Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » O que é Conciliação Bancária, afinal?

O que é Conciliação Bancária, afinal?

Fazer Conciliação Bancária é imprescindível para uma empresa. Aprenda o que é e como fazer usando um Programa para Conciliação Bancária.

Por GestãoClick
Atualizado em
O que é Conciliação Bancária, afinal?
Se pensarmos em conciliação bancária de uma empresa, podemos afirmar com certeza que é uma das ferramentas mais importantes para a eficaz gestão financeira da mesma. Mas o que é conciliação bancária, afinal? E porque é tão importante? O que se deve levar em consideração é que muitos empreendedores não dão a real importância para esta conciliação e, pior, utilizam métodos antigos para fazê-la, o que com certeza demanda mais tempo de execução e podem gerar resultados não tão confiáveis, o que é um risco maior ainda do que não executá-la. Neste artigo, você vai ficar sabendo mais sobre esta conciliação bancária, como ela funciona e/ou é executada, o que há de mais moderno para facilitar a execução, minimizando erros e outras dicas e orientações a respeito. Acompanhe.

O que é Conciliação Bancária

A pergunta “o que é Conciliação bancária?” é facilmente respondida e entendida quando se é dono de uma empresa ou trabalha no setor financeiro de uma Conciliação Bancária é na verdade um processo que faz a comparação entre o extrato bancário de uma empresa com as informações de controle financeiro interno dela. Esta comparação precisa trazer resultados precisos e confiáveis. Daí a importância de ser executada com rigor, pois estes resultados irão demonstrar exatamente todas as movimentações existentes como despesas, recebimentos e o saldo final disponível. Toda e qualquer divergência será apresentada neste resultado, para a tomada de decisão e/ou correção do problema apontado. Esta conciliação deve ser realizada por todas as empresas, respeitando, claro, as particularidades de cada segmento de negócio. Recebimentos faturados, por cartões de crédito, etc., dependem muito desta conciliação para evitar erros e prejuízos financeiros.

Como Fazer Conciliação Bancária

A processo de como fazer conciliação bancária inicia-se a partir do monitoramento de todo o dinheiro que entra oriundo das vendas via cartões de crédito/débito, boletos ou outros. Ela deve mensurar adequadamente todos os créditos da empresa. Possíveis fraudes já serão observadas neste monitoramento. Por conta da própria movimentação financeira de uma empresa, durante um período de um ano, por exemplo, muitos créditos e recebimentos são concebidos e só através da conciliação bancária que será possível, por exemplo, identificar rapidamente qualquer tipo de inconsistência nestes valores. Estas inconsistências serão rapidamente identificadas pelo gestor quando a conciliação bancária for executada. A maior parte destas inconsistências podem ser originada do próprio fluxo de caixa, pagamentos, recebimentos, etc., onde seus respectivos valores não irão bater no final. Tais dados e informações são importantíssimos tanto para a gestão da empresa como para outros setores até, como a contabilidade e a própria vendas. E na conciliação bancária, gastos com transporte, cartões corporativos e outros não programados serão também rapidamente verificados, possibilitando correções se necessário. Esta comparação de entradas e saídas de valores, propiciada pela conciliação, é vital para a saúde financeira de uma organização.

Conciliação Bancária: Excel, vale a pena?

E como executar a conciliação bancária? Será necessário, claro, fazer uso de alguma ferramenta sistêmica para esta execução. O relatório final deverá ser consistente e apresentar exatamente tudo que aconteceu durante o período analisado. Em geral, uma das ferramentas mais utilizadas para isto são as planilhas, mais especificamente do Excel da Microsoft. Mas Conciliação Bancária em excel vale a pena? Será esta a ferramenta mais adequada para este tipo de verificação? Podemos considerar que, na ausência de uma outra ferramenta mais robusta, o Excel é uma opção. Com esta planilha será possível acompanhar e também classificar todas as movimentações do extrato bancário da empresa. Traduzindo, será possível enxergar tudo que está sendo recebido e sendo gasto, simples assim. Esta planilha do Excel, ou mais precisamente de conciliação bancária, será a solução mais simples e prática para que o gestor não se perca com relação a todos os créditos e débitos da empresa que ocorreram durante o período analisado. No entanto, considerando o tamanho da empresa ou mesmo a quantidade de movimentações financeiras, o Excel pode não atender mais as necessidades da gestão, provocando erros contábeis e até facilitando possíveis fraudes. Conclusivamente, podemos dizer que as planilhas do Excel são muito úteis sim em um primeiro momento e também na inexistência de uma ferramenta mais robusta e moderna, mas não pode ser considerada, sob todos os aspectos aqui observados, a mais ideal.

Programa para Conciliação Bancária

Se o mais ideal não é o Excel, como fazer a conciliação bancária de minha empresa? Com o advento da tecnologia, já existem muitos sistemas de gestão empresarial que executam esta conciliação com mais rapidez, praticidade e confiabilidade de informações. E qual a vantagem de se investir em uma plataforma sistêmica destas? A vantagem estará diretamente relacionada e será facilmente observada pela própria consistência dos dados, além do fato de ser muito mais fácil e rápido em sua execução. Com um sistema automatizado, tudo fluirá mais rapidamente, as informações estarão também mais rapidamente disponíveis aos gestores e outros setores da empresa e erros/inconsistências serão drasticamente minimizados ou até totalmente eliminados. Ao procurar por um programa para conciliação bancária de sua empresa, dê preferência para soluções que apresentem o devido suporte técnico e também possam personalizar todas estas atividades inerentes da conciliação para com as necessidades do seu negócio.

Conciliação Bancária Automática

Esta automatização, como já visto acima, só pode ser obtida através de um sistema de gestão empresarial que tenha em um de seus módulos a execução da conciliação bancária. Nossa dica e que vale também como sugestão é o sistema automatizado do GestãoClick. Com ele você terá um software que permite o registro de todas as despesas e receitas de sua empresa. Esta funcionalidade permite ainda que você gere relatórios com gráficos, facilitando toda a visualização do status financeiro do seu empreendimento. É a maneira mais simples, objetiva e confiável de saber toda a movimentação do seu dinheiro. E tudo é feito de forma muito simples, com apenas alguns cliques, pois o sistema é praticamente intuitivo, integrando facilmente todos os setores de sua empresa. O módulo de conciliação bancária automática do GestãoClick traz simplicidade na execução e confiabilidade na geração das informações. Na atualidade, usar a tecnologia a seu favor e a favor de sua empresa significa estar um passo à frente de seus próprios concorrentes, trabalhando sempre com informações precisas, poupando tempo e automatizando processos. Tudo isto se resume em redução de custos e estes em maiores lucros no final.
Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo