Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » Tecnologia na gestão financeira: melhores práticas e ferramentas

Tecnologia na gestão financeira: melhores práticas e ferramentas

Assim como diversos processos empresariais, a gestão financeira também tem se atualizado à medida que o avanço tecnológico cresce.  Por esse motivo, a adoção de práticas eficazes e a utilização de ferramentas adequadas são extremamente importantes na gestão financeira. Essas medidas garantem maior eficiência, agilidade e precisão, fatores imprescindíveis para acompanhar as inovações do mercado […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Tecnologia na gestão financeira: melhores práticas e ferramentas

Assim como diversos processos empresariais, a gestão financeira também tem se atualizado à medida que o avanço tecnológico cresce. 

Por esse motivo, a adoção de práticas eficazes e a utilização de ferramentas adequadas são extremamente importantes na gestão financeira. Essas medidas garantem maior eficiência, agilidade e precisão, fatores imprescindíveis para acompanhar as inovações do mercado e enfrentar a concorrência de forma estratégica.

Com a implementação dessas práticas e ferramentas, as pequenas e médias empresas tendem a otimizar processos, reduzir erros, mitigar custos e tomar melhores decisões, visando o crescimento sustentável e garantindo uma gestão financeira sólida e eficaz.

Para ajudar você a gerir as finanças da sua empresa da melhor maneira, separamos algumas das principais e melhores práticas e ferramentas para alcançar seus objetivos e maximizar o crescimento do seu negócio.

Boa leitura!

Práticas que você deve adotar

Para garantir sucesso na gestão financeira, é essencial que você esteja disposto a adotar práticas diferentes e aprimorar processos já existentes

Aqui estão algumas práticas que você deve adotar ou aperfeiçoar para otimizar sua gestão financeira:

1- Planejamento estratégico e detalhado

O primeiro passo e uma das práticas principais de gestão financeira eficaz é a definição de um planejamento financeiro estratégico e detalhado.

Partindo desse ponto, coloque na ponta do lápis um planejamento com cálculo estimado de gastos e investimentos, para tentar evitar imprevistos. Além disso, faça uma projeção aproximada da receita dos próximos meses e, também, de todo o ano, isso te auxiliará na hora de definir novos objetivos. 

Com essa base criada, defina metas financeiras alinhadas às suas perspectivas de negócio, mas que, ao mesmo tempo, sejam realistas e adequadas ao seu nicho de mercado. 

Após, elabore um plano de ação em conjunto com o seu time, traçando boas práticas e outras iniciativas para obter o resultado estimado.

2- Monitoramento constante

Um provérbio muito conhecido no Brasil é o de que “o olho do dono que engorda o gado”. Apesar de ser um ditado popular, ele carrega um significado importante para a gestão financeira de um negócio. Afinal, o monitoramento constante das atividades e dos resultados financeiros por parte do gestor é imprescindível para o sucesso e o crescimento da empresa.

Esteja sempre atento aos indicadores financeiros para acompanhar periodicamente o desempenho do seu negócio. Alguns indicadores que devem ser sempre levados em consideração são margem de lucro, rentabilidade e ROI (Retorno sobre Investimento).

Também é importante realizar análises frequentes de mercado para mapear novas oportunidades, tendências e para melhorar/embasar suas tomadas de decisões.

3- Automação de processos

Atualmente, automatizar processos é uma prática cada vez mais interessante e substancial para auxiliar na implementação de uma gestão financeira eficiente. 

Mas você deve estar se perguntando, de que maneira funciona essa automatização? Automatizar processos da sua empresa significa que você vai passar a utilizar tecnologias para realizar determinadas tarefas de maneira automática.

Esse processo ajuda a reduzir significativamente a quantidade de erros no desenvolvimento de atividades, ampliar a velocidade na execução de tarefas e liberar recursos para outras demandas importantes, aumentando, assim, a produtividade da equipe

Para implementar essa prática na gestão financeira, você deve: 

  1. Identificar as atividades que podem e devem ser executadas de maneira automática;
  2. Pesquisar, testar e escolher quais ferramentas devem ser utilizadas para cada uma das atividades identificadas anteriormente.

Também é importante lembrar que existem ferramentas que podem aprimorar não apenas a gestão financeira, mas também outras áreas do seu empreendimento. 

Portanto, é recomendável analisar cuidadosamente os processos e setores adicionais e buscar sistemas que sejam mais abrangentes e rentáveis, capazes de auxiliá-lo em diferentes etapas do ciclo corporativo.

Ferramentas estratégicas e inovadoras

Para além das boas práticas citadas, o aperfeiçoamento da gestão financeira de um empreendimento de qualquer que seja o porte, depende, também, do uso das ferramentas corretas.

Sendo assim, é necessário estar por dentro e aderir aos melhores recursos para auxiliar no gerenciamento empresarial e financeiro. Pensando nisso, listamos as ferramentas mais populares e amplamente utilizadas pelos empresários de sucesso que vão ajudar você a automatizar processos da melhor maneira. 

Conhecidas pela alta eficiência, esses recursos contribuem para o aperfeiçoamento da gestão financeira. Confira:

1- Plataformas de pagamento online

As plataformas de pagamento online têm se destacado no mercado empresarial por desempenharem um papel quase fundamental na melhoria da gestão financeira de um determinado negócio.

Esse tipo de ferramenta possibilita pagamentos digitais via boleto bancário, pix, cartão de crédito ou débito, por exemplo. 

Utilizar esse tipo de solução propicia transações de forma segura, reduz a necessidade de lidar com dinheiros e cheques, agiliza o fluxo de caixa, permite um acompanhamento mais preciso de pagamentos e concede integrações com outras ferramentas de gestão.

Sendo assim, em outras palavras, as plataformas de pagamento online oferecem soluções práticas, rápidas, inovadoras e altamente seguras. O que te ajudará a ganhar tempo, automatizar pagamentos, ampliar sua gama de clientes e facilitar a organização das finanças, potencializando consideravelmente a gestão financeira da sua empresa.

Exemplos de plataformas de pagamento online: PagSeguro, PagHiper e Mercado Pago.

2- Ferramentas de gestão de tarefas e projetos

Adotar o uso de ferramentas de gestão de tarefas e projetos é benéfico não só para a gestão financeira, mas também para diferentes ramos da gestão de um empreendimento.

Esse aparato aperfeiçoa a estruturação e o acompanhamento de atividades, cria ordens de prioridade para a execução de tarefas, melhora a comunicação interna e o compartilhamento de informações sobre finanças ou outros assuntos, permite o acompanhamento de orçamentos, colabora para a melhoria da comunicação e, claro, automatiza processos.

Assim, as ferramentas de gestão de tarefas e projetos propiciam maior comunicação, controle e disciplina. Resultando em maior eficácia da gestão financeira, pois possibilita uma visibilidade maior do desenvolvimento monetário e gerencial.

Exemplos de ferramentas de gestão de tarefas e projetos: Jira, Trello e Asana.

3- Software de gerenciamento empresarial

O queridinho dos empreendedores de pequeno e médio porte é o ERP, ou software de gestão empresarial.

Esse tipo de tecnologia apresenta soluções práticas de gestão financeira, além de automatizar e integrar diversos processos e informações num único sistema. Um exemplo de ERP completo e que apresenta uma série de benefícios para a gestão financeira de um empreendimento é o GestãoClick.

Dessa maneira, com ele você centraliza informações, administra contas a pagar e a receber, realiza gestão de estoque, controla fluxo de caixa, gera relatórios e análises financeiras detalhadas, emite notas fiscais e boletos bancários e gerencia compras e fornecedores. 

Além disso, o nosso ERP possui integração com diferentes sistemas e aplicativos, como PagSeguro, PagHiper, Mercado Pago, GerenciaNet, Mercado Livre, NuvemShop, Banco Inter, Banco Cora, Loja Integrada, entre outros. Todas essas integrações viabilizam uma melhor gestão financeira do seu negócio e garantem desempenho mais fluido em outras áreas de administração institucional.

Todas essas funcionalidades e comodidades oferecidas pelo nosso software podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo que possua conexão com a internet. Diminuindo custos com equipamentos e programas que demandam aparato tecnológico específico e treinamento de equipe.

Comece a testar o GestãoClick gratuitamente agora e garanta dez dias de experiência na nossa plataforma, com suporte humanizado gratuito e acesso a todas as funções disponíveis. Inicie sua jornada com a gente e torne a gestão financeira do seu negócio simples como um click!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo