Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » Rotina de emissão de recibos simplificada

Rotina de emissão de recibos simplificada

Como você emite recibos na sua empresa? Melhore a rotina de emissão de recibos de maneira simplificada. Saiba mais;

Por GestãoClick
Atualizado em
Rotina de emissão de recibos simplificada

Se a sua empresa se encontra em fase de crescimento, a demora na emissão de recibos pode ser um problema dos grandes. Isso porque preenchê-los manualmente é um procedimento que demanda cuidado e leva algum tempo.
Imagine uma loja cheia de clientes com apenas uma pessoa para atendê-los e preencher os comprovantes de pagamento. Não parece uma imagem muito boa, não é?
Se você já está no meio empresarial há alguns anos, provavelmente já teve que preencher recibos de forma manual e talvez até hoje ainda adote essa prática.
Por isso, aqui vamos mostrar como simplificar essa rotina para você e para os seus colaboradores. Acompanhe!

Diferença entre recibos e notas fiscais

“Mas, espere um momento, você não está falando sobre notas fiscais?”
Na verdade, há diferenças entre recibos e notas fiscais. Isso é bem claro para quem já cuida do próprio negócio há algum tempo, mas pode gerar confusão para empresários iniciantes.
Então, antes de vermos como simplificar a emissão de recibos, vamos ver rapidamente essas diferenças.
O recibo é um documento que serve para comprovar que uma pessoa física ou jurídica recebeu o que nele está especificado, sendo essa a sua finalidade: de comprovar que houve de fato um pagamento por determinado serviço ou produto. Ele garante os direitos tanto do comprador quanto do vendedor e também pode ser utilizado para o controle interno da empresa na área financeira.
Além disso, é frequentemente utilizado por profissionais liberais ou autônomos, que assim podem garantir a confiança de seus clientes.
Veja um modelo de recibo facilmente encontrado na internet e que pode ser impresso por gráficas:
Já a nota fiscal é um documento oficial que comprova determinada transação e a propriedade da mercadoria; ela é utilizada para a arrecadação de impostos do Governo Federal — por isso, quando ela não é emitida ocorre o que chamamos de sonegação fiscal, um crime que pode gerar muitas complicações.

Importância da otimização na emissão de recibos

Partes burocráticas do negócio são estressantes, sabemos. Entretanto, cuidar desses registros de pagamentos é fundamental quando se trata de contabilidade e do controle financeiro da empresa, já que contabilizar e registrar  a entrada e saída de valores é fundamental para uma gestão eficiente.
Em razão disso e do que já foi mencionado acima — relacionado à satisfação dos clientes com um atendimento rápido e à devida comprovação de compras — é importante otimizar a rotina de emissão de recibos.

Simplificação da rotina

Proprietários de empresas, gestores e colaboradores, chega de perder tempo com processos manuais ou com sistemas que atrasam a rotina empresarial!
Sistemas ERP online atualizados permitem a emissão de recibos de forma rápida, com apenas alguns cliques. A emissão ou impressão podem ser feitas na hora ou de acordo com os pagamentos parcelados que forem realizados pelos clientes.
Veja um exemplo de como o processo de impressão é bem simples.
Além de ser um diferencial para o seu negócio, ainda passa credibilidade aos consumidores e seriedade nas vendas.
Mas calma, ainda tem mais benefícios para você e para os clientes: caso esses últimos queiram, você pode enviar os recibos de pagamento por e-mail e evitar o desperdício de papéis.
Quer mais uma vantagem? Então lá vai: como os dados do seu cliente já estarão cadastrados no sistema de gestão, nem você e nem os colaboradores vão perder tempo com preenchimentos!
Tudo é feito, realmente, por meio de poucos cliques.
Então, esqueça de vez os bloquinhos e os gastos com recibos de papel e adote um sistema tecnológico que vai gerar economia para a empresa, satisfação para os clientes e rapidez nas vendas e nos demais processos. A emissão de recibos pode ser simplificada quando utilizamos a ferramenta certa.

Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo