Sua empresa já está na internet? Aprenda a bombar seu negócio

Já parou para pensar o impulso econômico gerado pelo novo papel da internet nos negócios? Há estratégias muito usadas por pequenas e médias empresas que as permite um contato preciso e crescente com seus consumidores. Nesse artigo, conversaremos sobre esses e outros assuntos que irão contribuir com o seu aprendizado!

Você provavelmente já deve ter percebido a revolução que a internet proporcionou e vem proporcionando no mercado. Ela se transformou numa grande aliada no impulsionamento de qualquer negócio.

Nós, empreendedores, facilmente podemos notar a quantidade de informações e de cases de sucesso que diariamente surgem a esse respeito.

No entanto, é natural que também fiquemos cautelosos em meio a tanta informação e caminhos possíveis para trazer essa novidade aos nossos empreendimentos. Alguns ainda possuem questionamentos quanto à efetividade dessas novidades. Outros, ainda não sabem como e nem por onde começar.

Se a sua empresa ainda não está na internet, e se você se identificou com o que foi dito acima, fique por aqui. Vamos te contar alguns caminhos para que você aprenda a bombar seu negócio.
 

Uma mudança de mentalidade

Além dos impactos exponenciais que causou na economia, o desenvolvimento da internet e de novas tecnologias também transformou o perfil dos consumidores. Mais de 170 milhões de pessoas no mundo todo usam as redes sociais com regularidade nos dias atuais.

Agências e departamentos de marketing tiveram que lidar com uma grande mudança. Os consumidores moveram para computadores, smartphones e tablets, e foi aí que os profissionais de marketing digital ganharam mais espaço e protagonismo.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa conduzida pelo “Harris Interactive” mostrou que, apesar da crise econômica, o crescimento médio do e-commerce é de 25% por ano. 30% dos pequenos negócios com presença online e menos de 20 funcionários geram mais de 25% de sua renda online.

A pesquisa também mostrou que 81% dos pequenos negócios que tiveram forte atuação online durante a última temporada de fim de ano atingiram novos consumidores, levando ao aumento de vendas e produtividade.
 

E quais são os principais passos?

Com tudo o que foi falado até aqui, dá para já ter uma noção da mudança de paradigma à qual estamos nos referindo. Seu negócio não existirá para muitos potenciais consumidores se você não estiver visível online.

Para entrar na mesma trilha de sucesso e da rentabilidade, você não precisa necessariamente ser uma empresa gigante. E esse é um dos principais benefícios da internet.

Ter um domínio e um site pode ser o primeiro passo. Aqui, é importante que o design e a interface sejam fáceis de entender e usar.
Uma vez que grande parte de seus potenciais leads utilizam a internet com regularidade de muitas formas, os fatores chave são a capacidade e a estratégia utilizadas para atraí-los.

Pensando numa loja virtual, por exemplo, ela pode estar a apenas um click de seus clientes. Para que ela tenha bastante acesso, é preciso considerar o seu posicionamento nos sites de busca, como Google e Yahoo. E o que isso quer dizer?
 

SEO (Search Engine Optimization)

Quando falamos de posicionamento em sites de busca, falamos das chamadas “regras de SEO”. SEO vem do inglês, “Search Engine Optimization”, ou seja, “Otimização para Mecanismos de Busca”.

Trata-se de um conjunto de modificações e ações no conteúdo e na estrutura do seu site para que ele adquira as melhores posições nas buscas. Essas modificações são, por exemplo:
 

  • Estudo e uso de palavras-chave;
  • Originalidade e relevância do conteúdo;
  • Formatação HTML, entre outros.

É realmente muito importante que você saiba utilizar o SEO da maneira adequada no seu site. Atualmente, há especialistas no assunto que podem te ajudar com o ranqueamento. Você pode, inclusive, buscar uma consultoria SEO se julgar necessário.

Esse é um motivo para a drástica redução de custos que a internet proporciona. Você tem a possibilidade de estar muito mais próximo do seu cliente utilizando uma série de estratégias de baixo custo.
 

Estratégias e a importância na geração de autoridade

Um ponto importante é a necessidade de geração de autoridade para que o seu negócio se destaque em meio à concorrência na internet. Foi aí que a estratégia de marketing de conteúdo começou a ser utilizada por muitas empresas.

Elas têm investido numa presença forte no formato blog e em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, e apostado na criação de conteúdos de qualidade para atrair os seus consumidores de diversas formas.

O interessante dessa abordagem é a possibilidade de realizar o chamado “laser-focused marketing” (“marketing focado a laser”), ou seja, uma estratégia muito mais precisa, que te dá a chance de alcançar audiências específicas.

Por exemplo, se você é uma loja que vende trajes sociais masculinos, é possível posicionar os seus anúncios na frente de homens de idades específicas, ou que tenham demonstrado interesse por comprar esse tipo de roupa.

Essa estratégia, proporcionada pela internet, te dá uma precisão maior do que a do marketing tradicional. A título de informação, a Amazon obteve em 2018, por exemplo, $258 bilhões em vendas online. A boa notícia é que o aumento nas vendas não é circunscrito às grandes empresas, muito pelo contrário, como já comentamos.

Vale destacar que em todas as estratégias, o SEO tem uma importância grande. Para qualquer conteúdo que a sua marca produzir, haverá a necessidade de estar atento ao ranqueamento em mecanismos de busca. O seu site precisa estar sempre visível.

Há muita informação disponível na internet sobre o assunto, disponibilizada pelos especialistas já mencionados. Se achar necessário, pode também recorrer a algum curso de SEO. Mas o importante é que você e sua equipe estejam atentos aos usos dessa estratégia.
 

E aí? O que está esperando para trazer sua empresa para a internet?

Em suma, seguindo essas dicas e trazendo o seu negócio para a internet da maneira correta tecnicamente e taticamente, você irá:
 

  • Reduzir custos;
  • Garantir aumento de produtividade e de vendas;
  • Aumentar a presença perante o consumidor;
  • Impulsionar a autoridade de sua marca.

Esses são alguns dos motivos pelos quais os negócios na internet vêm bombando nos últimos anos. Se você acompanhar a tendência, crescimento e atração para a sua marca serão apenas consequência.
 

Artigo produzido por André Fauth, do portal MBA Digital.

 

Sobre o autor:
André Helmuth Fauth é Co-fundador da Oblige, agência de marketing digital. É formado em tecnologia da informação pela UFRGS e em engenharia de controle e automação pela PUCRS.
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