Início » Blog » Sistema ERP » ERP: Sistema de gestão seguro para otimizar processos gerenciais

ERP: Sistema de gestão seguro para otimizar processos gerenciais

Um Sistema ERP oferece inúmeros recursos tecnológicos para uma empresa, na intenção de promover otimizar processos gerenciais, e controlar as principais necessidades dos empreendedores. Podemos encontrar alguns desafios nas rotinas de um empresário que se tornam grandes obstáculos, caso não possuam alguma ferramenta de gestão. O controle financeiro é um dos principais pontos necessários que […]

Por GestãoClick
Atualizado em
ERP: Sistema de gestão seguro para otimizar processos gerenciais

Um Sistema ERP oferece inúmeros recursos tecnológicos para uma empresa, na intenção de promover otimizar processos gerenciais, e controlar as principais necessidades dos empreendedores.

Podemos encontrar alguns desafios nas rotinas de um empresário que se tornam grandes obstáculos, caso não possuam alguma ferramenta de gestão. O controle financeiro é um dos principais pontos necessários que devem ser considerados para definir o crescimento de uma empresa. 

A falta de uma ferramenta de gestão pode trazer grandes prejuízos para uma empresa, visto que, com um sistema ERP, o acompanhamento das principais métricas te auxilia em decisões assertivas para um bom desempenho.

O que é um ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta de gestão que consiste em agrupar diversas funcionalidades necessárias para que as empresas possam otimizar e facilitar os seus processos gerenciais. 

São encontrados vários módulos de controle no ERP, como: gestão financeira, controle de vendas e estoque, cadastro de clientes, emissão de notas fiscais e boletos, relatórios e muito mais!

Além disso, informações sobre o negócio, focando em uma visão ampla da organização, estão disponíveis no ERP em tempo real e, quando na nuvem, podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Estes dados seriam fornecidos com total precisão e totalmente atualizados. 

Segurança do Sistema ERP

Com relação a proteção das informações no ERP, dúvidas podem surgir. Isto posto, surge uma preocupação inerente: os dados e as informações estão realmente seguras? 

Para que o sistema ERP seja considerado como uma opção possível, confiável e segura para o seu negócio, comumente ele possui algumas camadas específicas visando esta segurança da informação. Geralmente, são subdivididas em 3:

1º Camada: Estão presentes as funcionalidades, como cadastros, processos gerenciais e outros tantos dados que são categorizados como essenciais para o operacional da empresa. É nesta camada que se encontram as informações que auxiliarão na realização das análises do negócio.

2º Camada: Aqui se encontra a aplicação propriamente dita. É o local em que são armazenadas todas as informações de uma forma lógica e precisa no banco de dados da empresa (na nuvem ou não).

3º Camada: Nesta constam todas as conexões, garantindo que os dados importantes da empresa fiquem devidamente protegidos na nuvem.

E quanto ao acesso seguro a estas informações? Neste caso, se faz necessário uma gestão adequada de acessos, ou seja, só acessa uma determinada informação quem verdadeiramente possui direito e necessidade em acessá-la.

O ERP contempla a gestão de acessos para conseguir garantir a segurança da informação em toda a organização. Sabemos que a informação é preciosa, ainda mais no mundo dos negócios, e nenhum sistema pode ser considerado efetivo se não oferecer uma segurança de qualidade e processos gerenciais.

O que sabemos sobre Segurança da Informação?

A tecnologia, e principalmente a internet, trouxeram novas soluções e, paralelamente, novas necessidades. Uma destas necessidades foi no entorno da segurança. Milhões de informações são compartilhadas por segundo no mundo todo e, por isso, a proteção de dados é tão importante.

Neste sentido, diversos mecanismos foram pensados e implementados ao longo do tempo. Muitos destes, infelizmente, surgiram após vazamentos de informações e outros problemas relacionados à segurança.

Atualmente existem diversos recursos que visam garantir esta segurança da informação. Confira alguns deles:

  • Senhas de acesso com autenticação online;
  • Criptografias;
  • Tokens;
  • Política de Backup e Retenção de Dados;
  • Gestão de Acessos;
  • Autenticação digital e/ou facial, entre outros.

E pensando especificamente na segurança da informação, o empreendedor/gestor precisa resguardar, basicamente, 3 fatores importantes:

  1. Confidencialidade: se refere à limitação das informações, ou seja, é a garantia de que a informação não estará disponível e nem será conhecida por quem não deve conhecê-la. As informações certas só serão liberadas às pessoas certas e autorizadas.
  2. Integridade: se refere ao armazenamento das informações, que precisam estar em um lugar seguro e com seus respectivos conteúdos devidamente preservados.

Desta forma, qualquer anormalidade como mudanças indevidas, intencionais ou acidentais a estas informações, por exemplo, as mesmas estariam devidamente resguardadas, com a possibilidade de recuperação quando necessário.

  1. Disponibilidade: a informação precisa estar resguardada, por questões de segurança, mas precisa também estar imediatamente disponível para ser usada pelas pessoas devidamente autorizadas, sempre que estas forem necessárias. É o disponível e acessível ao mesmo tempo.

O ambiente em Nuvem é seguro?

Este termo foi inspirado no símbolo da própria internet, a “nuvem”, que significa ou representa algo que está “no ar”.

Atualmente sabemos que o armazenamento em nuvem é bastante seguro, possibilitando que dados importantes de empresas ou de pessoas sejam acessados por um período de tempo bem mais longo e em certos casos, indeterminado.

Tais informações passam a estar disponíveis 24 horas por dia, podendo ser acessada, editada ou até deletada em qualquer lugar do mundo, a partir de um dispositivo conectado na internet.

E como é garantida esta segurança de dados e acessos no ERP? Ela é garantida por alguns fatores distintos. Confira-os:

  • Controle ao acesso de informações:
    Esta é uma das principais dúvidas com relação à segurança da computação em nuvem, ou seja, o controle ao acesso das informações ali contidas. Esta segurança fica garantida por meio de senhas e níveis de importância de cada usuário.

    Na prática, significa que, para acessar a conta da sua empresa no ERP, será preciso um login e senha, que são renováveis de tempos em tempos. Aqui ainda é possível realizar uma segregação de níveis de acesso, garantindo que os documentos armazenados sejam acessados por níveis de importância que serão definidos pela própria organização e seus gestores.

Desta forma, ninguém não autorizado irá conseguir acessar as informações. Além disso, é possível ainda estipular e personalizar níveis de permissionamento, através de perfis específicos de acesso.

Isto garante a integridade dos dados ali contidos, uma vez que se esta ou aquela informação for alterada indevidamente, será possível identificar rapidamente quem realizou tal alteração.

  • Criptografia de ponta a ponta
    Todas as informações armazenadas em um sistema de Cloud Computing são devidamente criptografadas, garantindo a segurança dos dados ali inseridos e armazenados.

Criptografia

Você sabe o que é esta criptografia? Trata-se de um método de segurança que, por meio de algoritmos altamente complexos, consegue impedir a visualização das informações por parte de um invasor, por exemplo. O acesso a tais informações só será possível se este invasor tiver uma chave de acesso.

Todos os documentos/arquivos armazenados no ERP são gravados em um data center específico. Só que este espaço é composto por diferentes servidores distintos.

Assim, todos os arquivos serão separados em partes e cada uma destas ficarão salvas em um diretório e/ou servidor pré-estabelecido e diferente. Pensando em segurança, isso significa que, se houver uma invasão ou qualquer outro imprevisto, apenas uma parte do arquivo ou documento será afetada.

O Sistema ERP e o GestãoClick

O sistema ERP da GestãoClick deve ser considerado como uma ferramenta com grande potencial em proporcionar soluções de controle aos empreendedores. 

E mesmo que venha a acontecer, haverá apenas o dano referente à perda de parte da informação ali contida, pois será impossível ao invasor ler tais informações, devido à criptografia.

Através dele, você consegue um controle ágil em todas as suas necessidades de gestão, como nos módulos de financeiro, controle de estoque, vendas, emissão de nota fiscal, cadastro de clientes, entre outros. 

Conclui-se o quão importante é dispor de um sistema de gestão que visa otimizar os processos gerenciais de forma prática e ágil. Garantindo a segurança sobre informações importantes para o crescimento do seu negócio.

Teste grátis por 10 dias o ERP GestãoClick e conheça as nossas soluções para escalar o seu negócio!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!
GestãoClick
Logo