Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » Gerar Boleto Bancário: Fácil e eficiente!

Gerar Boleto Bancário: Fácil e eficiente!

Boleto bancário é um meio de pagamento muito prático para as empresas. Aprenda a gerar boletos online mais rápido usando um Programa para Emitir Boleto.

Por GestãoClick
Atualizado em
Gerar Boleto Bancário: Fácil e eficiente!

Gerar boleto bancário é uma forma muito prática de pagamento e recebimento para as empresas e, ao contrário do que muitos podem pensar, é muito utilizado, principalmente quando comparado aos cartões de crédito, por exemplo.

Você encontra justificativa para esta praticidade no fato de que é muito fácil emitir, pagar e receber os boletos. Além disso, representa uma diversificação a mais nas formas de pagamento junto aos seus clientes e todos os boletos podem ser pagos na rede bancária, casas lotéricas e até pela internet.

No entanto, gerar este boleto costuma ser uma tarefa repetitiva para muitos empreendedores onde o preenchimento de seus campos, a cada boleto gerado, pode vir a causar atrasos.

Neste post, você vai descobrir como gerar boletos mais rapidamente, vai conhecer sistemas automatizados para emissão de boletos e outros recursos tecnológicos que visam facilitar o seu dia-a-dia. Confira.

Como Gerar Boleto Bancário mais rápido?

Para gerar boletos bancários para pagamentos e recebimentos, a primeira coisa que o empreendedor precisa ter, claro, é uma conta bancária, afinal, eles são ligados ao banco. Mas, como gerar boleto bancário mais rápido? Com certeza você respondeu com um “online”.

Quando a emissão destes boletos é feita via banco, todo o processo é manual onde todos os campos do referido boleto precisam ser devidamente preenchidos, ou o boleto será invalidado. Se tratar-se de uma mensalidade ou um pagamento recorrente, todo mês será necessário gerar um novo boleto.

Para todo este processo, os bancos cobram uma taxa específica por boleto emitido, que varia de banco para banco. Emissão de segunda via, cancelamentos ou manutenção de títulos vencidos também possuem taxas correspondentes cobradas pelas instituições bancárias.

É nesta hora que entra em ação os recursos tecnológicos que agilizam a emissão destes boletos bancários, barateando-os, inclusive. Existem no mercado alguns programas que automatizam esse trabalho, facilitando bastante a inserção de dados para a geração do boleto, inclusive para os conhecidos carnês.

Estamos falando dos sistemas de gestão financeira empresarial, que contam com taxas bem menores, oferecem muitos outros recursos tecnológicos e não requerem uma conta corrente associada.

Conheça a Integração Gerencianet + GestãoClick!

Tipos de Boleto e Código de Barras

Ao longo do tempo, os boletos de cobrança e recebimento, de uma forma geral, foram se aperfeiçoando, inclusive até pela própria necessidade do mercado e devido às novas soluções tecnológicas que foram surgindo.

No entanto, basicamente, podemos citar 2 dos principais tipos de boletos existentes, que são os boletos avulsos e os boletos em forma de carnê, que são utilizados para pagamentos mensais e/ou recorrentes.

Há algum tempo, os boletos de cobrança não exigiam registro, o que causava muitas fraudes e cobranças indevidas. Hoje isto não existe mais e todos os boletos precisam ser registrados, com dados do emissor, credor e devedor. Confira mais sobre os 2 tipos de boletos:

– Boletos avulsos: são boletos emitidos para pagamentos e/ou recebimentos esporádicos onde há uma cobrança única, não recorrente, onde o pagamento é feito à vista em uma única transação.

– Boletos mensais/carnês: gerar boleto bancário deste tipo é mais apropriado para pagamentos e/ou recebimentos recorrentes/mensais, pois pode ser entregue de uma única vez e ainda pode contar com um sistema de agendamento, evitando inadimplências.

Emita boletos registrados em sua empresa –> Conheça a Integração PagHiper + GestãoClick!

Sua emissão, no entanto, é um pouco mais complexa, principalmente se o volume de vendas de uma empresa for alto, pois ao utilizar o Internet Banking, por exemplo, o processo pode ser demorado.

O que se recomenda, neste caso, é ter mesmo um gerenciador de emissão de boletos automatizado.

Quanto ao código de barras, sua função é a de representar graficamente as informações importantes contidas no boleto, exatamente para propiciar sua compensação. Nada mais é do que uma representação gráfica dos dados numéricos e/ou alfanuméricos existentes no boleto.

Nos dias de hoje, é impensável a existência de um boleto sem o código de barras.

Emitir boleto online

Só existem duas maneiras possíveis de emitir boletos online: a primeira seria através da rede bancária, utilizando-se dos serviços do Internet Banking ou outros disponíveis.

A segunda maneira seria através de um sistema de gestão financeira, como o do GestaoClick, por exemplo, que possui emissor de boleto com tarifas bem menores que as praticadas pela rede bancária e a empresa só paga se o boleto emitido for quitado.

Aprofunde seu conhecimento –> Saiba Como Receber Pagamentos Online!

Programa para Emitir Boleto

Os programas de emitir boleto visam automatizar e agilizar todo o processo onde você irá inserir apenas uma única vez todos os dados que estarão contidos no documento. Além disso, não há a necessidade de uma conta bancária e as taxas são consideravelmente mais baixas que as cobradas pelos bancos.

O programa emissor de boletos do GestaoClick, um dos mais utilizados pela maioria das empresas, conta com tarifas bem menores que a cobradas pelos bancos tradicionais e muitos outros benefícios:

– Total controle dos boletos emitidos/gerados: você vai controlar não só os boletos gerados como também todos os pagamentos realizados por seus clientes diretamente na ferramenta, de forma simples, clara e objetiva.

– Otimização de tempo: todo o tempo gasto com geração, controle e baixa de boletos, quando feito pela rede bancária, será imediatamente otimizado com um programa de emissão de boletos.

– Agilidade na emissão: os dados pertinentes aos seus clientes que deverão constar nos boletos serão inseridos uma única vez, independentemente da quantidade de boletos que serão gerados.

Saiba mais –> Vantagens de ter um sistema para emitir NF-e e boletos!

Emitir Boleto PagSeguro: como funciona?

A PagSeguro é uma das plataformas mais utilizadas pela maioria dos empreendedores, principalmente os de médio e pequeno porte. Emitir boleto PagSeguro funciona de forma bem fácil e simples e você pode contar ainda com os recursos e serviços bancários do PagBank, que não possui qualquer taxa.

A única taxa existente é sobre os boletos emitidos e pagos. A PagSeguro conta ainda com uma das mais eficientes plataformas para pagamentos e recebimentos online, seja para o seu website, blog ou loja virtual.

Conheça a Integração GestãoClick + PagSeguro!

Como Gerar Boleto no Mercado Pago?

O Mercado Pago é também uma das plataformas mais seguras, eficientes e práticas para pagamentos, recebimentos e emissão de boletos, contando ainda com total integração com a sua própria plataforma de negócio.

E todas as formas de pagamento do Mercado Pago irão se conectar ao seu software de gestão empresarial do GestãoClick, o que significa mais agilidade e ganho de tempo. A consequência disso tudo? Redução de custos, com certeza.

E gerar boletos no Mercado Pago é super simples, e é feito diretamente na hora da venda, onde o comprador vai optar por esta modalidade. E o melhor: sem custo adicional!

É muito importante contar com um Sistema de Cobrança que te ajuda a diminuir inadimplência e aumentar o lucro. Sua empresa precisa do ERP GestãoClick! Teste grátis e conheça todas as nossas integrações com meios de pagamentos:


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

2 Comentários
  1. meu zap 19989581637 quero gerar um boleto e nao consigo como posso fazer

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo