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Formas de pagamento: a importância da variedade

O atendimento ao cliente pode ser melhorado a partir da ampliação das formas de pagamento. Veja a importância de oferecer uma maior variedade de opções!

Por GestãoClick
Atualizado em
Formas de pagamento: a importância da variedade

A diversificação de formas de pagamentos é uma estratégia de negócio cada vez mais exigida pelo mercado. Os sinais de que a economia está melhorando é uma injeção de ânimo na vida de empresários de todos os setores. Além disso, a circulação prevista de R$42 milhões por meio da liberação do FGTS poderá aumentar a demanda por consumo.

Nesse sentido, os empreendedores podem e devem se beneficiar desse período para não perder clientes. Diversificar pagamentos em um negócio de pequeno e médio porte pode ser a solução para enfrentar a concorrência das gigantes do mercado. Sem dúvida, os grandes empreendimentos já oferecem o máximo de opções para os clientes efetuarem pagamentos.

Por isso, vamos falar sobre a melhoria do atendimento ao consumidor a partir da ampliação nas formas de pagamento. Continue a leitura e descubra como oferecer uma maior variedade de opções e, de quebra, otimizar a gestão financeira do seu negócio!

A importância de oferecer variedades para o consumidor

Uma coisa é fato. Não adianta planejar um modelo de recebimentos que não contempla todas as necessidades dos seus clientes. Afinal, cada venda e contratação de um serviço é de suma importância para fechar as contas no azul.

Sendo assim, vale a pena investir em formas de pagamento variadas, inclusive pela internet. Quanto mais possibilidades sua empresa disponibilizar, maior a quantidade de clientes que poderá absorver. Assim, um pequeno negócio consegue competir de igual para igual com grandes empresas do nicho de mercado.

Veja os métodos mais procurados pelos clientes

Boleto bancário

Para começar, o boleto bancário é uma das formas de pagamento mais seguras do mercado. Ainda mais porque, desde 2018, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) implementou o fim do boleto sem registro. Assim, ficou mais fácil proteger clientes de possíveis fraudes.

O boleto é uma opção muito popular entre os brasileiros desbancarizados, isto é, aqueles que não possuem conta em banco. Simples e prática, essa modalidade de pagamento pode ser paga em bancos, caixas eletrônicos, farmácias, lotéricas e internet banking. Além da versão impressa, existe ainda o boleto online que pode ser pago apenas utilizando a linha digitável.

Uma vantagem para empreendedores é a possibilidade de acrescentar juros e multa em caso de vencimentos. Por outro lado, uma das desvantagens é o risco de inadimplência ou desistência da compra.

Carnê

Em síntese, o carnê é um conjunto de boletos emitidos para pagamentos de vendas parceladas. Ele é muito utilizado por empresas que prestam serviços contínuos, como faculdades, escolas de idiomas e condomínios.

Dessa forma, o carnê se mostra uma forma de pagamento que auxilia o empreendedor na manutenção de uma renda mensal fixa.

Assim como o boleto, também é possível acrescentar juros e multa. Outra vantagem é possibilitar ao cliente o parcelamento de valores altos, divididos entre o número de meses correspondentes. Como desvantagem, o risco de inadimplência também é grande. Além disso,  a emissão do carnê depende de uma análise de crédito.

Cartão de crédito

Por fim, o cartão de crédito é o último item da lista, mas não menos importante. Ele é um dos principais meios de pagamento atuais, principalmente entre o público mais jovem. Como principal atrativo, em geral, ele dá ao cliente a possibilidade de parcelar compras em até 12 vezes.

Na comparação com o boleto, a rapidez na confirmação do pagamento é um dos destaques em uma operação aprovada.

Outra vantagem é a compensação automática do pagamento. Assim, mesmo que o cliente não efetue o pagamento da fatura, a empresa responsável pela bandeira repassa o valor ao vendedor. No entanto, em muitos casos é possível ter que esperar até 30 dias para receber os repasses.

O que levar em consideração na hora de escolher?

A escolha de quais formas de pagamento devem ser incorporadas ao negócio requer cuidados. É claro que, quanto mais opções, maior a possibilidade de alcançar um cliente em potencial. No entanto, é preciso estar atento às taxas aplicadas por bancos para diferentes opções.

Por isso, estude as preferências e o perfil do seu público-alvo. Se você lida com pessoas mais velhas, é bem provável que muitas delas tenham aversão ao cartão de crédito. Nesse caso, priorize opções que valorizem a compra em dinheiro, mesmo que parcelado. O boleto, nesse caso, se destaca como uma ótima solução.

Da mesma forma, você enquanto empreendedor deve estar atento aos prazos de compensação e à disponibilização do recebimento. Afinal, não é interessante esperar semanas para receber o valor de uma venda ou prestação de serviço.

A seguir, vamos mostrar que existem alternativas para incorporar várias opções de pagamento e ainda contar com a possibilidade de ter o recebimento antecipado. Continue a leitura!

Diversifique as opções de pagamento em seu negócio!

Quer saber como facilitar o processo de diversificação e ainda economizar tempo e dinheiro? A resposta para isso pode estar na terceirização do serviço de cobrança.
A melhor forma de diversificar recebimentos é impulsionar a experiência do cliente por meio de um intermediador de pagamentos.

Os intermediadores são empresas especialistas no desenvolvimento de plataformas que facilitam o processo de compra. Os sistemas agrupam em um único espaço várias soluções de pagamento.

Com a adoção de um sistema de pagamento online, o empreendedor deixa de negociar diretamente com bancos e administradoras de cartão. Todo o trabalho é feito pelo intermediador. Assim, as plataformas dão todo o suporte técnico e estrutural relacionado à programação e integração com os sistemas bancários.

Além disso, o intermediador de pagamentos possui diversas ferramentas que auxiliam na proteção de vendedores e compradores. O sistema antifraude, por exemplo, traz mais segurança uma vez que evita chargebacks e prejuízos.

Mais vantagens dos intermediadores de pagamentos

Organização da gestão financeira

O sistema integrado dos intermediadores tem a missão de ajudar na redução de custos. Ele oferece funcionalidades que permitem à empresa contratante mais agilidade na venda de produtos e oferta de serviços.

Nesse sentido, um bom intermediador disponibiliza o acompanhamento de diversos dados por parte do contratante. Além dos relatórios diários, é possível acessar um painel de controle com dados como:

  • saldo de devedores;
  • taxa de inadimplência;
  • dados completos das últimas transações feitas;
  • ticket médio;
  • resultados das análises de crédito, entre outros dados relevantes.

Assim, é possível realizar um monitoramento financeiro total, o que ajuda no planejamento de ações e antecipação de soluções emergenciais.

Facilidade de acesso

intermediador de pagamentos possui ainda um sistema altamente intuitivo e adaptável a qualquer negócio. É possível, por exemplo, integrar a plataforma do intermediador ao site da empresa, no caso de contar com serviços online. Para o internauta, isso gera uma experiência mais transparente e segura.

Tarifas menores que dos bancos

Outra vantagem na contratação de intermediadores está na cobrança de tarifas apenas sobre as operações finalizadas. Na maioria dos intermediadores, o acesso à plataforma é realizado sem mensalidade. As tarifas das cobranças emitidas são pagas pelo contratante somente após o cliente final efetuar o pagamento. Ou seja, se a cobrança emitida não for paga, o cliente da plataforma não tem qualquer custo.

Nesse quesito, a Gerencianet foi o primeiro intermediador do país a emitir boleto sem a cobrança de tarifa de registro. A plataforma gerencia o recebimento por parte do cliente e, se for o caso, repassa o valor com o desconto da tarifa.

Na comparação com os bancos, as tarifas dos intermediadores são muito menores. Veja alguns exemplos:

  • nos bancos, a tarifa para emitir boletos é, em média, R$ 3,50. Na Gerencianet não há cobrança;
  • alguns bancos chegam a descontar cerca de R$ 10 para compensar a mensalidade, o que não acontece na Gerencianet;
  • no caso de cancelamento, é provável que o empreendedor precise arcar com pelo menos R$ 1,65 por boleto nos bancos. A Gerencianet não cobra tarifa desta natureza.

Assim, o valor a ser recebido pelo empreendedor contará com as tarifas descontadas. Isso conforme os valores definidos na contratação do serviço ou durante a negociação comercial.

Emissão de relatórios

Uma gestão financeira eficiente necessita de uma análise minuciosa de dados. É a partir de muitos deles que um empreendimento pode otimizar processos, identificar melhorias e até cortar gastos.

O sistema da Gerencianet, por exemplo, conta com o recurso de emissão de relatórios sem cobrança adicional. Sempre no final da tarde, a plataforma gera e envia relatórios por e-mail com a relação de recebimentos do dia.

Viu só como diversificar pagamentos é um dos primeiros passos para profissionalizar o seu negócio? Ao oferecer uma variedade nas formas de pagamentos por meio de um intermediador, o gestor consegue um diferencial estratégico. Assim, fica mais fácil negociar e transformar um consumidor pontual em cliente fiel.

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O GestãoClick é um sistema de gestão empresarial inovador que simplifica o dia a dia dos empreendedores. Nosso time conta com profissionais especialistas em SaaS, tecnologia, finanças, marketing, vendas e muito mais.

1 comentário

  1. Cibele 27 de abril de 2022 as 09:14

    Tem formas mais Rápidas de resolver os pagamentos,mais é importante verificar se tem algum juros.

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