Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » MEI » Melhores bancos para abrir uma conta MEI em 2023

Melhores bancos para abrir uma conta MEI em 2023

Você sabe quais são os melhores bancos para abrir uma conta MEI em 2023? Existem diversas opções no mercado de instituições financeiras que são mais vantajosas para os microempreendedores individuais.  É importante analisar, então, todas as alternativas. Assim, fica mais fácil identificar quais delas oferecem melhores soluções para o seu negócio em termos de gestão […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Melhores bancos para abrir uma conta MEI em 2023

Você sabe quais são os melhores bancos para abrir uma conta MEI em 2023? Existem diversas opções no mercado de instituições financeiras que são mais vantajosas para os microempreendedores individuais. 

É importante analisar, então, todas as alternativas. Assim, fica mais fácil identificar quais delas oferecem melhores soluções para o seu negócio em termos de gestão financeira e contabilidade. 

Quais facilidades um banco pode oferecer para quem é MEI?

Algumas soluções podem ser mais relevantes para certos tipos de negócio do que outros. Muitas vezes, quem atua como MEI, como empreendedor autônomo, necessita de menos recursos do que empreendedores que já empregam uma pessoa ou realizam venda direta de produtos, por exemplo.

De modo geral, dentre as principais funcionalidades que um MEI pode buscar, estão a isenção de tarifas, a diversificação de recursos de pagamento, acesso à maquininhas de cartão e a oferta de crédito acessível. 

O que um MEI deve saber na hora de escolher um banco?

Antes de averiguar quais são os melhores bancos para abrir uma conta MEI em 2023, é importante que o profissional tome conhecimento de algumas informações.

A primeira delas é o fato de que o Microempreendedor Individual não é obrigado, por lei, a ter uma conta bancária exclusivamente dedicada à sua empresa. No entanto, realizá-la é recomendável porque permite ter acesso a algumas vantagens. 

Muitas instituições exigem que o pagamento pela prestação de serviço seja creditado em nome da empresa, como consta na nota fiscal. Por isso, é interessante abrir uma conta bancária apenas para essas movimentações, o que permite prestar serviço para mais empresas com essa exigência.

Outra vantagem que a abertura de conta proporciona ao MEI é a maior facilidade para acessar microcréditos, ou seja, empréstimos de pequeno valor. Esse tipo de serviço financeiro é especializado em empresas pequenas, portanto, não consegue ser acessado por clientes pessoa física. 

Apesar de não ser obrigatório em termos legais, há outro fator que faz com que seja bastante recomendável a abertura de uma conta MEI. No caso, a diferenciação do dinheiro da Pessoa Física para o dinheiro da empresa, Pessoa Jurídica.

Muitos empreendedores, especialmente iniciantes, cometem o erro de interligar as duas contas ou de misturar as entradas, e isso acaba sendo prejudicial à gestão do negócio. Ter essa organização de separar a movimentação financeira facilita a organização e o controle financeiro da sua vida profissional. 

Quais são os melhores bancos para abrir uma conta MEI em 2023?

Nessa listagem, utilizamos alguns critérios para realizar a seleção das instituições financeiras. São eles: mensalidade gratuita, oferta de maquininhas de cartão e fácil acesso a microcrédito. Também foram usadas avaliações de consumidores no Reclame Aqui e em lojas de app. 

PagBank PJ

Esta é uma das melhores opções de conta para quem atua como Pessoa Jurídica. Isso porque a conta MEI do PagSeguro oferece diversos serviços e facilidade de acesso aos recursos disponíveis. 

É possível, assim, fazer a gestão de todas as transações financeiras do negócio em uma única plataforma gratuita. Além disso, o microempreendedor tem acesso às máquinas do PagSeguro e pode obter empréstimos com taxas de juros mais baixas que as do mercado convencional. 

Outra vantagem dessa conta é ter acesso a cartão internacional e o próprio rendimento da conta, que rende acima da poupança. O banco possui ótimas avaliações na plataforma Reclame Aqui.

Mercado Pago

O Mercado Pago se tornou um banco digital em 2022 e também oferece conta MEI. Assim como a primeira opção, ele oferece uma boa quantidade de serviços financeiros, que facilitam a vida do microempreendedor. 

É possível contar com soluções de pagamento online, além de ferramentas de gestão dos negócios de forma direta pelo aplicativo. A única tarifa paga é para saque no banco 24 horas. 

Banco Inter

Quando se fala em contas digitais no Brasil, é preciso sempre falar em Banco Inter, tamanha a relevância da instituição nesse segmento. Há anos ele é uma das melhores opções em banco digital e também oferece diversas vantagens para quem abre uma conta MEI. 

A conta do Banco Inter é completamente gratuita e oferece isenção para recursos fundamentais para o microempreendedor, como emissão de boletos e PIX. 

Além disso, é possível obter um cartão de crédito sem tarifas, maquininha de cartão e recebimento via QR Code gratuito. Outro diferencial da instituição é o atendimento 24 horas. 

MEI Fácil da Neon

Este é um serviço pensado exclusivamente para microempreendedores individuais. De modo geral, ela é mais simples em relação à oferta de recursos. No entanto, cumpre bem as principais funcionalidades como tarifas gratuitas, gestão de recebimentos e pagamentos, emissão de notas fiscais e disponibilização de máquinas de cartão. 

Essa alternativa é muito bem avaliada pelos consumidores, tanto nas lojas de aplicativos quanto no site Reclame Aqui. Pode ser uma boa opção para quem deseja uma solução mais simplificada. 

PJ NuBank

Essa conta também oferece diferentes funcionalidades para o microempreendedor. Dentre elas, podemos destacar as mensalidades gratuitas, transferências ilimitadas, gestão de pagamentos direto pelo aplicativo e suporte 24 horas.

Uma desvantagem dessa conta é em relação às tarifas para saque e emissão de boletos. Elas custam, respectivamente, R$ 6,50 e R$ 3,00.

Banco BMG

Dentre os bancos convencionais, o Banco BMG é a melhor alternativa para quem deseja abrir uma conta MEI. Isso porque eles oferecem uma opção de conta gratuita para quem é PJ. 

Assim, essa conta oferece cartão sem anuidade, isenção de saques, possibilidade de investimentos e recursos de cashback. Também disponibiliza empréstimos pessoais exclusivos para quem é MEI. Contudo, como outros bancos convencionais, a cobrança de tarifas para determinados serviços. 

Quais são os bancos já homologados com o GestãoClick para emissão de boletos com registro?

Os boletos com registros devem contar, de forma obrigatória, com a identificação do cliente que vai efetuar o pagamento, por meio do seu CPF ou CNPJ. 

Agora todas essas informações devem ser passadas para o banco, o que anteriormente não acontecia de forma obrigatória. Ele deve contar também o prazo limite e valor a serem pagos. 

Essa mudança da obrigatoriedade do registro é positiva porque permite um maior controle sobre a emissão de faturas e identificação em relação aos pagamentos. Os boletos sem registro eram mais difíceis de detectar, portanto, eram mais suscetíveis a prejuízos. 

Os bancos homologados com a GestãoClick para realizar boleto com registro são Banco do Brasil, Banrisul, Banco do Nordeste, Bradesco, Itaú, Santander, SICOOB e Sicredi. 

Se você precisa realizar a abertura de MEI em breve, considere escolher uma das opções de melhores bancos para abrir uma conta MEI em 2023. Dessa forma, você consegue obter mais vantagens para realizar a gestão do seu negócio. 

Conheça mais sobre a GestãoClick

Se você quer aprender as melhores práticas para realizar a gestão do seu negócio de forma mais  fácil, eficiente e prática, acesse os conteúdos exclusivos da GestãoClick sobre o tema no blog e no site!

Experimente grátis o GestãoClick
Gestão do seu negócio
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo