Tipos de ERP: Dicas para Você se Tornar um Expert!


Tipos de Sistemas ERP para sua empresa!
Você sabe o que é ERP? Conseguir ter processos fluindo com mais rapidez em sua empresa, garantir a melhor gestão de recursos e impulsionar seus funcionários para uma maior eficiência e consequentemente produtividade esbarra em soluções, na maioria delas tecnológicas, que venham suprir esta necessidade.

O ERP é uma destas soluções e, porque não dizer, a principal delas. Mas nem tudo é tão simples, tendo visto que a escolha da ferramenta adequada de gestão para uma empresa, como o software ERP, requer atenção e muita cautela, seguindo sempre o objetivo principal de alcançar melhores resultados.

Neste guia você vai ficar sabendo mais sobre os softwares ERP e sua funcionalidade, quais os tipos de sistemas ERP que existem e quais os tipos de ERP no mercado mais utilizados. Acompanhe.


O que são sistemas ERP?


ERP - Enterprise Resource Planning significa, resumidamente falando, o “Planejamento dos recursos da empresa”. Por esta simples definição já se é possível perceber a importância desta ferramenta para uma empresa.

Os sistemas ERP são  softwares que de um modo geral conseguem integrar todos os dados e processos de uma empresa. Logo, todos eles estarão devidamente a disposição de quem quer que seja, desde um diretor ao vendedor na outra ponta.

Trata-se de uma importante plataforma de software projetada exclusivamente para unir os diversos departamentos de uma empresa, automatizando-os de forma eficiente, geralmente com dados armazenados na Nuvem, possibilitando um fluxo de informações seguro, único, consistente e de fácil acesso.
 

Quais os Tipos de ERP?


Vários tipos de ERP surgiram no Mercado. Alguns deles são bem segregados e específicos e outros bem mais completos, disponibilizando módulos que atendem a praticamente todas as áreas de uma empresa.

Muitos gestores, ao pensarem em recursos tecnológicos para a sua organização, acreditam que estão gerando custos desnecessários. No entanto, não se trata de custo e sim de investimento.

Os resultados a curto e médio prazos irão representar a redução de custos, processos otimizados e informações mais seguras e confiáveis, equipes rendendo mais o que, ao final, terá como consequência inevitável aumento de lucros.

Enfim, buscar no mercado sistemas ERP mais baratos, como forma de economizar e evitar custos maiores à empresa, pode representar em um curto espaço de tempo prejuízos financeiros.
 

3 Tipos de Sistemas ERP

1 - ERP BackOffice para E-commerce

Ele não é bem um ERP e pode ser considerado como uma ponte de ligação ao ERP legado (vide abaixo), mas não envolve gerenciamentos fiscais e nem tão pouco contábeis. Financeiramente é mais barato, no entanto, funcionalmente pode não atender a todas as expectativas e necessidades de uma empresa.
 

2 - ERP Legado

Já foi muito utilizado, principalmente porque foi um dos pioneiros. No entanto, na atualidade, sofreu uma forte defasagem tecnológica frente aos sistemas ERP da atualidade, além de não ter quem realize manutenção.

Assim, optar pelo legado pode engessar processos e o custo, inicialmente menor, pode se transformar em prejuízos mais à frente com a necessidade de investir em outros softwares ou mesmo readequando equipes de trabalho com atividades manuais que poderiam estar automatizadas.
 

3 - ERP Engessado

É um tipo de sistema ERP bem mais barato. No entanto, como o próprio nome já indica, ele não oferece tantos recursos funcionais para a empresa. Se a intenção de sua empresa é crescer, este tipo de ERP Engessado não é recomendado.

O custo menor inicial também pode se transformar em prejuízo no futuro, ao ter que adquirir sistemas mais sofisticados, readequar processos e treinar novamente equipes de trabalho.
 

Tipos de Sistema ERP: Conheça os Principais


Escolher um sistema ERP para a sua empresa deve levar em consideração uma série de fatores ou, como já adiantamos logo acima, o “investimento” vai se transformar em “prejuízo”.

Ao procurar por este sistema, é necessário ter um entendimento sobre as reais necessidades da empresa e também tentar conhecer bem os recursos e funcionalidades tecnológicas dos principais tipos de sistema ERP no mercado. Conheça então os principais:

Sistema SAP

É um sistema poderoso, com sua estrutura em Nuvem e projetado para conseguir atender as necessidades de empresas de todos os portes. Seu custo é um tanto elevado, mas é funcional.

• Sistema Totvs

Ficou recentemente bem conhecida, principalmente por seu investimento em propaganda e marketing, projetando-a de vez no mercado. Foi estruturado como mobile-first como foco, e é uma ferramenta 100% integrada à Nuvem.
 
• Sistema Oracle

Muito conhecido e utilizado no mercado, se apresentando como uma das principais soluções deste. Também está totalmente na Nuvem (ERP Cloud) e apresenta soluções completas para os softwares ERP de sua empresa.

• Sistema Linx

O Linx pode ser considerado um verdadeiro especialista em softwares de gestão empresarial (ERP e POS). Foi criado em 2004 e é totalmente focado no varejo brasileiro. Ele é muito importante na integração de lojas físicas, por exemplo, e também é muito conhecido no mercado.
 

Tipos de ERP mais usados

Ao considerarmos os tipos de sistemas ERP que existem versus os tipos de ERP no mercado, o que se tira de conclusão é que praticamente todos consideram os recursos ERP Cloud como fundamentais.

O entendimento disto é fácil, afinal, toda a informação estará à disposição de qualquer colaborador, previamente autorizado a acessar a mesma, em qualquer lugar do mundo, bastando, para tanto, ter acesso à internet.

E então ainda pode ficar a dúvida: qual sistema de gestão empresarial escolher? Nossa dica é um sistema que já está no mercado há bastante tempo e é um dos mais usados no mercado e por inúmeras empresas, principalmente as de pequeno e médio portes.

Estamos falando do GestãoClick, um sistema ERP online bem completo e consegue integrar diversas áreas da empresa, automatizando-as e facilitando muito a vida do gestor e de todos os colaboradores.

Quase totalmente intuitivo, não requer muito treinamento, o que representa em ganho operacional mais que satisfatório para organização e inclui módulos como gestão de estoque, financeiro, contábil, orçamento e vendas, nota fiscal eletrônica, controle de acesso e muitos outros.

Funcional, também tem sua plataforma baseada em Nuvem, o que, como já foi demonstrado até aqui, é de suma importância para este tipo de recurso tecnológico.

Cadastre-se e faça o teste grátis para aproveitar as melhores funcionalidades e os benefícios de ter um sistema ERP em sua empresa!