Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » Tipos de ERP: Dicas para Você se Tornar um Expert!

Tipos de ERP: Dicas para Você se Tornar um Expert!

No mercado, existem vários tipos de ERP. Neste artigo abordamos os principais tipos para você escolher qual sistema ERP é melhor para sua empresa.

Por GestãoClick
Atualizado em
Tipos de ERP: Dicas para Você se Tornar um Expert!

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning traduzindo, “Planejamento dos recursos da empresa”. O ERP é uma ferramenta que tem por objetivo principal integrar os dados de áreas distintas de uma empresa. Por esta simples definição já é possível perceber a importância da ferramenta para seu negócio.

 

O sistema ERP centraliza todos os dados e operações da empresa. Desta forma permite aos gestores total controle dos processos em uma plataforma unificada.

No entanto, para garantir de forma assertiva o bom desempenho nas operações nas empresas é fundamental avaliar alguns critérios para a escolha do ERP tendo visto que a escolha da ferramenta adequada de gestão para uma empresa requer atenção e muita cautela, seguindo sempre o objetivo principal de alcançar melhores resultados.

Mas, você sabe quais são as principais funcionalidades e quais são os tipos de ERP?

 

Quais são as funcionalidades essenciais de um ERP?

Os sistemas ERP são essenciais para unir os diversos departamentos de uma empresa, automatizando-os de forma eficiente. Geralmente com dados armazenados em nuvem, possibilitando um fluxo de informações seguro, eficaz, e de fácil acesso.

Para que o sistema de gestão seja a solução ideal para seu negócio, é fundamental analisar se possui as funcionalidades ideais para seu negócio. Os módulos essenciais para gestão são:

  • Integrações
  • Vendas PDV
  • Gestão de estoque
  • Controle financeiro
  • Orçamento e vendas
  • Emissão de boletos e notas fiscais

Quais os tipos de ERP?

Vários tipos de ERP surgiram no Mercado. Alguns deles são bem segmentados e específicos e outros bem mais completos, disponibilizando módulos que atendem a praticamente todas as áreas de uma empresa.

Muitos gestores, ao pensarem em recursos tecnológicos para a sua organização, acreditam que estão gerando custos desnecessários. No entanto, um sistema ERP não se trata de custo e sim de investimento.

As principais vantagens de implementar um sistema ERP na sua empresa são:

  • Gestão unificada
  • Redução de custos
  • Processos otimizados
  • Aumento da produtividade
  • Informações mais seguras
  • Aprimoramento da gestão de estoque

Enfim, buscar no mercado sistemas ERP mais baratos, como forma de economizar e evitar custos maiores à empresa, pode representar em um curto espaço de tempo prejuízos financeiros.

Os resultados a curto e médio prazos irão representar a redução de custos, processos otimizados e informações mais seguras e confiáveis, equipes rendendo mais e até facilitar o processo para obter crédito com as fintechs integradas a ERPs o que, ao final, terá como consequência inevitável aumento de lucros.


Sistema ERP Online

3 Tipos de Sistemas ERP

1 – ERP BackOffice para E-commerce

Pode ser considerado como uma ponte de ligação ao ERP legado, mas não envolve gerenciamentos fiscais e nem tão pouco contábeis. Financeiramente é mais barato, no entanto, funcionalmente pode não atender a todas as expectativas e necessidades de uma empresa.

2 – ERP Legado

Já foi muito utilizado, principalmente porque foi um dos pioneiros. No entanto, na atualidade, sofreu uma forte defasagem tecnológica frente aos sistemas ERP da atualidade, além de não ter quem realize manutenção.

Assim, optar pelo legado pode engessar processos e o custo, inicialmente menor, pode se transformar em prejuízos mais à frente com a necessidade de investir em outros softwares ou mesmo readequando equipes de trabalho com atividades manuais que poderiam estar automatizadas.

3 – ERP Engessado

É um tipo de sistema ERP bem mais barato. No entanto, como o próprio nome já indica, ele não oferece tantos recursos funcionais para a empresa. Se a intenção de sua empresa é crescer, este tipo de ERP Engessado não é recomendado.

O custo menor inicial também pode se transformar em prejuízo no futuro, ao ter que adquirir sistemas mais sofisticados, readequar processos e treinar novamente equipes de trabalho.

tipos-de-erp

Sistema ERP Cloud

Ao escolher um sistema ERP para a sua empresa deve-se levar em consideração uma série de fatores e de ele pode ser facilmente acessado e gerenciado.

Ao procurar por este sistema, é necessário ter um entendimento sobre as reais necessidades da empresa e também tentar conhecer bem os recursos e funcionalidades tecnológicas dos principais tipos de sistema ERP no mercado.

O GestãoClick, por exemplo, é um sistema simples e prático de ser utilizado, com estrutura complemente online que facilita a vida de micro, pequenas e médias empresas de forma prática a organizar e controlar a gestão de seu negócio em poucos cliques, com o melhor custo benefício do mercado.

tipos-de-erp

Tipos de ERP mais usados

Ao considerarmos os tipos de sistemas ERP que existem versus os tipos de ERP no mercado, o que se tira de conclusão é que praticamente todos consideram os recursos ERP Cloud como fundamentais.

O entendimento disto é fácil, afinal, toda a informação estará à disposição de qualquer colaborador, previamente autorizado a acessar a mesma, em qualquer lugar do mundo, bastando, para tanto, ter acesso à internet.

E então ainda pode ficar a dúvida: qual sistema de gestão empresarial escolher? Nossa dica é um sistema que já está no mercado há bastante tempo e é um dos mais usados no mercado e por inúmeras empresas, principalmente as de pequeno e médio portes.

Estamos falando do GestãoClick, um sistema ERP online completo que integra diversas áreas da empresa, automatizando-as e facilitando muito a vida do gestor e de todos os colaboradores.

Totalmente intuitivo, referência no mercado e com suporte eficaz e gratuito, o que representa ganho operacional mais que satisfatório para organização.

Tem módulos cruciais como gestão de estoque, financeiro, contábil, orçamento e vendas, nota fiscal eletrônica, controle de acesso e muitos outros.

Tem sua plataforma baseada em nuvem, que como já foi demonstrado até aqui, é de suma importância para este tipo de recurso tecnológico.

Cadastre-se e faça o teste grátis para aproveitar as melhores funcionalidades e os benefícios de ter um sistema ERP em sua empresa!

Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!