Modelo de proposta comercial para conquistar mais clientes


Modelo de proposta comercial para conquistar mais clientes

O software de gestão empresarial online GestãoClick criou um modelo de proposta comercial para auxiliar as atividades da sua empresa no setor de vendas e prospecção. Junto nesse texto você também receberá dicas para melhor formulação da sua proposta e relação com os clientes. É muito importante que estejam claros na proposta os valores por cada serviço, produto ou trabalho oferecido.

Funções da proposta comercial

Objetividade e clareza, a proposta comercial deve explicar de forma direta o que será negociado, quem prestará o serviço, onde, quando, quanto tempo será gasto, o que cada parte deve fornecer, preço de cada serviço, produto e trabalho. A função da proposta comercial é estabelecer um “contrato”, um acordo entre partes, para pré-estabelecer diretrizes, e evitar discussões futuras. 

modelo de proposta comercial

O Formato Ideal

1. Capa/Título

Em caso de uma proposta impressa capriche no material, tipo de papel, e faça uma capa, se possível, com as logomarcas das empresas envolvidas. No caso de proposta online, não deixe de gerar o arquivo em no formato PDF, para envio por e-mail. O que precisa estar em foco são as impressões que você vai causar nos seus clientes. Quanto mais você impressioná-los, maiores serão suas chances de fechar contrato. 

2. Índice Explicativo

Para facilitar o entendimento de seu futuro cliente enumere os tópicos que serão tratados ao longo de sua proposta. Essa técnica deixa o texto mais direto e ajuda na interpretação.

3. Introdução

Aqui começa o diálogo escrito formal entre. Você tem que colocar aspectos de seu trabalho, produto ou serviço que conquistarão seu cliente. Além disso, é importante deixar claro no texto que sua empresa é a ideal para a necessidade dele.

4. Escopo da Proposta Comercial

Esse é o momento de escrever de forma técnica e precisa tudo que será oferecido. Elencando detalhes e observações necessárias. Como os prazos para a realização dos serviços e entrega de produtos.

5. Formas de Pagamento

Nesta etapa, você define qual será a forma de pagamento do serviço/produto exposto. É estratégico elencar ao menos duas formas de pagamento para facilitar a relação futura com o cliente.

6. Informações Finais

Conclua escrevendo um pouco mais sobre a sua instituição. Seus clientes mais bem sucedidos no mercado, parceiros e aspectos que julgar importante. Desse modo você ganha em credibilidade com o cliente. 
 

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O envio da proposta comercial não encerra a negociação é apenas o primeiro passo de uma relação que pode durar por muito tempo. Reuniões podem ser o próximo passo. Nesse cenário você precisa estar apto para ouvir seu cliente e oferecer o que ele precisa. Nossas dicas não são a única forma de passar por esse processo, mas uma das formas de aumentar suas vendas.




 

 



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