Proposta comercial como fazer e conquistar mais clientes

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Uma palavra que está bastante em alta, hoje em dia, é personalização. Essa é uma estratégia de vendas bastante eficiente, já que tem o objetivo de fazer cada cliente se sentir único e especial. Empresas de diferentes segmentos do mercado podem personificar os seus produtos e serviços de modo a suprir as necessidades específicas de seus clientes.

Uma forma de apresentar esse produto ou serviço personalizado é por meio da proposta comercial, um instrumento de grande importância na hora de aumentar as vendas. E para saber mais sobre o assunto, confira neste artigo os tópicos a seguir sobre: proposta comercial como fazer e conquistar mais clientes.

O que é uma proposta comercial
Como fazer uma proposta comercial
Como tornar a proposta mais atrativa
Dicas ao fazer proposta comercial
Como ter mais sucesso com as propostas comerciais

O que é uma proposta comercial

Basicamente, a proposta comercial consiste em um tipo de contrato, onde o vendedor de um produto ou o prestador de um serviço deve registrar todas as especificidades da venda. Isso quer dizer que na proposta é preciso descrever o produto ou serviço e informar demais dados, como onde o serviço será executado, quando, qual o seu custo, duração do serviço, etc.

Também deve estar anotado o que mais for negociado entre as partes. É essencial que a proposta comercial seja objetiva e clara. No entanto, como ela pode ser usada para apresentar um produto ou serviço antes dele ser vendido, é também preciso que seja escrito de maneira a convencer o cliente da sua importância e qualidade.

É nesse sentido que a proposta comercial se torna uma grande aliada no momento de conquistar mais clientes. Por isso, nela deve constar argumentos favoráveis, a fim de aumentar as chances da sua empresa fechar negócio com um maior número de clientes. Assim, mesmo priorizando a objetividade é necessário incluir à proposta um tom argumentativo.

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Como fazer uma proposta comercial

Em tempos de mídias sociais por todos os lados, é importante rever a maneira de se comunicar com os clientes. Por mais que a internet permita uma comunicação mais direta e até mesmo mais íntima com o consumidor, é preciso que mantenha um tom de formalidade. Afinal, são transações comerciais e financeiras que exigem seriedade.

E a proposta comercial, que alia objetividade e ao mesmo tempo estimula o cliente a optar pelo seu serviço ou produto, é o instrumento certo para colocar em prática esse equilíbrio. Ou seja, é preciso seguir algumas recomendações gerais, como a estrutura do documento, e dar espaço à criatividade e à linguagem persuasiva.

Dessa forma, a proposta comercial deve contar com a seguinte estrutura:

Capa com título da proposta;
Índice com os tópicos enumerados para facilitar o seu manuseio;
Introdução com um breve histórico da empresa;
Escopo da proposta contendo todas as informações a respeito do produto ou serviço oferecido;
Formas e condições de pagamento;
Informações finais onde é possível citar alguns dos clientes para ganhar credibilidade.

Como tornar a proposta mais atrativa

Mesmo usando modelos padronizados de propostas comerciais é possível incluir um tom pessoal ao documento, de modo a personalizá-las, tornando-as mais atrativa para o consumidor em potencial que vai recebê-la. Além disso, conforme o produto ou serviço, você pode incluir mais informações relevantes.

E é na etapa do escopo onde é possível colocar em prática essa personalização, dando destaque às vantagens do que é oferecido, a fim delas irem ao encontro das necessidades do cliente prospectado.Afinal, produtos e serviços têm benefícios variados, sendo que alguns são mais atrativos para determinados clientes e outras qualidades interessam a outros consumidores.

Por isso, você precisa conhecer as necessidades específicas do prospectado e dar ênfase ao que o produto ou serviço pode fazer por ele que melhor vai estimulá-lo a fechar negócio. Nesse momento, é preciso ainda falar um pouco sobre a história da empresa, mostrando a sua expertise e garantindo que é a escolha mais assertiva.

Dicas ao fazer proposta comercial

Além de um texto claro e convincente, existem algumas dicas que ajudam a tornar a proposta comercial mais eficiente. Entre elas, a importância de um documento bem organizado. Mesmo que ele seja enviado em arquivo digital deve seguir a mesma estrutura que se fosse impresso, para garantir a uniformidade.

E quando enviada digitalmente, o mais indicado é que a proposta esteja em arquivo PDF. Não se esqueça de ainda usar folhas timbradas, com a logomarca da sua empresa para melhor identificação. Também é importante a organização para fazer a proposta, por isso, reúna todas as informações necessárias para então começar a redigi-la.

No escopo, é preciso que haja o maior número de informações possíveis, todas bem detalhadas para não dar margem às dúvidas a respeito do produto ou serviço que o cliente pode adquirir. Nesse caso, pode ser preciso ainda incluir prazos, bem como um cronograma, os quais devem estar bem avaliados para que sejam seguidos.

Já na hora de informar o valor total, o melhor é que, se possível, sejam apresentados de forma separada todos os valores referentes a cada etapa do serviço. Assim, a informação fica transparente e bem justificada para o cliente. É adequado ainda mostrar quais as condições de pagamento.

Como ter mais sucesso com as propostas comerciais 

Por fim, não se esqueça de revisar a proposta comercial antes de enviá-la ao cliente e, se ele não retornar depois de alguns dias, entre em contato para saber se a proposta foi recebida. Essa é a sua oportunidade de mostrar que está à disposição para esclarecer dúvidas e que a proposta pode ser alterada caso ele precise de algo diferente.

Quem faz muitas propostas comerciais, todos os dias, pode usar modelos padronizados para facilitar o seu trabalho. Mesmo assim, não pode deixar de lado a personalização da proposta para o seu cliente. Oferecemos um modelo que pode ser usado por empresas de diferentes segmentos de mercado.

Clique aqui para baixar o modelo de proposta comercial que, além de melhorar a apresentação de seus serviços, pode dar mais dinamismo a sua rotina e aumentar suas vendas.

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