De todos os processos que envolvem a criação de uma empresa, o naming é um dos mais importantes – e legais. Isso porque é…
Comece a prospectar e ganhar mais clientes de forma simples e rápida com o nosso modelo de proposta comercial completo. Aproveite, é grátis!
Enviar propostas comerciais é um passo essencial na prospecção de clientes. É por meio desse documento que você apresenta os serviços, quais atividades eles envolvem e como você vai desenvolvê-los para atender às necessidades dos clientes.
Ter um modelo de proposta comercial em mãos ajuda nessa tarefa. Muitas vezes, é preciso pensar em propostas personalizadas para as demandas de cada cliente. E, quando são vários clientes, essa atividade se torna demorada e custosa. Então, com um modelo, você pode otimizar o desenvolvimento das propostas, já sabendo quais pontos você precisa abordar.
Agora, você vai entender melhor o que é uma proposta comercial, qual a importância desse documento e como criar, e vai também poder baixar um modelo de proposta comercial grátis para facilitar a sua vida.
Acompanhe agora e baixe o modelo para a sua empresa!
Um modelo de proposta comercial é uma ferramenta de prospecção de clientes que as empresas podem adaptar para apresentar os seus serviços.
Nesse modelo, constam os principais tópicos que uma proposta deve conter. Então, a empresa deve editar o documento e adaptar a proposta conforme as suas características e de acordo com o perfil do cliente e da venda.
O modelo não deve ser um documento engessado. É importante que a empresa saiba usá-lo a seu favor, a fim de otimizar o tempo na elaboração de propostas comerciais, mas também personalizá-las para cada cliente e persuadi-los a fechar negócio.
Uma proposta comercial é uma oferta de serviços ou produtos destinada a um determinado cliente. Ela deve conter a descrição dos serviços, principalmente o detalhamento da execução e os valores, para que o cliente possa tomar sua decisão de compra com mais informações.
Não é necessariamente um documento, já que uma proposta pode ser feita oralmente, em uma reunião de negócios, por exemplo. Porém, quando a proposta comercial é escrita, o cliente pode analisar e compreender melhor o que a empresa oferece, além de registrar a oferta dos serviços e os valores propostos.
A proposta comercial é enviada após um contato inicial com prospects, depois que a empresa apresenta seu negócio e o cliente pede mais detalhes sobre os serviços. Portanto, quando uma empresa envia uma proposta comercial, os prospects já demonstraram algum interesse prévio nos seus serviços.
Então, é importante saber elaborar uma proposta comercial para fechar mais negócios. A intenção é persuadir o cliente a aceitar a proposta, deixando claro que a sua empresa vai atendê-lo da melhor forma e como ele pode se beneficiar dos serviços.
Vamos ver agora algumas dicas de como fazer uma proposta comercial, que consiga atingir seu objetivo principal: fazer o cliente fechar negócio com a sua empresa. Confira agora as melhores práticas:
Primeiramente, é importante definir o objetivo da sua proposta comercial. É claro que você quer que o seu cliente aceite a proposta e compre seus produtos ou serviços. Mas você também pode ter outros objetivos envolvidos.
Pode ser, por exemplo, que você queira aumentar as vendas de determinado serviço ou fazer seus clientes optarem por pagamentos à vista. Então, as propostas devem estar alinhadas aos seus objetivos maiores de marketing e vendas.
Conhecer a pessoa ou a empresa para quem você vai enviar a proposta comercial também é importante. Isso vai ajudar a formatar uma proposta que atenda às dores e necessidades do seu cliente, inclusive com valores e margens para negociação adequadas ao seu perfil.
Além disso, o perfil do cliente ajuda a definir a melhor linguagem e abordagem para a proposta. Pode ser que um cliente prefira uma proposta bem detalhada, enquanto outro gosta de um plano de trabalho mais direto.
Os objetivos da empresa e o perfil do cliente também são essenciais para definir o formato de proposta comercial mais adequado.
Você pode criar um documento digital e enviar por e-mail ou até pelo WhatsApp, para uma comunicação mais ágil. Outra opção é imprimir o documento e enviar como carta ou até mesmo entregar em mãos, o que geralmente dá um tom mais formal à proposta.
Antes de sair escrevendo a proposta, planeje os conteúdos do documento. Mais adiante, vamos ajudar você trazendo um checklist com o que uma proposta comercial deve conter.
Mas o mais importante é estruturar o documento de maneira informativa e persuasiva, para que o cliente se sinta apto a decidir sua compra e motivado a fechar negócio.
Muitas vezes, o desenvolvimento da proposta comercial varia conforme o valor dos serviços. Propostas de valor mais alto tendem a ser mais longas, para que o cliente entenda o porquê do preço e valorize o que a empresa oferece.
Elas também podem exigir reuniões presenciais para esclarecer pontos da proposta e despertar a confiança do cliente na sua empresa. Então, analise o valor dos serviços para definir a formatação mais adequada.
Depois de enviar as propostas, não fique apenas esperando o retorno dos clientes. É importante fazer um follow-up, ou seja, um acompanhamento das propostas enviadas.
Muitas vezes, a falta de retorno não significa falta de interesse. O cliente pode apenas não ter visto o e-mail, ou está com a agenda muito cheia e não conseguiu responder. Em outros casos, pode ser falta de interesse, mas vale a pena entrar em contato para tentar contornar as objeções do cliente ou se disponibilizar para atendê-lo em outro momento.
De qualquer forma, o contato da empresa com o cliente demonstra que você se importa com ele, e isso ajuda a estreitar o relacionamento. Só não seja aquele vendedor insistente — respeite a vontade do cliente que não quiser fechar negócio com a sua empresa.
Não pense que basta enviar centenas de propostas comerciais por e-mail e esperar que isso dê resultados. É importante estruturar os processos de vendas, de maneira que a proposta comercial seja apenas uma ferramenta para a equipe.No médio ou longo prazo, pense na criação de um departamento comercial, com processos definidos, metodologias de vendas, uma equipe específica e um sistema de gestão para administrar tudo isso. Dessa forma, você melhora o relacionamento com os prospects, profissionaliza a área de vendas e tende a ter melhores resultados.
Agora, vamos começar a entrar nos detalhes do documento que apresenta a proposta comercial. É importante que a proposta comercial traga informações completas para o cliente, de forma que ele possa tomar sua decisão com mais embasamento.
Isso não significa que você não possa marcar reuniões e encontros para resolver dúvidas e objeções do cliente, mas ele deve ter as informações essenciais já na proposta comercial. Assim, você demonstra transparência no processo de vendas e vai conquistando a confiança do cliente.
A seguir, vamos ver quais são os principais pontos que a proposta comercial deve conter.
AAfinal, quais são os pontos-chave de uma proposta comercial? Vamos desmembrar agora os principais elementos da proposta comercial:
Afinal, quais são os pontos-chave de uma proposta comercial? Vamos desmembrar agora os principais elementos da proposta comercial:
Afinal, quais são os pontos-chave de uma proposta comercial? Vamos desmembrar agora os principais elementos da proposta comercial:
✓ A quem se destina a proposta comercial;
✓ A apresentação da empresa e seus serviços;
✓ A inclusão da marca da empresa na identidade visual do documento;
✓ A contextualização do pedido da proposta comercial e das necessidades do cliente;
✓ A apresentação de como a empresa vai resolver o problema do cliente;
✓ O escopo dos serviços e a previsão de atividades, pessoas e materiais envolvidos;
✓ A definição de datas e prazos para a execução dos serviços;
✓ A discriminação de valores dos serviços.
Esses são os pontos principais de uma proposta comercial, mas é claro que você pode incluir outros elementos que tornem a proposta mais completa e persuasiva.
Um modelo de proposta comercial serve para estruturar o documento que você deve enviar ao cliente. Apresentar os serviços da empresa sem ter uma proposta comercial bem estruturada é um dos principais erros de empreendedores, já que isso pode transmitir falta de organização e profissionalismo.
Você pode ter uma boa ideia e uma boa argumentação para ofertar seus serviços aos clientes, mas é preciso saber montar uma proposta comercial para transmitir as informações de forma clara e persuasiva a eles. É isso que o modelo de proposta comercial ajuda a fazer, com todos os pontos que você precisa abordar, organizados de maneira lógica e eficiente.
Agora, vamos detalhar um pouco mais os benefícios de utilizar um modelo de proposta comercial na prospecção de clientes para a sua empresa. Entenda:
Um modelo de proposta comercial ajuda a profissionalizar os contatos com os seus clientes e, assim, transmitir mais credibilidade.
Sem um modelo, por outro lado, as pessoas podem enviar propostas desorganizadas e confusas, sem identificação da marca e com informações incompletas. Isso transmite falta de profissionalismo e pode fazer o cliente desistir da compra.
Um modelo traz os pontos essenciais que não podem faltar em uma proposta comercial. Assim, você não precisa quebrar a cabeça, toda vez que vai redigir uma proposta, para lembrar os tópicos que deve abordar.
Além disso, alguns textos se repetem de um cliente para outro — então, você pode aproveitá-los, sem precisar reescrevê-los toda vez.
O modelo de proposta comercial também ajuda a não esquecer de nenhuma informação importante. Já imaginou se você envia uma proposta sem apresentar os valores ou as atividades envolvidas? Depois, você terá que enviar um complemento, mas ocliente já vai perceber certo amadorismo no atendimento, entende?
O modelo determina um padrão de apresentação da proposta, mesmo que você adapte o documento a fim de personalizar para cada cliente. Assim, você adota uma estrutura que facilita o entendimento da proposta.
Sem um modelo, você pode se perder nas informações e descrições e tornar a proposta confusa para o cliente.
Para ajudar você na elaboração de propostas comerciais, criamos um modelo que contém os pontos-chave deste documento.
Faça o download gratuito agora mesmo e experimente! Você pode baixar o modelo de proposta comercial e usar na sua empresa, adaptando os elementos para as necessidades da sua empresa e para o perfil dos seus clientes.
A seguir, você vai saber quais são os principais pontos do nosso modelo de proposta comercial e como usar esse documento na sua empresa.
A intenção do modelo de proposta comercial da GestãoClick é facilitar a elaboração desse documento pela sua empresa. É só baixar e começar a editar.
Ao baixar o nosso modelo de proposta comercial, você vai ver algumas instruções no próprio documento, mas trouxemos aqui também os principais pontos:
Além de editar essas informações, inclua também a marca da sua empresa para criar uma identidade visual e siga esse padrão em todas as páginas. Assim, o cliente já começa a criar intimidade com a sua empresa.
Se você achar necessário, inclua ou exclua campos do nosso modelo de proposta comercial. Depois de baixá-lo, o documento é seu, e você deve adaptá-lo para melhor atender à sua empresa.
Então, gostou de conhecer o modelo de proposta comercial da GestãoClick? Baixe agora e comece a usar!
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