MODELO DE PROPOSTA COMERCIAL PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES

software de gestão empresarial online GestãoClick criou um modelo de proposta comercial para auxiliar as atividades da sua empresa no setor de vendas e prospecção. Junto nesse texto você também receberá dicas para melhor formulação da sua proposta e relação com os clientes. É muito importante que estejam claros na proposta os valores por cada serviço, produto ou trabalho oferecido.

Funções da proposta comercial

Objetividade e clareza, a proposta comercial deve explicar de forma direta o que será negociado, quem prestará o serviço, onde, quando, quanto tempo será gasto, o que cada parte deve fornecer, preço de cada serviço, produto e trabalho. A função da proposta comercial é estabelecer um “contrato”, um acordo entre partes, para pré-estabelecer diretrizes, e evitar discussões futuras. 
 

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O Formato Ideal

 

1. Capa/Título


Em caso de uma proposta impressa capriche no material, tipo de papel, e faça uma capa, se possível, com as logomarcas das empresas envolvidas. No caso de proposta online, não deixe de gerar o arquivo em no formato PDF, para envio por e-mail. O que precisa estar em foco são as impressões que você vai causar nos seus clientes. Quanto mais você impressioná-los, maiores serão suas chances de fechar contrato. 


2. Índice Explicativo

Para facilitar o entendimento de seu futuro cliente enumere os tópicos que serão tratados ao longo de sua proposta. Essa técnica deixa o texto mais direto e ajuda na interpretação.

3. Introdução

Aqui começa o diálogo escrito formal entre. Você tem que colocar aspectos de seu trabalho, produto ou serviço que conquistarão seu cliente. Além disso, é importante deixar claro no texto que sua empresa é a ideal para a necessidade dele.

4. Escopo da Proposta Comercial

Esse é o momento de escrever de forma técnica e precisa tudo que será oferecido. Elencando detalhes e observações necessárias. Como os prazos para a realização dos serviços e entrega de produtos.

5. Formas de Pagamento

 

Nesta etapa, você define qual será a forma de pagamento do serviço/produto exposto. É estratégico elencar ao menos duas formas de pagamento para facilitar a relação futura com o cliente.

 

6. Informações Finais


Conclua escrevendo um pouco mais sobre a sua instituição. Seus clientes mais bem sucedidos no mercado, parceiros e aspectos que julgar importante. Desse modo você ganha em credibilidade com o cliente. 
 

O envio da proposta comercial não encerra a negociação é apenas o primeiro passo de uma relação que pode durar por muito tempo. Reuniões podem ser o próximo passo. Nesse cenário você precisa estar apto para ouvir seu cliente e oferecer o que ele precisa. Nossas dicas não são a única forma de passar por esse processo, mas uma das formas de aumentar suas vendas.
 

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