4 Dicas de planejamento financeiro empresarial


4 Dicas de planejamento financeiro empresarial
O ano de 2017 começa com o país em recessão, e o desejo de toda população é ver o país e sua economia crescendo novamente. Nesse contexto, os empreendedores são fundamentais para restabelecer um cenário econômico mais confortável para todos. Para cumprir essa missão assaz complicada, o planejamento financeiro é crucial.

Ter capital em caixa para investir não é o bastante. Nem tampouco apenas executar uma atividade com qualidade. Em um mercado tão preso e doente, de concorrência acirrada e sem muitas chances para quem está começando, quem quer sobreviver precisa de planejar suas ações e se adaptar as constantes mudanças do cenário.
 
A falta de controle financeiro é um dos principais causadores do fechamento de empresas. De acordo com o SEBRAE, os principais motivos de falência são: a falta de planejamento e o descontrole do fluxo de caixa. O que sugere que com o passar do tempo as circunstâncias administrativas mudam e aquilo que foi previsto para ser executado em um contexto, pode vir a ser executado em outro ainda mais adverso. E nesse momento é preciso ter capacidade de adaptar ideias e planos a realidade do mercado.
 
A aplicação do capital, controle de produção, pesquisa de mercado, planilhas, leis tributárias, dados estatísticos, notícias, percepção do consumidor. Tudo precisa estar alinhado ao que uma empresa faz para que suas ações sejam mais corretas, no decorrer do tempo. Abaixo seguem 4 dicas para auxiliar suas ações em 2017.
 

1 - Elabore seu planejamento financeiro detalhado

 
O planejamento financeiro empresarial prevê custos primordiais de compra, produção, impostos e funcionários, custos com manutenção e outros itens. Com o controle financeiro, dificilmente a empresa vai fechar no vermelho, porque o empreendedor será capaz de ter a noção do quanto terá que faturar para que o caixa esteja positivo. Através do planejamento, você será capaz de fazer investimentos em produtos novos e criar estratégias para ter maior rentabilidade. Outro benefício do planejamento é indicar quais setores da empresa estão gerando mais gastos e assim reduzir despesas desnecessárias. O primeiro passo para o sucesso é o planejamento.

financeiro
Baixe nossa planilha de controle financeiro grátis!

 

2 – Estabeleça metas

 
Faça um levantamento de todos os setores de sua empresa, defina despesas e faturamento. Faça pesquisas de mercado, solicite orçamentos aos fornecedores, controle gastos operacionais, construa uma simulação de diferentes situações. Após esse processo, estabeleça objetivos viáveis para cada período do ano. Em que patamar espera estar na metade do ano? O que precisa fazer para alcançar o objetivo? Lembre-se sempre que você precisar estar em constante adaptação as mudanças do setor econômico, e não deixar se abater se algo não sair como esperado. Nesse momento, analise os motivos dos insucessos e transforme isso é base para novos planos e estratégias.


3 – Ofereça algo inédito


Se determinada matéria-prima está demandando alto investimento, convém pesquisar outros fornecedores, negociar preços. Gastos desnecessários com a energia elétrica, por exemplo, podem ser evitados com alguns ajustes na produção. Esse aspecto é crucial, pois das adversidades sempre surgem ideias para superar aquilo que parecia impossível. O grande diferencial que os consumidores procuram, e que o mercado valoriza, vem das ideias que conseguem baixar o custo de produção, distribuição e venda. Por isso, estude, invista em tempo criativo, para repensar o modo como você trabalha e produz. Se você quer chegar em lugares novos é preciso tomar caminhos diferentes.
 

4 - Use a tecnologia para que sua rotina melhore

 
O avanço tecnológico pode ajudar na gestão de sua empresa. Nesse sentido é interessante utilizar um software para te auxiliar no controle financeiro e na captação de dados úteis. Ter um sistema de controle financeiro vai te ajudar não apenas a organizar suas finanças, mas também a lidar com gráficos e a facilitar o recebimento de pagamentos.
 
Tal organização é possível, devido o fato desse tipo de sistema gerar boletos de pagamentos que amplia o controle financeiro, corta gastos e reduz a inadimplência. Considerado um dos melhores programas de gestão financeira, o GestãoClick é um completo sistema ERP de gestão empresarial, capaz de projetar o futuro das finanças de sua empresa. Totalmente baseado na internet, o software pode ser acessado inclusive do seu aparelho celular. Facilite sua rotina empresarial. Ganhe tempo, pois tempo é um bem valioso. Você tem um ano inteiro pela frente para realizar seus objetivos. Não desista de vencer.
 

Dicas extras:


Confira nosso passo a passo para aplicar no seu planejamento financeiro.
 

 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: