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5 dicas de ouro para sua empresa crescer exponencialmente em 2023

O ano de 2022 já é praticamente uma página virada na história. Logo, chegou a hora de começar o planejamento da próxima temporada. Neste artigo, inclusive, você confere 5 dicas infalíveis para sua empresa crescer exponencialmente em 2023. 

Por GestãoClick
Atualizado em
5 dicas de ouro para sua empresa crescer exponencialmente em 2023

Uma realidade do século XXI é um ambiente empresarial bastante dinâmico e cada vez mais competitivo. Em 2023, em um período pós-pandemia, esse cenário é ainda mais perceptível e emergente. Será que mesmo com essa nova realidade ainda é possível fazer o seu negócio crescer exponecialmente neste ano?

As empresas têm se adaptado à nova realidade do mercado, na qual os desejos e necessidades dos usuários estão em evolução constante.

Para te ajudar, separamos 5 dicas valiosas para você potencializar o desenvolvimento da sua empresa em 2023. De antemão, saiba que é preciso seguir critérios alinhados com a realidade econômica e com a cultura da empresa para não comprometer a saúde financeira da sua organização a curto, médio e longo prazo. Afinal, tudo é uma questão de planejamento

O que é crescimento exponencial?

Antes de tudo, você precisa, de fato, entender o que significa “crescer exponencialmente”. Para compreender esse conceito, utilizaremos duas perspectivas: a matemática e a mercadológica.  

De acordo com princípios matemáticos, o crescimento exponencial é quando há a interação de multiplicação entre um número atual e uma variável. Ou seja, do ponto de vista matemático, o crescimento exponencial não é constante, mas sim equivalente às métricas atuais.

Considere, por exemplo, uma empresa que, linearmente, tem a meta de fidelizar 5 clientes a mais por mês. Atualmente, possui 10, no mês seguinte terá 15, depois 20 e assim sucessivamente. Se pensar no crescimento exponencial, o foco pode ser aumentar em 50% a base de clientes a cada 30 dias. No primeiro mês, o resultado repetiria o salto de 10 para 15 clientes. Porém, no segundo mês, em vez de 20, o número seria 22. Já no terceiro, seria 33 e daí por diante. 

Já de acordo com as regras mercadológicas, o crescimento exponencial de uma empresa busca aumentar muito rapidamente o seu volume.

Nesse sentido, pense no “grau de crescimento” como o número que indica quantas vezes o resultado da empresa vai se multiplicar. Por exemplo: se o grau de crescimento for 3, significa que a empresa vai se multiplicar três vezes: 3 x 3 x 3 = 27. Isso mostra como o crescimento exponencial pode levar a um aumento significativo no tamanho e no sucesso de uma empresa.

Logo, aplicamos este mesmo conceito ao crescimento do valor de negócio de uma empresa, isto é, crescer com potência.

Tome nota: dicas para sua empresa crescer exponencialmente 

Antes de partir para as dicas, você precisa saber que o crescimento exponencial de um determinado negócio está atrelado aos pilares abaixo:

  • Escalabilidade: quando um negócio cresce muito em receita sem que os custos e despesas cresçam na mesma proporção.
  • Replicabilidade: qualidade de conseguir ser replicado em diferentes territórios ou mercados.
  • Inovação e tecnologia: é o pilar que torna o negócio escalável e replicável. Afinal, a maioria dos negócios com crescimento exponencial são baseados em inovação e tecnologia digital. Apesar de a cadeia logística do negócio ser composta de serviços convencionais, a gestão das ações é tecnológica.
  • Especificidade: quando a empresa tem algo de único e/ou peculiar. Pode ser o nicho de mercado, os produtos, os serviços oferecidos, o atendimento, a comunicação visual etc.

Com essa base conceitual em mente, confira as 5 dicas de ouro que separamos para a sua empresa se ligar e crescer exponencialmente em 2023: 

1. Tenha um grande propósito

O propósito é o objetivo central de uma empresa, ou seja, sua razão de existir. O Banco Inter, por exemplo, assumiu o propósito de revolucionar o setor bancário brasileiro. Nesse sentido, o Inter foi o primeiro banco 100% digital do país e “o único a oferecer uma conta corrente digital totalmente isenta de tarifas e integrada a uma plataforma completa de serviços financeiros”, conforme afirmação da própria instituição.

Para criar o propósito de sua empresa, responda a duas questões principais: 

  1. Quem você deseja impactar?
  2. Qual problema você deseja resolver?

Partindo das respostas a essas perguntas, você consegue lapidar um material para definir um objetivo inspirador, que reflita a missão, a visão e os valores do seu negócio.

2. Invista em inovação tecnológica

Existem várias tecnologias que viabilizam o crescimento das empresas, auxiliando na desburocratização de tarefas. Um ótimo exemplo é o controle de ponto eletrônico digital, ferramenta que suaviza e facilita a gestão de pessoas. Esse recurso minimiza o tempo e os esforços gastos com o fechamento de ponto, cálculo de horas extras e férias.

Além disso, o controle de ponto ajuda a empresa a economizar dinheiro, pois elimina gastos com horas extras desnecessárias ou com erros de cálculo. Inclusive, essa má gerência da jornada de trabalho dos colaboradores é responsável por milhões de processos trabalhistas.

Ou seja, além de aposentar os tradicionais relógios de pontos que são caros e passíveis de erros, sua empresa não fará parte de estatísticas que a tornam menos competitiva no cenário. 

3. Valorize o capital humano

Os sensos de valorização e de pertencimento são catalisadores da alta performance. Dessa forma, estratégias como oferecer salários atrativos, benefícios interessantes e jornadas de trabalho flexíveis motivam o colaborador a dar o melhor de si.

Outra alternativa inteligente é investir em planos de carreira bem definidos e em cursos e programas de capacitação, ou seja, atividades que impulsionam o desenvolvimento profissional do colaborador. 

Esses movimentos estratégicos  tendem a elevar o nível de desempenho da equipe. Logo, o negócio se torna mais escalável. 

4. Mantenha o foco no cliente

Dar um real protagonismo ao cliente, a razão de ser de qualquer negócio, é outra dica para sua empresa crescer exponencialmente. Porém, lembre-se que é necessário realmente dar voz ativa ao consumidor. Nesse sentido, invista num departamento de customer care (atendimento ao cliente) que possua uma equipe devidamente preparada para resolver as dores do público da empresa. 

Outra forma de manter o foco no cliente é coletar feedbacks assertivos que servem como coordenadas para que seus times trabalhem no sentido de desenvolver um produto ou atendimento que esteja à altura das expectativas dos clientes. Esse tipo de estratégia ajudará sua empresa a erguer o pilar da personalização. 

5. Acompanhe os indicadores de crescimento

O acompanhamento das métricas e dos indicadores de crescimento é a forma mais eficiente de monitorar os pontos fortes e os gargalos de um negócio. 

Esses indicadores existem em vários departamentos, incluindo recursos humanos, marketing e atendimento. A partir deles, a empresa consegue enxergar quais processos estão desalinhados e, consequentemente, implementar as devidas melhorias. Por isso, o indispensável aqui é contar com dados atualizados e confiáveis sobre.

Para facilitar na centralização e na confiabilidade desses dados, é imprescindível que você adote um sistema de gestão empresarial, o famoso ERP. Com o ERP da GestãoClick, por exemplo, você controla os dados financeiros da sua empresa de maneira prática e rápida, sem necessidade de grande aparato tecnológico, somente com acesso à internet.

Além disso, o nosso software te auxilia a dar o próximo passo, que é fazer avaliações e traçar planejamentos para buscar o sucesso desejado. Entretanto, desde já, prepare-se para exercícios de paciência e até mesmo de tentativa e erro, pois não existe uma receita específica para a realização desse processo.

Conte com a gente para facilitar que a sua empresa cresça exponencialmente de forma orgânica! Teste o GestãoClick de forma gratuita durante 10 dias e comece a escalar o seu negócio agora mesmo.

*Conteúdo produzido por parceiro.

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