Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » 9 estratégias de atendimento para retenção!

9 estratégias de atendimento para retenção!

O atendimento ao cliente é uma importante etapa na fase de decisão de compra. Aprenda a fidelizar clientes utilizando métodos eficazes!

Por GestãoClick
Atualizado em
9 estratégias de atendimento para retenção!
A partir do momento em que toda a parte burocrática está resolvida e um negócio consegue finalmente sair do papel e abrir suas portas, um de seus principais objetivos é captar o máximo de clientes possível e assim aumentar sua receita. Mas como nem tudo são flores, obviamente esse feito não é tão fácil de conseguir e somente oferecer o melhor produto não garantirá que ele ocorra. É preciso entregar algo a mais, a começar por uma peça-chave: o atendimento. Você tem exercido essa função com eficiência? Veja agora 9 dicas de atendimento  indispensáveis ao seu negócio!  

1. Conheça o seu público

Absolutamente nenhuma ação pode ser feita em vão e quem não sabe a quem se quer atingir não pode sentir-se frustrado caso não tenha público. Simples assim! Há quem ache que: ‘’cliente ideal é quem compra’’ e isso não é verdade.  O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado a fim de saber em qual nicho atuar, qual público consome aquele serviço/produto e como dar o que ele necessita.  

2. Personalize o atendimento

Conhecendo a sua persona, fica claro: cada ocorrência é única e merece ser tratada como tal. Procedimentos padronizados ou melhor, robotizados, não só são ineficazes como cansam os consumidores, pois passam a ideia de que eles são ‘só mais um’. O atendimento personalizado visa compreender as necessidades, desejos e hábitos de compra de cada pessoa com a finalidade de oferecer o melhor à ela, gerando encantamento além de satisfação.  

3. Tenha proatividade

Melhor que resolver problemas é evitá-los! Tudo bem, você não é nenhum vidente e não sabe quando eles irão acontecer, mas o importante é estar sempre à disposição do cliente. Quando a compra é feita, a última coisa esperada pelo comprador é uma dor de cabeça. Logo, estimular feedbacks e manter contato frequente com o público significa ajudá-lo a ter a melhor experiência possível com a sua aquisição.  

4. Mas se mostre ágil em resolver problemas

Ninguém gosta de contratempos e convém evitá-los, mas infelizmente eles acontecem e precisam ser resolvidos. Existem serviços de suporte tão ruins que alguns clientes simplesmente desistem de solucionar o caso. Péssimo à imagem do negócio. Já que empecilhos nunca são bem-vindos, ofereça facilidade ao seu cliente para resolvê-los, como: • Reclame Aqui; • Chats; • Telefone; • Mídias sociais.  

5. ‘Seja’ o cliente

Todo empreendedor foi, é ou será cliente em algum momento, não há como fugir disso. Portanto, cabe a quem está atendendo pensar no que prioriza enquanto público e assim se esforçar para realizar um atendimento que gere encantamento. O famoso ‘’se coloque no lugar do próximo’’.  

6. Tenha flexibilidade

Este item complementa o segundo da lista! Todo negócio funciona a partir de um conjunto de regras e é perfeitamente normal, mas deve-se ignorá-lo de vez em quando, por incrível que pareça. Isso não quer dizer que normas não merecem ser seguidas e sim flexíveis. Às vezes o cliente não fecha por detalhe (burocracias) e como perder vendas não está nos planos, alguns pontos podem ser revistos a fim de evitar que isso aconteça.  

7. Garanta a qualidade do seu serviço

O consumidor busca por segurança e se sentindo assim, ele tende a se tornar um fã do serviço e ainda recomendá-lo. O ideal é transparecer o quão importante aquela compra será a ele e o melhor, assegurar que ela realmente seja.  

8. Lide com as reclamações da melhor forma

Deixe o consumidor se expressar! Afinal, ele merece ser sempre ouvido. As reclamações, se bem aproveitadas são benéficas ao negócio, servindo como base para melhorar os serviços oferecidos. Os canais Reclame Aqui, por exemplo, são ótimos quando uma empresa busca cliente e depende da internet para isso. A prova disso é o Busca Cliente Reclame Aqui: Há anos no mercado, o canal Busca Cliente Reclame Aqui possui apenas 5 reclamações (respondidas), marca interessante a uma empresa. Essa é a importância de canais como o Busca Cliente Reclame Aqui: garantir a reputação da empresa, principalmente porque os consumidores e a concorrência os observam a fim de fazer comparações.  

9. Disponibilize um serviço de pós venda

O atendimento ao cliente atual deve prestar auxílio nas três fases: antes, durante e após o fechamento do negócio, evitando agir somente de forma receptiva (Busca Cliente Reclame Aqui, por exemplo). A ideia de pós venda tem crescido consideravelmente nos últimos anos e vem sendo fundamental para as empresas se diferenciarem no mercado, propondo uma jornada incrível ao cliente. O pós venda, juntamente das outras estratégias, prova como os clientes devem ser priorizados independente da área em que o negócio atua, até porque se não houver comprador, não há mínima chance de ele funcionar e alcançar suas metas. Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Facebook, InstagramTwitter, Youtube,  e Blog.  
Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!