Como a tecnologia pode ser um diferencial competitivo no seu negócio


Como a tecnologia pode ser um diferencial competitivo no seu negócio
Hoje em dia, é praticamente impossível pensar em empresas, independente do seu porte e segmento de mercado, terem sucesso em termos de vendas e administração, sem o uso da tecnologia. Mas afinal, o que ela pode fazer pelo seu empreendimento?

Confira nos tópicos a seguir deste artigo como a tecnologia pode ser um diferencial competitivo no seu negócio:
 
  • Maior controle de custos;
  • Fácil adequação contábil e fiscal;
  • Competente gerenciamento de estoque;
  • Aumento da produtividade e vendas;
  • Mais segurança para os dados empresariais;
  • Acesso remoto rápido às informações empresariais.

 

Maior controle de custos

 

Em tempos de crise financeira e instabilidade no cenário político e econômico brasileiro, são as empresas que sabem controlar os seus custos que conseguem se manter firmes mesmo com as adversidades. Fazer planejamento financeiro, saber exatamente quanto dinheiro tem em caixa e quais são as previsões para os próximos meses é fundamental.

Com essas medidas, é possível estar preparado para as possíveis surpresas, ter um plano B e reserva financeira para os momentos de necessidade. No entanto, para conseguir fazer esses cálculos de maneira apropriada, além de funcionários capacitados, é preciso que a sua empresa invista em tecnologia.

Assim, você consegue dispor a sua equipe as ferramentas tecnológicas adequadas para desempenhar as suas tarefas com sucesso. Quando se tem os recursos necessários, o controle de custos é mais exato, bem como as decisões financeiras que devem ser tomadas. Com certeza, esse é um dos principais diferenciais competitivo para o seu negócio.

Veja um exemplo de controle de custos:

tecnologia diferencial competitivo no seu negocio

 

Fácil adequação contábil e fiscal


Empresas que seguem à risca as exigências do fisco também se diferenciam da concorrência, afinal, com a correta adequação contábil e fiscal é possível se beneficiar dos incentivos fiscais. Dessa forma, a sua empresa pode oferecer maiores benefícios aos seus funcionários, ganhar a confiança dos clientes e evitar que haja prejuízos por falta do pagamento de impostos.

No entanto, o Brasil conta com um sistema bastante burocrático e, para estar em dia com o fisco, é preciso de profissionais competentes e experientes, que consigam acompanhar as mudanças constantes relativas à tributação no país. E mais uma vez, para a sua equipe realizar as suas atividades com eficiência é preciso que tenham as ferramentas adequadas.

A tecnologia também se faz presente nessa hora, com softwares que colaboram com a atualização dos tributos e a realização dos seus pagamentos. Atualmente, a adequação às normas da nota fiscal eletrônica é um dos principais pontos, sendo que existem emissores de NF-e de qualidade para a geração correta desses documentos e seu armazenamento.
 

Competente gerenciamento de estoque


Outra forma da sua empresa ter um diferencial competitivo com o uso da tecnologia é dispondo das ferramentas de controle de estoque. Esse setor é estratégico na gestão do seu negócio, mesmo que ainda não receba a atenção necessária de muitos administradores.

Porém, quando se conhece a dinâmica das suas movimentações é possível conhecer melhor o seu segmento de mercado, o seu público alvo e fazer previsões mais assertivas, que reduzem o risco de possíveis prejuízos. Além disso, ao saber exatamente o que entra e o que sai do estoque você conhece melhor as necessidades do seu cliente, sendo uma forma muito mais automatizada e eficiênte de gerenciamento do que planilha de controle de estoque.

Isso pode evitar a falta de mercadorias que causariam perda de vendas. Você também descobre que alguns itens que comercializa podem apenas pegar pó na prateleira e não valem a pena serem adquiridos ou fabricados para posteriores vendas. Mas para registrar essas informações nem sempre a forma manual é suficiente, havendo a necessidade da tecnologia como um diferencial.                                    
 

Aumento da produtividade e vendas


Quando a sua equipe está munida com todos os recursos que necessita para desempenhar com eficiência o seu trabalho cotidiano, tudo é feito de maneira mais rápida, sem que haja perda de qualidade. No caso de vendas complexas, pode ser necessário também o ajuste de processos para encurtar o ciclo de vendas. Isso é eficiência e ela permite que mais seja feito em menos tempo e até mesmo com um quadro de funcionários mais enxuto.

A questão é que quando isso é alcançado, é possível produzir mais e, por consequência, vender mais (ou prestar mais serviços, de acordo com o seu setor de mercado), o que é o objetivo final da sua empresa, não é mesmo? Então, com a tecnologia apropriada para ao seu negócio a sua equipe consegue atingir a meta de produção e de vendas com mais sucesso.

                                   

Mais segurança para os dados empresariais


Empresas que se diferenciam da concorrência também são aquelas que investem na segurança dos seus dados. Afinal, hoje em dia, mais do que nunca, informação é poder e você deve armazenar com segurança todo o potencial poder do seu negócio. E engana-se quem acha que apenas as grandes corporações podem ser vítimas de terceiros mal intencionados.

Eles podem apenas querer atrapalhar a rotina da sua empresa, com vírus em seus computadores, como também roubar dados. Mas independente dos objetivos o seu empreendimento deve estar seguro. E a forma adequada de proporcionar isso é com a tecnologia, com as ferramentas que evitam que pessoas não autorizadas acessem os seus dados.
 

Acesso remoto rápido às informações empresariais


Também estão à frente da concorrência, com um grande diferencial competitivo, as empresas que possuem um sistema remoto, ou seja, que possa ser acessado à distância. Os smartphones, atualmente, são usados por grande parte da população para acessarem de qualquer lugar e a qualquer momento uma série de conteúdos.

E isso pode ser feito com os dados da sua empresa, mas com total segurança e apenas pelas pessoas autorizadas. Assim, a sua equipe pode fazer vendas externas mais qualificadas e você pode obter relatórios e demais informações mesmo quando não estiver fisicamente dentro da sua empresa.

O GestãoClick é um sistema ERP online que proporciona todas essas vantagens e muitas outras, permitindo que o seu negócio esteja a frente dos demais. O seu sistema de gestão empresarial é uma ferramenta que permite que você e a sua empresa realizem as suas tarefas com mais dinamismo sem perder qualidade, tempo e dinheiro.


Gostou do conteúdo? Leia também: Quanto custa um ERP para pequenas e médias empresas?