Como fazer promoção: aprenda a obter lucro!
Você está pensando dar desconto em sua loja ou não sabe bem como fazer promoção sem sair no prejuízo? Podemos te ajudar!
Você está pensando em como dar desconto em sua loja ou não sabe bem como fazer promoções? Neste post, vamos dar várias dicas de como fazer promoção para atrair clientes, por meio de um passo a passo bem simples. Acompanhe!
Na verdade, fazer promoção para atrair clientes nada mais é do que um conjunto de métodos e recursos estratégicos que tem como finalidade o aumento de volume de vendas, seja de um produto ou de um serviço, e deve ter também prazo de início e fim.
Mas uma promoção precisa ter um objetivo conhecido, afinal, você não tem como colocar todos os seus produtos ou serviços em total promoção. Se fizer isto, com certeza seu público vai desconfiar e pode até não comprar. Isto porque, para aumentar o nível de vendas, sua promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício real, concreto, fazendo-o perceber que realmente está conseguindo um bom desconto ao realizar aquela compra naquele momento.
Por onde começar?
Claro que o objetivo principal de toda e qualquer promoção é aumentar as vendas. Mas se você fizer uma análise estratégica bem definida, conseguirá atingir outros tantos objetivos, como fortalecer a sua carteira de clientes, por exemplo. Pensando nisso, questione-se sobre:
- Qual público você pretende atingir?
- Quais produtos estarão em promoção?
- Qual região você pretende atingir com a sua promoção?
Existem várias técnicas de como dar desconto, prazos maiores, frete grátis no caso de lojas virtuais, parcelamentos especiais entre muitas outras. O que muda, efetivamente, de uma técnica para outra, serão os benefícios de motivação que você estará disponibilizando, para conquistar seu cliente.
1- Seja persuasivo
A primeira coisa que se pensa ao idealizar uma promoção é no valor do produto ou serviço, que será ofertado com aquele “descontão”. Só que apenas o preço baixo não é suficiente para garantir o aumento de vendas.
Você precisa agregar valor ao seu produto, principalmente em momentos promocionais. Assim, não foque apenas nos preços mais baratos. Pense em um marketing mais forte, uma presença online e boa divulgação a respeito da temática. Use e abuse das redes sociais, por exemplo.
Deste modo, seu produto/serviço ganha relevância e os preços acabam ficando em um segundo plano.
O ano tem 365 dias. Obviamente que você pode e deve aproveitar datas especiais, como a própria Black Friday, para aplicar descontos especiais e várias promoções, mas porque não fazê-las em outras datas também?
Uma boa dica é antecipar alguma data comemorativa, por exemplo. É preciso escolher a promoção mais indicada para o seu tipo de negócio, para garantir bons lucros. Confira alguns exemplos:
Brindes: não é só o preço baixo que atrai. Muitas vezes, um brinde atrelado a um determinado produto pode chamar muito mais a atenção do consumidor do que o desconto dado. A dica é caprichar nos combos, por exemplo.
Descontos: precisam ser reais, verdadeiros. Não pense que o consumidor pode ser enganado facilmente e se este perceber, você pode estar correndo o risco de perder potenciais clientes.
Frete Grátis: é um benefício e tanto. Muitas pessoas deixam de comprar um produto porque o frete é muito alto. Ao oferecer frete grátis, por um determinado período, você vai estar com certeza alavancando suas vendas.
3- Prazos e exibição
Suas promoções precisam ter início, meio e fim. Inclusive, apresentar ao consumidor data final da promoção também é uma forma de acelerar as vendas. Deixe seus produtos em promoção bem visíveis. Além de favorecer a venda dos mesmos, eles funcionarão como um chamariz para os demais produtos da loja. Isto vale tanto para lojas físicas como as virtuais.
Todas as redes sociais são perfeitas para apresentar uma grande promoção. O Instagram, em potencial, é uma delas. Para fazer uma promoção no Instagram basta criar anúncios certeiros e que exponham bem tanto o seu produto como as vantagens que o consumidor terá ao adquiri-lo com um desconto promocional.
Confira o passo a passo:
- Clique no botão Promover;
- Selecione o objetivo “Direcionamento de Anúncios”;
- Depois, Público Alvo;
- Selecione o Orçamento e a Duração (quanto você vai investir no anúncio e por quanto tempo ele ficará no ar);
- Selecione Analisar e clique em “Criar Promoção”.
O Facebook é outra poderosa ferramenta para divulgação de suas promoções. Mas algumas não são permitidas, como, por exemplo:
- Curta a página e compartilhe a foto para concorrer
- Marque “eu vou no evento” e compartilhe com os amigos
- Poste uma foto em nosso mural e a imagem com mais curtidas vai ganhar a promoção
Estes tipos de promoção não são aceitos pelas regras do Facebook. A principal forma de promoção no Face são os sorteios. A própria ferramenta é bem intuitiva quanto a isto.
Como dar desconto e criar uma oferta irresistível?
A sua “oferta irresistível” não está totalmente associada ao preço menor ou ao brinde promocional que você está oferecendo. Seu cliente precisa entender o significado do valor agregado à sua oferta.
Para fazer isso bem, pense como ele e elimine todas as objeções possíveis. Seu consumidor deve ter todas as informações necessárias para conseguir confiar em você, em sua empresa/marca e acreditar naquilo que você está oferecendo. Desta forma, não tem como ele resistir.
💡Leia mais: Como vender mais na Black Friday
O mercado de vestuário atualmente conta com uma grande concorrência e, exatamente por isso, precisa de uma atenção especial quando o assunto é promoção de roupa.
A primeira coisa a fazer é escolher as peças certas que irão entrar na sua promoção, dividindo estas roupas em 2 tipos distintos:
- Roupas mais vendáveis e rentáveis. São aquelas roupas que possuem uma saída maior e um custo menor.
- Roupas com menor número de vendas. São aquelas peças que não são vendidas com frequência, mas, por outro lado, representam uma margem de lucro bem maior.
Um bom Sistema de Gestão para Loja De Roupas pode fazer toda a diferença nesta organização. Fica a dica!