Como melhorar a cultura organizacional na sua empresa


cultura organizacional na sua empresa

Você sabe o que é a cultura organizacional de uma empresa? Você sabe qual é a cultura organizacional do seu negócio? Esse conceito pode ser definido como o jeito que as coisas são feitas dentro de uma empresa, englobando tanto os hábitos e costumes quanto os sistemas e formas de trabalho.

Pode-se dizer ainda que se trata da filosofia de trabalho de uma empresa. E quando isso está bem claro para a sua equipe e mesmo para os profissionais que estão sendo recrutados, as chances de obter sucesso são maiores. Afinal, quando os colaboradores conhecem a cultura organizacional da onde trabalham e se identificam, vestem a camisa mais facilmente.

E para saber mais sobre cultura organizacional: como melhorar a da sua empresa, confira as dicas deste artigo presentes nos tópicos a seguir:

Destinar funções claras para cada um;
Apostar no endomarketing;
Possibilitar uma comunicação direta e clara;
Planejar a rotina da equipe;
Contratar profissionais adequados;
Dar o exemplo para a equipe;
Contratar uma consultoria para melhorias;
Investir nas ferramentas certas.

                                                                

Destinar funções claras para cada um

Uma das formas de como melhorar a cultura organizacional da sua empresa é definindo as funções de cada membro da sua equipe. Quando isso é feito, não só o desempenho de cada profissional se torna mais eficiente como também é reduzida a margem de erro para problemas e desentendimentos.

Afinal, quando os colaboradores da sua empresa não sabem exatamente qual é o seu papel dentro da organização podem acabar se envolvendo com tarefas que não são de sua alçada, levando a problemas de relacionamento. Esses transtornos devem ser evitados pelo gestor, que é a pessoa que enxerga o todo e pode avaliar como cada um pode contribuir.

 

Apostar no endomarketing

A comunicação adequada é um ponto fundamental para uma cultura organizacional bem estruturada e, para tanto, é necessário contar com canais de comunicação internos que supram esses objetivos. Nesse sentido, entram em cena as ferramentas de endomarketing, que se trata do marketing interno de uma empresa.

Pode ser tanto um mural para informar os colaboradores sobre temas relevantes quanto uma rede social exclusiva para o trabalho. Há diversos canais de comunicação possíveis para os gestores e colaboradores deixarem tudo transplante, podendo ser mais ou menos tecnológicos, o que depende de cada empresa. O importante é evitar as fofocas.

 

Possibilitar uma comunicação direta e clara

Também é de extrema importância que você tenha uma comunicação direta e clara com a sua equipe, dando informações objetivas na hora de delegar funções e criando um clima de confiança para que as pessoas esclareçam as suas dúvidas quando for necessário. É preciso, inclusive, usar uma linguagem adequada para se comunicar.

Isso se torna ainda mais imprescindível quando a sua equipe é formada por profissionais de diferentes áreas.É bom lembrar que nem sempre o que é lógico para você pode ser para os outros, assim, é melhor evitar a premissa de que para um bom entendedor meia palavra já basta.

 


 
 

Planejar a rotina da equipe

Outra dica de como melhorar a cultura organizacional da sua empresa é tendo uma rotina organizada, o que consiste em estimular os colaboradores a seguirem um roteiro diário para que as tarefas sejam executadas com mais eficiência. Ou seja, em menos tempo sem perder em qualidade.


Para isso dar certo, não só a comunicação deve ser clara e objetiva, como cada membro da equipe deve saber qual a sua função e o que fazer. Além disso, quando for possível é adequado que haja um planejamento de tal forma que a sua equipe saiba o que deve ser feito nos próximos dias, mas isso não significa que ela deve ser totalmente dependente de você.

O ideal é realizar um planejamento estratégico no seu negócio para deixar claro os objetivos.

 

Contratar profissionais adequados 

A criação da cultura organizacional já começa na fase de recrutamento, sendo essencial sempre somar para a sua equipe profissionais que tenham perfis compatíveis com as necessidades do seu negócio. Por isso, é preciso também deixar bem claro desde o início para cada profissional como funciona o seu empreendimento.


Mesmo que você prefira um ambiente pouco rígido sem muitas regras e com profissionais diversificados, o que pode ser muito vantajoso para o seu negócio, é preferível ter na sua equipe pessoas com propósitos semelhantes. Isso garante uma maior harmonia do grupo.

Recomendamos a leitura de como  reter bons talentos sem altos salários !



 

Dar o exemplo para a equipe

Assim como acontece na relação de pais e filhos, os gestores devem dar o exemplo a sua equipe dentro da empresa. Por isso, nem todo mundo se enquadra no papel de líder, sendo que esse deve ser disciplinado não só no que realiza, mas na forma como estimula a sua equipe para que deem o melhor de si.

 
O exemplo também se refere aos pequenos atos do dia a dia, como na forma que se relaciona com clientes e fornecedores ou como organiza a sua mesa. Isso diz respeito ainda à pontualidade e no respeito aos prazos definidos para as mais diversas tarefas.

 

Contratar uma consultoria para melhorias 

Não por falta de competência, mas muitas vezes, é inteligente contratar uma consultoria para a sua empresa, a fim de qualificar os procedimentos e atividades. Não raro, quem está olhando de fora pode apontar o que deve ser mudado para que os resultados sejam melhores. Além disso, com a ajuda de uma consultoria é possível conhecer novas técnicas.

 

Investir nas ferramentas certas

Por fim, para garantir a cultura organização da sua empresa é preciso dispor a sua equipe de todas as ferramentas necessárias para que ela possa desempenhar as suas tarefas com qualidade. Hoje em dia, existem muitos recursos tecnológicos que não só permitem aos colaborares realizarem as atividades com menos erros, como de forma mais eficiente.

Isso quer dizer que eles fazem tudo em menos tempo, sem prejudicar o resultado final. Qual ferramenta voce utiliza na sua empresa para otimizar o tempo na sua gestão?  Seu negócio lida com grande fluxo de informações? Um o sistema de gestão empresarial com um software ERP online é a maneira mais inteligente de tornar o seu negócio mais dinâmico. Faça um teste grátis e veja o que podemos fazer pelo seu negócio. 





Gostou do conteúdo? Fique por dentro dos nossos artigos sobre gestão empresarial no nosso blog!

 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: