Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » 10 dicas de planejamento estratégico

10 dicas de planejamento estratégico

Cada vez mais, os empresários percebem a importância de fazer o planejamento estratégico para crescimento do seu negócio. Veja nossas dicas.

Por GestãoClick
Atualizado em
10 dicas de planejamento estratégico

Cada vez mais, os empresários percebem a importância de fazer o planejamento estratégico do seu negócio, pois ele engloba os seus mais variados aspectos, de modo a que o conjunto funcione em harmonia.

E para que não seja esquecido de nada neste momento, confira nos tópicos a seguir deste artigo as 10 dicas de planejamento estratégico.

Identifique onde a sua empresa está;
Saiba para onde a sua empresa deseja ir;
Conte com uma equipe capacitada;
Considere as necessidades do seu público alvo;
Acompanhe a concorrência;
Faça o planejamento financeiro;
Defina a estratégia de marketing;
Determine ações de vendas;
Acompanhe os resultados e faça adequações;
Tenha a colaboração da tecnologia.

1 – Identifique onde a sua empresa está

O primeiro passo para fazer o planejamento estratégico da sua empresa é saber onde ela está, qual a sua situação e que buscou até então.

Ou seja, é o histórico da sua empresa, identificando as suas conquistas, pois assim como funciona para qualquer pessoa, tudo pelo que ela passou até agora é importante para traçar o seu futuro.

Desse modo, é importante que a sua empresa desenvolva os conceitos de missão, visão e valores.

Está enganado quem pensa que esses são apenas termos bonitos para serem emoldurados e colocados na parede. Eles devem nortear a sua equipe.

2 – Saiba para onde a sua empresa deseja ir

O segundo passo é saber para onde a sua empresa deve seguir, que pode ser uma continuação do caminho que ela já está ou mesmo uma mudança de direção. Muitos segmentos de mercado exigem mudanças constantes.

E as empresas, com o passar dos anos, devem fazer as adaptações necessárias para que continuem obtendo sucesso em suas vendas. É preciso saber se esse é o caso do seu negócio.

3 – Conte com uma equipe capacitada

Independente da sua empresa se manter na mesma direção ou não, a questão é que você deve contar com uma equipe capacitada.

Ela deve ser formada por profissionais habilitados e que recebam treinamento constate para se manterem atualizados sobre as melhores práticas e técnicas.

Além de profissionais experientes pode ser importante mesclar na sua equipe quem é novo no ramo, para trazer novas ideias e perspectivas para o seu empreendimento.

4 – Considere as necessidades do seu público alvo

Essa é mais uma das dicas de planejamento estratégico empresarial que não podem faltar na hora de realizar o diagnóstico do seu negócio.

Afinal, atender de maneira adequada as necessidades do seu público alvo garante as suas vendas e, por consequência, o funcionamento da sua empresa.

Porém, como já foi dito, as coisas mudam com os passar dos anos.

E uma das principais mudanças nesse sentido é o comportamento dos consumidores.

De acordo com o setor da economia do seu negócio, as adaptações podem ter que ser feitas em maiores ou menores espaços de tempos e, para saber quando devem ser feitas, é essencial acompanhar as preferências da sua clientela.

5 –Acompanhe a concorrência

Quando uma empresa está abrindo as suas portas ou ainda antes, quando existe apenas no campo das ideias, é fundamental que o novo empreendedor busque o maior número de informações possíveis sobre o segmento de mercado no qual vai atuar.

Com o passar do tempo, é preciso acompanhá-lo constantemente.

Nesse sentido, a concorrência deve ser monitorada. É essencial identificar os principais concorrentes da sua empresa e conhecê-los melhor do que eles mesmos.

6 – Faça o planejamento financeiro

Dentro do planejamento estratégico devem estar presentes os planos de cada setor, como o do financeiro.

Com ele, é possível saber a situação econômica da sua empresa, como ela vai estar nos próximos meses, etc e, a partir disso, definir orçamentos para ações de vendas e de marketing.

7 – Defina a estratégia de marketing

Da mesma forma, é preciso fazer o planejamento de marketing para os próximos meses, criando um grande plano para a sua empresa que englobe todos os aspectos.

Muitas vezes, o erro na gestão está justamente em não alinhar os objetivos de um negócio como um todo.

Desse modo, é necessário definir as ações mais eficientes para alcançar os objetivos determinados pelo planejamento estratégico.

8 – Determine ações de vendas 

As ações de vendas, que devem andar junto com as ações de marketing, também devem ser bem planejadas para os próximos meses.

O melhor é que se faça um calendário, inclusive, o comércio, que se beneficia das datas comemorativas, quando é importante focar em ações específicas.

 

Como a equipe de vendas é quem costuma representar uma empresa, dando a ela uma “cara”, é essencial que esteja em sintonia com os objetivos do planejamento estratégico.

9 – Acompanhe os resultados e faça adequações 

Já que o planejamento estratégico é um grande plano da sua empresa para orientar o que deve ser feito a partir de então, a ideia é que as ações determinadas por ele mostrem resultados já no curto e médio prazo.

Esses resultados devem ser registrados, acompanhados e avaliados periodicamente.Se não forem os previstos, é um indicativo que o plano merece ajustes, o que é normal e apenas vai tornar a estratégia da sua empresa ainda mais eficiente e assertiva.

10 – Tenha a colaboração da tecnologia 

Para que seja possível fazer um planejamento estratégico completo, englobando todos os setores, tendo dados dos meses e anos passados para avaliar as ações para o futuro e informações relevantes para a tomada de decisões é preciso contar com a ajuda da tecnologia.

Hoje em dia, o software ERP é a melhor solução para empresas que desejam ter históricos completos.

Esse tipo de software é um sistema de gestão empresarial que não só informatiza os dados, armazenando-os em bancos de dados, como também conecta os setores e automatiza os procedimentos.

Assim, você e sua equipe podem realizar as tarefas com mais eficiência, sendo que a rotina do seu negócio ganha em dinamismo dentre muitas outras vantagens.

Agora que já sabe as dicas essenciais para um planejamento estratégico entre em contato conosco e teste  grátis para conhecer o que o nosso sistema de gestão empresarial online pode fazer pelo seu negócio!

 

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

2 Comentários
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo