10 dicas de planejamento estratégico

Cada vez mais, os empresários percebem a importância de fazer o planejamento estratégico do seu negócio, pois ele engloba os seus mais variados aspectos, de modo a que o conjunto funcione em harmonia.

E para que não seja esquecido de nada neste momento, confira nos tópicos a seguir deste artigo as 10 dicas de planejamento estratégico.

Identifique onde a sua empresa está;
Saiba para onde a sua empresa deseja ir;
Conte com uma equipe capacitada;
Considere as necessidades do seu público alvo;
Acompanhe a concorrência;
Faça o planejamento financeiro;
Defina a estratégia de marketing;
Determine ações de vendas;
Acompanhe os resultados e faça adequações;
Tenha a colaboração da tecnologia.

1 – Identifique onde a sua empresa está

O primeiro passo para fazer o planejamento estratégico da sua empresa é saber onde ela está, qual a sua situação e que buscou até então.

Ou seja, é o histórico da sua empresa, identificando as suas conquistas, pois assim como funciona para qualquer pessoa, tudo pelo que ela passou até agora é importante para traçar o seu futuro.

Desse modo, é importante que a sua empresa desenvolva os conceitos de missão, visão e valores.

Está enganado quem pensa que esses são apenas termos bonitos para serem emoldurados e colocados na parede. Eles devem nortear a sua equipe.

2 – Saiba para onde a sua empresa deseja ir

O segundo passo é saber para onde a sua empresa deve seguir, que pode ser uma continuação do caminho que ela já está ou mesmo uma mudança de direção. Muitos segmentos de mercado exigem mudanças constantes.

E as empresas, com o passar dos anos, devem fazer as adaptações necessárias para que continuem obtendo sucesso em suas vendas. É preciso saber se esse é o caso do seu negócio.

3 – Conte com uma equipe capacitada

Independente da sua empresa se manter na mesma direção ou não, a questão é que você deve contar com uma equipe capacitada.

Ela deve ser formada por profissionais habilitados e que recebam treinamento constate para se manterem atualizados sobre as melhores práticas e técnicas.

Além de profissionais experientes pode ser importante mesclar na sua equipe quem é novo no ramo, para trazer novas ideias e perspectivas para o seu empreendimento.

4 – Considere as necessidades do seu público alvo

Essa é mais uma das dicas de planejamento estratégico empresarial que não podem faltar na hora de realizar o diagnóstico do seu negócio.

Afinal, atender de maneira adequada as necessidades do seu público alvo garante as suas vendas e, por consequência, o funcionamento da sua empresa.

Porém, como já foi dito, as coisas mudam com os passar dos anos.

E uma das principais mudanças nesse sentido é o comportamento dos consumidores.

De acordo com o setor da economia do seu negócio, as adaptações podem ter que ser feitas em maiores ou menores espaços de tempos e, para saber quando devem ser feitas, é essencial acompanhar as preferências da sua clientela.

5 –Acompanhe a concorrência

Quando uma empresa está abrindo as suas portas ou ainda antes, quando existe apenas no campo das ideias, é fundamental que o novo empreendedor busque o maior número de informações possíveis sobre o segmento de mercado no qual vai atuar.

Com o passar do tempo, é preciso acompanhá-lo constantemente.

Nesse sentido, a concorrência deve ser monitorada. É essencial identificar os principais concorrentes da sua empresa e conhecê-los melhor do que eles mesmos.

6 – Faça o planejamento financeiro

Dentro do planejamento estratégico devem estar presentes os planos de cada setor, como o do financeiro.

Com ele, é possível saber a situação econômica da sua empresa, como ela vai estar nos próximos meses, etc e, a partir disso, definir orçamentos para ações de vendas e de marketing.

7 – Defina a estratégia de marketing

Da mesma forma, é preciso fazer o planejamento de marketing para os próximos meses, criando um grande plano para a sua empresa que englobe todos os aspectos.

Muitas vezes, o erro na gestão está justamente em não alinhar os objetivos de um negócio como um todo.

Desse modo, é necessário definir as ações mais eficientes para alcançar os objetivos determinados pelo planejamento estratégico.

8 – Determine ações de vendas 

As ações de vendas, que devem andar junto com as ações de marketing, também devem ser bem planejadas para os próximos meses.

O melhor é que se faça um calendário, inclusive, o comércio, que se beneficia das datas comemorativas, quando é importante focar em ações específicas.

 

Como a equipe de vendas é quem costuma representar uma empresa, dando a ela uma “cara”, é essencial que esteja em sintonia com os objetivos do planejamento estratégico.

9 – Acompanhe os resultados e faça adequações 

Já que o planejamento estratégico é um grande plano da sua empresa para orientar o que deve ser feito a partir de então, a ideia é que as ações determinadas por ele mostrem resultados já no curto e médio prazo.

Esses resultados devem ser registrados, acompanhados e avaliados periodicamente.Se não forem os previstos, é um indicativo que o plano merece ajustes, o que é normal e apenas vai tornar a estratégia da sua empresa ainda mais eficiente e assertiva.

10 – Tenha a colaboração da tecnologia 

Para que seja possível fazer um planejamento estratégico completo, englobando todos os setores, tendo dados dos meses e anos passados para avaliar as ações para o futuro e informações relevantes para a tomada de decisões é preciso contar com a ajuda da tecnologia.

Hoje em dia, o software ERP é a melhor solução para empresas que desejam ter históricos completos.

Esse tipo de software é um sistema de gestão empresarial que não só informatiza os dados, armazenando-os em bancos de dados, como também conecta os setores e automatiza os procedimentos.

Assim, você e sua equipe podem realizar as tarefas com mais eficiência, sendo que a rotina do seu negócio ganha em dinamismo dentre muitas outras vantagens.

Agora que já sabe as dicas essenciais para um planejamento estratégico entre em contato conosco e teste  grátis para conhecer o que o nosso sistema de gestão empresarial online pode fazer pelo seu negócio!

 

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Quer se tornar um parceiro da GestãoClick?

Ganhe comissões recorrentes sobre as indicações
GestãoClick
Logo