Empreendedorismo em 2018: Brasil teve 2º melhor desempenho
Em relação ao empreendedorismo em 2018, o país apresentou bons resultados e uma expectativa de crescimento para o futuro, mesmo em meio a um cenário econômico longe do ideal.
Segundo o levantamento divulgado pela Boa Vista (empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito, SCPC) — baseando-se nos registros da Receita Federal —, 2.6 milhões de empresas foram abertas no Brasil apenas em 2018. O crescimento apresentado é 14% maior do que o do ano anterior.
Aumento significativo no número de MEIs
Uma boa parte do número apresentado acima — porcentagem impressionante de 77,3% — é composta pelos Microempreendedores Individuais (MEIs), o que pode ser um reflexo da alta taxa de desemprego no país. O desemprego, aliás, é um dos responsáveis pelo que chamamos de empreendedorismo por necessidade. Segundo uma notícia publicada no portal da revista Exame, o empreendedorismo em 2018 abrigou 2 em cada 5 brasileiros na faixa de 18 a 64 anos; nesse ano mais de 50 milhões de brasileiros estavam envolvidos com algum tipo de empreendimento. O porcentual relacionado ao público jovem, aliás, cresceu de 18,9% para 22,2%. Entretanto, se engana quem acha que os números divulgados no início deste post se tratam apenas dessa parcela da população, pois houve cerca de 2 milhões de pessoas com mais de 55 anos iniciando um novo empreendimento.Crescimento por setor e região
Quando analisamos as novas empresas segundo os ramos de atuação, temos:- 58,7% no setor de serviços;
- 32,9% no setor de comércio;
- 7,4% no setor industrial;
- 0,9% no setor rural.
Informações adicionais sobre empreendedorismo
Segundo o estudo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o qual contou com o auxílio do SEBRAE, as mulheres no Brasil apresentam uma taxa de empreendedorismo semelhante a dos homens, porém ainda maior, com um porcentual de 20,7% contra 19,9% — isso acontece também em outros países pesquisados, sendo o motivo principal o empreendedorismo por necessidade, e não a visualização de uma oportunidade no mercado. Ainda segundo a notícia publicada no portal da revista Exame, cujos dados foram baseados nesse mesmo estudo e em informações do SEBRAE, o empreendedorismo por oportunidade registrou um resultado de 61,8%.Tendências do mercado
Há inúmeros tipos de empreendedores, como sabemos, mas enquanto alguns preferem começar arriscando, outros preferem começar com segurança numa tentativa de garantir a estabilidade do negócio. Em razão disso, muitos procuram os segmentos que estão em alta no mercado e que prometem continuar lucrativos no futuro. Caso você esteja interessado em abrir um novo negócio, abaixo apresentamos algumas dessas áreas. Confira!- E-commerce: as lojas virtuais continuam em constante expansão, seja nos segmentos de moda, maquiagem, alimentação, eletrodomésticos, viagens etc. Cada vez mais consumidores estão optando pela modalidade de compra online.
- Consultorias: seja você um profissional especializado nas áreas de contabilidade, advocacia, Marketing Digital, entre outras, certamente há muitos clientes interessados em seus serviços de consultoria, e o melhor: não é preciso, a princípio, gastar muito com investimentos, pois seu negócio pode ser inserido no mundo digital, sem precisar necessariamente de um espaço físico.
- Aplicativos, softwares ou outras ferramentas tecnológicas: num mundo cada vez mais pautado pela transformação digital, a área de Tecnologia da Informação (TI) continua em constante crescimento. Se você tem ideias para desenvolver ferramentas que otimizem operações ou processos empresariais, considere investir neste segmento.