6 erros comuns que você não pode cometer na hora de empreender


erros de empreendedores
Sabe nos dizer quais são os erros de empreendedores mais comuns? Caso a resposta seja negativa, você provavelmente também vai cometê-los com o seu empreendimento.

Abrir uma empresa envolve pesquisas e planejamento completo, mas mesmo se preocupando com os pormenores é possível encontrar obstáculos no caminho.

Por isso, neste artigo veremos quais erros evitar na hora de empreender. Confira!
 

1. Não se formalizar


Para iniciar a lista de erros de empreendedores, começamos com a não formalização.
Por meio do CNPJ uma empresa é reconhecida legalmente e tem seus direitos fiscais e jurídicos preservados — esse respaldo jurídico, aliás, é o que atrai a confiança de muitos clientes.
Veja algumas desvantagens de não se formalizar:

- você poderá ter problemas com a Receita Federal;
- não conseguirá emitir notas fiscais para pessoas físicas ou jurídicas;
- não será possível contratar funcionários e nem realizar operações bancárias em nome de pessoa jurídica;
- não terá uma empresa estabelecida, o que não demonstra profissionalismo e não gera confiança para seu público-alvo.

Percebe por que não se formalizar é um erro e como o CNPJ pode fazer toda a diferença para empreendedores?
 

2. Não se organizar financeiramente

 
Não fazer a gestão financeira, não acompanhar o fluxo de caixa e não controlar as contas a pagar e a receber: sinal de problemas à vista!

Não se organizar financeiramente é um dos erros mais comuns para muitos empresários, que ficam à mercê do que está acontecendo na empresa.

Isso gera inúmeros problemas, pois sem acompanhar o fluxo de caixa, por exemplo, você não saberá com o que o dinheiro está sendo gasto. Além disso, sem conhecer os números do negócio, não poderá tomar decisões precisas e sequer saberá em quais setores investir.
 

3. Misturar contas pessoais com empresariais


Esse é um dos erros mais comuns cometidos por muitos empresários, já que por trabalharem nas empresas das quais são donos, acabam retirando dinheiro do caixa — sem controle! — para pagar contas pessoais, o que pode afetar consideravelmente o Capital de Giro. E isso só piora quando você tem um sócio!

Por isso, nesse tipo de situação é imprescindível estipular o valor do pró-labore para que cada um receba um salário fixo por atuar na empresa. A partir daí, nunca pague contas da empresa com o dinheiro depositado em contas pessoais, e vice-versa.
 

4. Fazer cálculos errados de precificação e margem de lucro

 
Não saber o custo de produção de determinado produto e fazer cálculos errados de precificação utilizando uma margem de lucro longe da ideal pode ser a receita mais rápida para a falência.

De certa forma, os produtos e serviços de uma empresa são a base dela: da venda deles que virá o Capital de Giro necessário para manter o negócio em funcionamento e o lucro para realizar investimentos e fazê-lo crescer.

Então, já sabe: na hora de empreender, dê a devida atenção aos cálculos!
 

5. Trabalhar sem acompanhamento de estoque

 
Não fazer a gestão de estoque pode resultar em perdas do próprio estoque, influência negativa no Capital de Giro e perdas financeiras em geral. Além disso, a possível falta de itens pode até mesmo prejudicar o atendimento aos clientes, concorda?

Por essas e outras, a gestão otimizada do estoque acarreta mais benefícios do que você imagina. No geral, ela garante a redução de desperdícios e o controle de gastos com manutenção e armazenagem.

Estoque parado ou desorganizado, aliás, significa dinheiro perdido!
 

6. Ignorar o Marketing Digital como forma de divulgação

 
A maioria das pessoas, de forma consciente ou inconsciente, está recorrendo ao meio digital para pesquisar por produtos e serviços, analisar avaliações de empresas e realizar compras.
Em razão disso, ignorar o Marketing Digital na hora de empreender certamente pode ser um de seus maiores erros.

É fundamental que o seu negócio tenha forte presença digital a fim de ser encontrado na internet, seja por meio das redes sociais, de um blog ou de um site institucional. Estratégias de marketing focadas em conteúdos de atração podem fazer toda a diferença para as suas vendas!
Ao conhecer os erros de empreendedores mais comuns, você provavelmente estará mais preparado para não cometê-los na hora de empreender, certo? Se planeje de acordo com cada um dos tópicos mencionados neste artigo e continue se aprofundando em assuntos relacionados!

Aliás, falando em assuntos relacionados... Quer conhecer 8 passos essenciais para o seu sucesso como empreendedor? Então, leia já este post que escrevemos para você!
 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: