Materiais gratuitos
Início » Blog » Controle de Estoque » Entenda o que é controle de estoque

Entenda o que é controle de estoque

Você sabe o que é controle de estoque e por que ele é essencial para a gestão da sua empresa. Aprenda como ter eficiência no seu estoque neste artigo.

Por GestãoClick
Atualizado em
Entenda o que é controle de estoque

Você sabe exatamente o que é controle de estoque? Empresas de todos os segmentos devem aproveitar ao máximo todos os benéficos que esse tipo de controle oferece para a administração. Inclusive, você sabia que o estoque é muito mais do que o espaço no qual as suas mercadorias são armazenadas?

Se a sua resposta for negativa, não se preocupe, pois você não está sozinho nessa. Além disso, nunca é tarde demais para aprender um pouco mais sobre o assunto e colocar em prática a otimização do controle de estoque.

E se você deseja descobrir como fazer isso, continue lendo este artigo e aprenda cada detalhe sobre o que é o controle de estoque. Acompanhe os tópicos a seguir:

  • O que é controle de estoque;
  • Vantagens do controle de estoque;
  • Benefícios do ERP para o estoque;

Afinal, o que é controle de estoque?

o que e controle de estoque

O controle de estoque consiste no gerenciamento de itens, com registro detalhado do fluxo de mercadorias que entram e saem. Afinal, é no estoque que os artigos a serem vendidos, se forem fabricados pela própria empresa ou revendidos, são armazenados.

Dessa forma, controlar o estoque envolve identificar as movimentações do setor, incluindo a quantidade de cada artigo. Além disso, ao receber produtos no setor, é importante registrar outras informações, como suas características.

Isso permite armazenar as mercadorias de acordo com seu tamanho, peso, cor, formato e outros atributos que podem variar de acordo com o segmento. Esse nível de detalhe auxilia na organização e na hora de realizar vendas.

Vantagens do controle de estoque

Mas, afinal, por que manter o estoque organizado e controlado? Isso não é apenas uma perda de tempo? Quem pensa dessa forma está completamente enganado, uma vez que as vantagens do controle de estoque são inúmeras. Confira cada uma delas a seguir:

Aproveitamento e organização do espaço

Quando uma empresa possui controle de estoque, a vantagem mais visível é contar com um setor onde as mercadorias estão bem armazenadas. Além de ter um melhor aproveitamento do espaço físico, é possível encontrar os artigos com muito mais rapidez.

Isso permite uma equipe mais produtiva, vendas mais ágeis e, como consequência, um maior volume de vendas. Além disso, com a organização promovida pelo controle de estoque, as mercadorias ficam bem arrumadas, evitando danos e perdas.

Aumento da eficiência e produtividade da equipe

Ao utilizar ferramentas adequadas para controlar o estoque, é possível ainda ter uma equipe mais produtiva e eficiente. Isso ocorre porque, ao informatizar o setor, evita-se o trabalho manual, que pode tornar qualquer tarefa muito mais dispendiosa.

Com a otimização da gestão de estoque, é possível fazer mais em menos tempo, sem perder em qualidade, o que também permite que a sua empresa tenha uma equipe enxuta para administrar o setor. Além disso, com a informatização dos dados, a margem de erros é menor.

Aliado do setor de compras

Com uma gestão apropriada do estoque, o setor de compras também é beneficiado. Afinal, ao ter um controle rigoroso das movimentações, sabe-se quando é preciso comprar mais mercadoria para que não falte em estoque.

Afinal, se elas faltarem, corre-se o risco de até mesmo ocorrer a perda de vendas. Por outro lado, quando são comprados artigos para revender em quantidade maior do que o necessário, o seu negócio pode ter prejuízos. Isso ocorre porque se adquire itens que ficam parados, sem saída.

Aliado dos setore de vendas 

O controle de estoque é um grande aliado de outros setores, como o de vendas, pois, da mesma forma que ajuda nas compras da empresa, permite que se conheça melhor o comportamento dos clientes. Isso deve ser usado de maneira estratégica.

Em outras palavras, ao registrar as entradas e as saídas do setor, é possível identificar os itens mais vendidos, em que épocas do ano eles são mais procurados, além de saber quais produtos são pouco comercializados. Eles podem estar apenas ocupando espaço e causando prejuízo.

Com essas informações, podem-se desenvolver campanhas mais direcionadas, divulgando com mais ênfase os produtos preferidos do seu público. Por outro lado, podem realizar promoções com os itens menos procurados para diminuir o estoque.

Ao acompanhar o comportamento dos consumidores, é possível até mesmo identificar quais artigos estão saindo de linha e não vale mais a pena adquiri-los. De forma semelhante, o seu negócio consegue prever tendências e ser o primeiro a oferecer novidades no mercado.

Aliado do setor financeiro

O setor financeiro também se beneficia com a otimização do controle de estoque. Afinal, ao evitar a compra de mercadorias que não seriam vendidas em breve, o dinheiro economizado pode ser convertido em artigos que realmente serão procurados.

Assim, esse dinheiro pode ainda ser destinado a suprir outras necessidades que a sua empresa possui no curto prazo. Ou seja, é possível investir de maneira inteligente, mantendo o fluxo de caixa em dia. Assim, não se corre o risco de faltar dinheiro para o que é urgente.

Benefícios do ERP para o estoque

Já que as empresas com estoque, em geral, possuem um grande volume de mercadorias, é necessário que a sua equipe tenha acesso às ferramentas adequadas para gerenciar o setor. Papel e caneta não oferecem a eficiência que o seu estoque deve ter para ser bem controlado.

Portanto, é preciso utilizar uma ferramenta que informatize os dados, conecte os setores e automatize os processos. Nesse sentido, o ERP é uma ótima solução, pois atende a todas as demandas do controle de estoque.

Trata-se de um sistema de gestão empresarial que, por meio do seu módulo de controle de estoque, não só registra as movimentações do setor, como também oferece inventários e relatórios. Esses documentos apresentam informações completas e atualizadas.

Dessa forma, contribui para a tomada de decisões. Também garante mais produtividade à sua empresa, pois assim que um artigo é vendido, por exemplo, o estoque recebe a baixa do artigo. Esse procedimento garante a confiabilidade dos dados.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é controle de estoque. Te convidamos a testar na prática o melhor sistema de gestão de estoque do seu negócio!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo