7 erros que impedem seu sucesso financeiro
O ano começa e junto com ele os objetivos. Separamos 7 dicas para que alcance seu sucesso financeiro!
É muito comum que gestores de negócios de diferentes portes cometam erros que acabam impedindo o alcance do sucesso financeiro desejado. Isso varia bastante de empresa para empresa, mas existem algumas falhas recorrentes que são observadas na maior parte dos casos.
Para ajudar você, empreendedor, a evitar ou corrigir que alguns desses erros aconteçam, listamos a seguir quais são as principais falhas cometidas e que impedem que o sucesso financeiro seja alcançado. Fique atento e garanta que o seu negócio esteja no caminho certo.
Boa leitura!
1- Ganância excessiva e insatisfação desnecessária
Se você quer alcançar maior sucesso financeiro, deve concentrar-se em ganhar, guardar e multiplicar seu dinheiro. Mas não perca o sono por aquilo que você ainda não tem. Não brigue, não trate mal as pessoas, principalmente os seus colaboradores, por causa de seus objetivos e metas.
Para conseguir o que deseja, você precisa mobilizar sua empresa e sua equipe como um todo, mas de forma saudável. Afinal, eles precisam estar motivados para render mais e garantir mais produtividade. Sua presença e o que você faz devem motivar as pessoas e não irritá-las. Por isso busque seguir as dicas a seguir:
- Estabeleça metas claras e realistas;
- Garanta que haja comunicação aberta e transparente;
- Invista na capacitação dos colaboradores;
- Tenha empatia e seja flexível dentro do possível;
- Incentive a colaboração e o trabalho em equipe;
- Ofereça benefícios e reconhecimento.
2- Falta de estratégia
Um dos maiores fatos do mundo dos negócios é que, sem um plano estruturado, é improvável alcançar o sucesso financeiro desejado. Por isso, você precisa tomar a iniciativa e parar de esperar que tudo aconteça ao acaso.
Afinal, se você, gestor, não sabe aonde quer chegar, como saberá qual o melhor caminho a seguir? O plano de negócios indicará os objetivos gerais da organização. Com objetivos claros e bem definidos em mente, a atual situação financeira da empresa começa a fazer mais sentido. Então trace seus objetivos de curto, médio e longo prazo detalhadamente.
Com as metas traçadas, você precisa definir qual estratégia adotar para alcançá-las. Esse planejamento estratégico deve levar em consideração fatores como o porte da empresa, ramo de atuação, público-alvo, ações da concorrência, tendências de mercado etc. Depois, é necessário reunir a equipe para designar funções e estabelecer prazos.
Fique sempre atento e garanta que o plano está saindo conforme o esperado, porém, também esteja aberto a fazer negociações ou alterar alguns pontos que não estão performando conforme o esperado.
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3- Ausência de monitoramento e análise de dados
A definição da estratégia nos leva a um outro erro muito comum: o não monitoramento dos resultados. De nada adianta aplicar um plano de negócios bem esquematizado se você não estiver atento aos impactos que ele causará dentro da sua organização.
Assim sendo, é necessário monitorar esses resultados de forma regular e sistematizada, incluindo a análise de faturamento, transações, vendas, custos, rentabilidade, entre outros. Fique de olho no que está dando certo e principalmente no que está dando errado e precisa ser alterado. Somente assim você conseguirá identificar os pontos de inconsistência e conquistar o tão desejado sucesso financeiro.
4- Acomodação e falta de inovação
A acomodação geralmente ocorre quando estamos conseguindo viver bem. Quando a empresa atinge uma renda que consideramos interessante e conseguimos pagar as contas com certa tranquilidade, é comum cair em uma perigosa zona de conforto, não alcançando o sucesso financeiro tão desejado.
Achar que tudo está garantido é um erro que acarreta no esquecimento do plano traçado inicialmente. Lembre-se de que, tudo o que deixamos de usar, acabamos perdendo. Isso vale também para a sua inteligência financeira.
Então atente-se ao planejamento traçado e busque sempre inovar. Seja internamente, com competições entre os colaboradores, bonificação por meta batida, entre outros, ou externamente, com novos produtos, coleções inovadoras, preços mais competitivos, promoções relâmpago etc.
5- Se perder na crise
No caminho do sucesso financeiro, todos passaremos por diversas crises. Podem ser crises econômicas de dimensão regional, estadual, nacional ou até mesmo mundial.
Outro tipo de crise que também representa um desafio para o empreendedor é a crise interna, como problemas internos na empresa, conflitos entre membros da equipe, quebra do fluxo de produção ou falhas nos processos operacionais.
Assim, é preciso encarar cada obstáculo encontrado no caminho como uma etapa a ser superada. Não deixe que essas crises sejam sinônimo de ruína para a sua organização. Antecipe os problemas e transforme crises em oportunidades. Os problemas são uma parte de seu processo rumo aos seus objetivos de sucesso financeiro. Para chegar ao patamar que você deseja é preciso passar por isso.
6- Excesso de gastos
Reduzir os custos é também uma forma essencial de aumentar o lucro. Assim, reflita sobre a estrutura produtiva do seu negócio e analise onde poderão ser feitas reduções de gastos. Melhore seu modo de produção, invista, inove. Não fique estático. Se você não crescer durante o caminho não conseguirá enfrentar os desafios que vem pela frente.
Por isso, aprimore a sua forma de funcionamento reduzindo toda forma de custo e desgaste do seu cotidiano e de sua empresa. Isso envolve ações práticas como: identificar desperdícios (energia elétrica, água, tempo, materiais etc.), negociar e/ou buscar novos fornecedores, controlar o estoque de maneira detalhada, revisar despesas fixas (talvez seja a hora de encontrar um plano de internet mais em conta, por exemplo) e automatizar processos, reduzindo a mão de obra e aumentando potencialmente a eficiência.
7- Excesso de autoconfiança
Normalmente, medidas simples podem ser a solução para seus problemas. Como a substituição de equipamentos por modelos mais econômicos, ou a alteração da disposição do layout da empresa para aumentar a produtividade.
Há empresas que se especializam na prestação de consultoria para análise e propositura de medidas de redução de gastos corporativos. Procure saber mais sobre o assunto, consulte um especialista. Não se prenda em sua autoconfiança. Saiba seus limites, delegue funções e consulte especialistas nos momentos de dúvida.
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