Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Transforme seu escritório em contabilidade digital

Transforme seu escritório em contabilidade digital

A questão é simples: ou você se adapta a elas, ou você perde espaço no mercado. Qual é a sua escolha?

Por GestãoClick
Atualizado em
Transforme seu escritório em contabilidade digital

Mudanças, mudanças, mudanças… A questão é simples: ou você se adapta a elas, ou você perde espaço no mercado. Qual é a sua escolha?

Antes de se fechar às inovações tecnológicas achando que são muito complicadas, o que acha de entender um pouco mais sobre contabilidade digital? Garantimos que o que lhe aguarda não é nenhum monstro, mas sim eficiência e agilidade nos processos, aumento da produtividade, redução de erros, melhora da comunicação com os colaboradores e com os clientes, entre outras vantagens.

Quer saber como transformar seu escritório em uma contabilidade digital e usufruir dos benefícios que a tecnologia apresenta? Então continue acompanhando!
 

Contabilidade digital e contabilidade online: qual é a diferença?

“Não são tudo a mesma coisa? Pra que tanto nome?”

Na verdade, caro contador, há semelhanças e diferenças sutis entre elas, mas é fundamental entendê-las. A semelhança, por exemplo, é baseada no uso de internet para prestar serviços — seja em relação às obrigações acessórias, às análises financeiras ou ao suporte aos clientes, ambas são úteis.

Agora, vamos às explicações sobre as diferenças:

– Contabilidade digital: o termo “digital” está ligado aos computadores, ao universo da informática, e nesse contexto diz respeito a uma solução que visa automatizar tarefas e otimizar processos por meio de ferramentas como sistemas contábeis integrados aos softwares de gestão, por exemplo.

– Contabilidade online: o termo “online”, por sua vez, remete à internet e à rede de computadores, e nesse contexto está ligado à ideia de um escritório virtual com atendimento não presencial e, muitas vezes, à prestação de serviços de contabilidade com custos reduzidos.
 
Afinal, como transformar seu escritório em uma contabilidade digital?
 
Como fazer a transição do modelo tradicional para o modelo digital? É mais simples do que parece, mostramos logo abaixo.

Defina as ferramentas a serem utilizadas

Além da integração contábil, que une o seu sistema contábil com o sistema de gestão do cliente, há outras formas de utilizar a tecnologia a favor do escritório, seja por meio de aplicativos ou ferramentas como:

– Trello, para gerenciar projetos;
– Slack ou Skype, para melhorar a comunicação interna ou externa;
– Google Drive, para editar ou armazenar arquivos.

 
Treine a equipe para lidar com as novas ferramentas e com as novas formas de atendimento
 
Se ninguém entender como funciona o sistema, ninguém saberá aproveitar suas funcionalidades corretamente.
Seus clientes não precisam se planejar para abrir empresas, cumprir obrigações e seguir a legislação fiscal e tributária? Então, seu escritório contábil também precisa de um planejamento para lidar com as mudanças: ofereça treinamento para toda a equipe!

Mostre os benefícios aos clientes e os ajude na fase de transição

Para aproveitar as vantagens da contabilidade digital e, consequentemente, da integração contábil, é preciso educar os clientes sobre a importância de utilizar um sistema de gestão e ajudá-los com a integração.

Só assim você e a equipe poderão ter acesso aos dados financeiros das empresas clientes e desfrutar das vantagens desse novo tipo de parceria.

Anuncie o novo modelo de operação

Para atrair clientes interessados nesse novo modelo de contabilidade, é necessário divulgar a novidade, concorda? Resumidamente, por meio de uma estratégia de marketing digital é possível ser encontrado por clientes em potencial.

Veja como:
– criando um blog com conteúdos relevantes para o seu público-alvo;
– usando as redes sociais;
– investindo em e-mail marketing;
– montando um site para a sua contabilidade.

Seu escritório ainda não está na nuvem?

Quando se trata de gerenciamento, armazenamento e segurança das informações, a nuvem é a solução ideal para o seu escritório.

Ao aderir à contabilidade digital, como já mencionado, é possível usufruir da integração contábil e unir o programa utilizado em seu escritório com o programa de gestão do cliente, facilitando o acesso às movimentações financeiras e o envio de documentos. Tudo online, tudo na nuvem!

Se você ainda não utiliza um sistema contábil, comece pesquisando o mais adequado para as necessidades do escritório. Veja alguns que já são integrados com o GestãoClick:

  • Alterdata
  • Athenas 3000 
  • Calima 
  • Contab 
  • Contmatic 
  • Cordilheira 
  • Cuca Fresca 
  • Domínio 
  • e-Contab
  • Folhamatic 
  • Fortes 
  • Mastermaq
  • Milenium
  • Nasajon
  • Netspeed
  • PH Software
  • Prosoft
  • Questor
  • SAGE
  • SCI
  • Totvs
  • WKRadar?

E então, percebeu como não é tão difícil assim lidar com as inovações tecnológicas e transformar seu escritório em uma contabilidade digital?

E se você ainda não se convenceu dos benefícios de aderir às mudanças, leia já esse artigo, veja o vídeo que preparamos e entenda de uma vez por todas as vantagens que o aguardam!

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo