Como faturar mais com os feriados

O Brasil é um país que, todos os anos, possui muitos feriados, embora o número diminua quando eles caem nos domingos. Em geral, a grande quantidade de feriados deixa os empresários apreensivos, ainda mais quando os feriados são no início ou no fim da semana, o que costuma emendar com os demais dias, resultando nos famosos feriadões.

Por mais que haja muita crítica do empresariado sobre esse assunto e até algumas iniciativas para reduzir a quantia de feriados, a questão é que, enquanto eles continuam a existir, é importante saber como tirar proveito deles. Além disso, nem todos os empreendimentos os acham ruins, inclusive, do ramo hoteleiro e gastronômico.

 

De acordo com a cidade onde atuam, os feriados podem ajudar a aumentar o faturamento. Por outro lado, mesmo quem contabiliza prejuízos com eles deve planejar o ano com antecedência para saber como faturar mais com os feriados. Afinal, muitos acontecem por conta das datas especiais.

 

E muitas dessas datas são dedicadas a pessoas especiais, como mães, pais, crianças e outros públicos. Ou seja, antes do feriado, cresce o número de vendas em muitos segmentos da economia. Desse modo, com o planejamento do ano de forma adequada você pode se beneficiar muito mais do que imagina.

E para saber como faturar mais com os feriados, confira neste artigo as dicas dos tópicos a seguir:

 

Planeje o ano considerando os feriados;

Aproveite as datas comemorativas;

Invista nos feriados em que as vendas aumentam;

Tenha a tecnologia como aliada.

 

Planeje o ano considerando os feriados

 

A primeira dica de como faturar mais com os feriados é planejando as ações da sua empresa de modo que possa tirar o máximo de proveito tanto dos feriados que são datas comemorativas como dos feriados que podem ajudar a aumentar as suas vendas no próprio dia. Exemplos são os restaurantes e hotéis que funcionam mesmo nos feriados.

Dessa forma, independente do segmento de mercado no qual a sua empresa atua, é preciso já no início do ano ou mesmo no fim do ano anterior fazer um cronograma de atividades, incluindo as ações de marketing e de vendas para o período que antecede os feriados. Ao visualizar a quantidade deles no decorrer do ano fica mais fácil de organizar o calendário.

Em algumas cidades e estados existem os feriados específicos que, não raro, podem ser junto a feriados nacionais e, por isso, podem receber ações conjuntas. Além disso, ao prever essas datas com antecedência não se corre o risco de programar atividades em períodos desfavoráveis.

 

Aproveite as datas comemorativas 

 

O comércio em geral costuma se favorecer dos feriados que envolvem datas comemorativas, como dia dos pais, dia das mães, páscoa, festas de final de ano e outras. Embora muitas dessas datas sejam comemoradas no domingo, lojas que abrem todos os dias da semana podem considerá-las prejudiciais para o seu negócio.

Por isso, é necessário ver os feriados como oportunidades e isso pode ser feito ao criar campanhas com promoções e ofertas, inclusive, nos produtos da sua loja que podem ser comprados para presentear as pessoas que são homenageadas nas datas especiais. Nessas ocasiões, é possível ainda aproveitar para colocar em prática as ações de fidelização.

Algumas dicas são oferecer cupons de desconto a quem já é o seu cliente, oferecer preços mais baixos para um perfil de consumidor (como as mães que comparem na semana que antecede o dia delas) ou mesmo dar um desconto especial para a próxima compra que o consumidor fizer na sua empresa.

Nesse sentido, lojas, principalmente, podem atrair mais consumidores ao decorar o seu estabelecimento com motivos que façam alusão à data comemorativa. E mesmo feriados que não estão ligados à entrega de presentes, como Dia do Trabalho, Tiradentes, Independência e os feriados religiosos podem ser criativamente usados para estimular as vendas.

 

Invista nos feriados em que as vendas aumentam
 

Já os setores da economia que podem se beneficiar com os feriados, como os hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos não devem deixar essa oportunidade passar sem aproveitá-la adequadamente. Para tanto, é preciso investir nas campanhas de marketing, sendo que os hotéis podem oferecer pacotes de diárias promocionais.

Os restaurantes, bares e outros estabelecimentos que não fecharem nos feriados devem informar isso para os seus clientes, para que eles saibam que o local vai funcionar. Afinal, muitas pessoas aproveitam justamente os feriados para se divertir, sair com os amigos, almoçar ou jantar fora de cada com a família.

Parques, museus, cinemas e outros estabelecimentos de entretenimento podem organizar o seu calendário de modo que abram as suas portas nos feriados, pois é quando o fluxo de visitantes pode ser bastante significativo. Essa organização é importante também porque conforme a situação, cidade e setor da economia os funcionários podem ter que receber folgas para compensar o feriado trabalhado.

E para não ter problemas nesse sentido, um calendário feito com antecedência permite que seja feita uma escala de trabalho que todos fiquem satisfeitos.

Datas-comemorativas   feriados-nacioanais
 

Tenha a tecnologia como aliada
 

Quando se fala em organizar o ano que está iniciando para prever todos os feriados e o que deve ser feito em cada período, é importante que a sua empresa tenha um banco de dados para que possa acessar o seu histórico e avaliar como foram os anos anteriores. Para tanto, é preciso ter um sistema de gestão empresarial eficiente onde essas informações sejam armazenadas de maneira apropriada.

O software ERP é um sistema de gestão empresarial que permite a informatização dos dados do seu negócio, a conexão dos setores e a automatização dos procedimentos. Com isso, além de contar com relatórios sobre períodos passados, você e a sua equipe podem contar com uma rotina muito mais dinâmica e maior facilidade em fazer prospecções.
 

O GestãoClick é um software ERP que colabora não só com o planejamento das ações de vendas e de marketing da sua empresa, mas também com o planejamento financeiro. Afinal, para as ações realizadas antes dos feriados é preciso saber o orçamento disponível. Além disso, esse sistema funciona online, permitindo acesso remoto.

Com isso, você e a sua equipe têm acesso aos dados do seu negócio mesmo de smartphones e outros dispositivos móveis. Tudo isso com a garantia da mais alta segurança. 

Agora que você já sabe como melhorar seu faturamento em datas comemorativas, dá uma olhada no nosso blog com diversas dicas para seu negócio.
 

Conheça nosso software e o que ele pode fazer pelo seu negócio! 
 

Deixe seu comentário
      Escreva seu comentário e clique em enviar

      Clientes satisfeitos

      GestãoClick
      Logo
      Teste grátis o melhor sistema de controle, organização e agilidade para a gestão do seu negócio!
      Cadastre-se para explorar todas as funções do sistema.

      Já tem uma conta? Acessar o sistema

      Homem_Cadastr-se 1 (3)