Materiais gratuitos
Início » Blog » Nota Fiscal » Fim do emissor gratuito de nota fiscal

Fim do emissor gratuito de nota fiscal

Agora é oficial, Emissores gratuitos de nota fiscal chegam ao fim! Saiba o que isso muda para sua empresa!

Por GestãoClick
Atualizado em
Fim do emissor gratuito de nota fiscal

As empresas que já fazem uso das notas fiscais eletrônicas, as NF-e, e usavam o sistema de geração de NF-e oferecido pela Sefaz- Secretaria Estadual da Fazenda, agora, vão ter que migrar para outro sistema. Isso por causa do fim do emissor gratuito de nota fiscal eletrônica.
Para entender melhor o assunto e saber o que fazer a partir de agora, você vai conferir no artigo a seguir os tópicos listados abaixo:

O que é o emissor gratuito de nota fiscal
O que muda com o fim do emissor gratuito de nota fiscal
Como escolher o melhor sistema para emitir NF-e?

O que é o emissor gratuito de nota fiscal

Quem faz uso do sistema de NF-e tinha a opção de utilizar o emissor gratuito de nota fiscal eletrônica oferecido pela Secretaria Estadual da Fazenda. Outra forma de emitir o documento é com um sistema próprio, o qual deve ser pago. Embora grátis, o sistema oferecido pelo governo, nos últimos anos, teve o número de usuários reduzido.
Isso aconteceu porque, para muitas empresas, é mais vantajoso ter o seu próprio emissor de NF-e integrado ao sistema de gestão empresarial adotado pelo seu empreendimento. Com essa integração, a emissão denota fiscal é facilitada, tornando-se mais rápida, o que colabora como um todo para a administração da sua empresa.

Por causa disso, os empreendimentos que ainda faziam uso do emissor gratuito da Sefaz devem, a partir de agora, buscar uma alternativa para gerar o documento. Isso porque, como foi a anunciado no início de 2017, a Sefaz-SP descontinuou o seu emissor no dia 4 de agosto de 2017.

O que muda com o fim do emissor gratuito de nota fiscal

Já que nem todos os empresários estavam preparados para a mudança, órgãos como o Sefaz-MA e o Sebrae-SP começaram a dispor de emissor gratuito como alternativa. O download do primeiro está disponível no portal da Nota Fiscal Eletrônica e, o segundo, no portal do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Além de usar uma dessas duas soluções, outra maneira de emitir notas fiscais a partir de agora é com um sistema próprio. Hoje em dia, existe uma grande variedade de empresas que oferecem esse serviço, sendo que alguns softwares que geram o documento também colaboram com a gestão do seu empreendimento.

Dessa maneira, é possível não só estar em dia com o fisco, como também administrar o seu negócio com muita eficiência. No entanto, tudo isso envolve um investimento e, por isso, é essencial pesquisar muito bem todas as opções e avaliar qual possui o melhor custo benéfico para a sua empresa.

Como escolher o melhor sistema para NF-e?

Empresas de pequeno porte e microempresas possuem necessidades diferentes quando se fala em gestão empresarial. Dessa forma, pequenos e médios negócios que buscam um emissor de nota fiscal eletrônica devem escolher sistemas que atendam as suas necessidades, por um preço justo e com o melhor custo benefício.

O GestãoClick é um software ERP que não só emite as notas fiscais como também gerencia de maneira adequada todos esses documentos. Com isso, além de gerar os documentos logo após a conclusão das vendas, armazena os XML das notas fiscais, envia a DANFE para os clientes e fornecedores via e-mail, bem como imprimi a DANFE.

O sistema de gerenciamento de empresas GestãoClick, que é perfeito para micro e pequenas empresas, faz ainda o download dos XML das notas fiscais de maneira rápida sempre que preciso. Com esse software ERP, portanto, você não precisa mais se preocupar com a emissão de NF-e e nem com todo o gerenciamento exigido.

E mais, o GestãoClick conta com funções para administrar com eficiência os demais setores da sua empresa, como o estoque, vendas, financeiro e outros. Isso é possível porque o programa interliga os setores, automatiza os procedimentos e informatiza todos os dados do seu negócio, além de armazená-los com a mais completa segurança.

Outros benefícios são o acesso remoto, permitindo que pessoas autorizadas possam acessar as informações do seu empreendimento de qualquer lugar e em qualquer horário, desde que tenha uma conexão com a internet. Isso pode ser feito até com smartphones e outros dispositivos móveis.

Então, gostou do post? Aproveite para compartilhar e assinar a nossa newsletter ficando sempre por dentro das principais novidades do nosso blog!

Leia também: Qual emissor de nota fiscal devo escolher?


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo