Funções administrativas: dicas para administrar uma pequena empresa

Ouça

Funções administrativas podem ser consideradas como as mais importantes dentro de uma empresa, já que elas coordenam todas as outras. Administrar uma pequena empresa é uma tarefa complexa, pois se baseia em diversos fatores, como planejamento prévio, controle sobre todos os setores e mensuração de resultados.

Apesar de alguns aprendizados só serem possíveis com a própria experiência do gestor nesse meio, há algumas dicas que podem ajudá-lo a administrar uma pequena empresa e tomar decisões estratégicas.

O que acha de saber um pouco mais a respeito desse assunto? Continue acompanhando o artigo que elaboramos para você!

Comece o planejamento elaborando um plano de negócio detalhado

Há muitos por menores que influenciam o sucesso de uma companhia. A fim de planejar como tudo vai funcionar para administrar uma pequena empresa e alcançar os objetivos estipulados, é fundamental elaborar um plano de negócio bem estruturado e detalhado.

Você sabe no que consiste uma boa administração? Confira alguns pontos:

  • planejar o que será feito;
  • tomar decisões estratégicas se baseando em dados concretos;
  • criar uma boa cultura organizacional;
  • reconhecer a importância das estratégias de marketing;
  • otimizar os processos a fim de garantir um bom atendimento ao cliente;
  • garantir a estabilidade no setor financeiro;
  • mensurar resultados a fim de modificar ou manter processos etc.

Para um resultado satisfatório nessa etapa, baixe o e-book de planejamento estratégico oferecido pelo GestãoClick e alcance os objetivos do seu negócio!

Dê a devida atenção à gestão empresarial

Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que 713,6 mil empresas foram fechadas no Brasil em 2015. Sabe-se que a crise econômica teve um papel importante para se chegar a esse número, porém não podemos excluir outro fator responsável pelo fechamento de inúmeras empresas todos os anos, em diversos países: a má gestão.

O que ela pode ocasionar?

  • baixa produtividade;
  • custos elevados;
  • falta de matérias-primas ou itens no estoque;
  • atraso no recebimento e na entrega de pedidos;
  • insatisfação dos clientes;
  • alto índice de turnover etc.

Atualmente, a melhor maneira de garantir uma boa gestão é estudar práticas de gerenciamento e ter a tecnologia como aliada. O recomendado é utilizar um software de gestão empresarial, o qual oferece funcionalidades que permitem a supervisão das diversas áreas da empresa por meio do controle financeiro, de estoque, de compra e vendas, de cadastros, entre outros.

Reconheça a importância da cultura organizacional

O empresário deve reconhecer que o faturamento da empresa também estará relacionado com o bem-estar da equipe. É essencial prezar uma cultura organizacional forte para que os colaboradores sintam-se motivados a continuar com o bom trabalho e a reconhecer a importância do trabalho em equipe.

Nem só de campanhas motivacionais vivem os funcionários: é necessário motivá-los também por meio da integração com a empresa, aceitando suas ideias de melhoria e inovação e investindo em capacitações e treinamentos.

Agende reuniões semanais e mensais a fim de começar a passar a mensagem para os colaboradores, ressaltando os valores e princípios da empresa, compartilhando resultados atuais e deixando claro qual objetivo se pretende alcançar.

Esse processo leva tempo e deve estar presente também na contratação de novos funcionários. O gestor, na figura de líder, deve estabelecer e deixar claro o que é aceito e praticado em sua empresa.

Mensure os resultados de todos os departamentos

Uma das maneiras mais eficazes de mensurar resultados, além de utilizar ferramentas adequadas, é ter acesso aos relatórios financeiros, de vendas, de estoque etc. Um sistema ERP possibilita tanto o acesso aos dados registrados pela equipe quanto aos principais relatórios de cada setor.

A análise dos indicadores de desempenho (Key Performance Indicator, ou KPI) auxilia a avaliação de sua gestão por meio do monitoramento de processos — você escolherá as métricas para avaliar o desempenho geral. Os indicadores poderão ser:

  • de qualidade;
  • de capacidade;
  • de produtividade;
  • estratégicos.

Quer um exemplo? Avaliar o KPI de índice de turnover pode ajudar na resolução de problemas de liderança e de valorização de funcionários.

Enfim, abordamos aqui algumas dicas para administrar uma pequena empresa. É fundamental estudar o mercado e criar um plano de negócio bem estruturado para poder mensurar resultados e atingir os objetivos almejados.

E então, gostou do artigo? Agora é hora de se concentrar nas funções administrativas e começar a automatizar a sua empresa com o GestãoClick!

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Clientes satisfeitos

GestãoClick
Logo