Gerenciador financeiro: o que podemos fazer pela sua empresa?


gerenciador financeiro
Um gerenciador financeiro, na figura de uma pessoa ou de uma ferramenta, auxilia a gestão de atividades voltadas à área financeira. Você sabe como calcular o capital de giro? Sabe qual é o valor mensal ou anual utilizado para pagar impostos? Sabe o quanto investiu no negócio no ano passado?

O controle dessa área é fundamental em diversos aspectos, mas um dos principais se baseia na manutenção das atividades: quando o controle vira descontrole, há o risco do empreendedor ser obrigado a fechar as portas da empresa.

Quer saber o que um gerenciador financeiro pode fazer pelo seu negócio? Então continue lendo este artigo!
 

O que um gerenciador financeiro faz?

 Como já mencionado, o gerenciador financeiro pode ser uma pessoa ou uma ferramenta que auxilia a administração de atividades financeiras a fim de que a empresa tenha sempre recursos garantidos para se manter e se desenvolver. Mas, afinal, o que ele pode fazer? Confira abaixo!
 

Controle das cobranças

Gestores de pequenas e médias empresas já começaram a entender que o uso planilhas está se tornando um método obsoleto, seja na gestão de estoque ou na gestão do departamento financeiro.

Com um gerenciador tudo fica mais fácil, inclusive o controle das cobranças, pois em vez de optar por diversos processos manuais (cobrar, confirmar o pagamento, reenviar a cobrança por e-mail, negociar etc.), é possível emitir boletos bancários e automatizar os demais processos.


Controle dos recebimentos

O controle dos recebimentos é tarefa fundamental para manter o fluxo de caixa atualizado. Para uma gestão eficiente, nada pode passar sem ser registrado!

Com um sistema automatizado, é possível verificar rapidamente informações sobre recebimentos, como quantas parcelas ainda faltam para receber de determinado consumidor ou quanto tempo um cliente demora para pagar determinada dívida.

Além do mais, o gestor pode contar com relatórios de fluxo de caixa detalhados e atualizados para acompanhar e controlar a entrada de valores.


Controle dos gastos 

A gestão financeira mostra para o empresário o rumo que a empresa está tomando. Ao conhecer o fluxo financeiro do negócio, o gestor adquire a capacidade de antecipar soluções, saber qual é o momento mais propício para investimentos e entender quais estratégias econômicas estão ou não estão funcionando bem.

Porém, para isso, é necessário ter o controle total sobre os gastos empresariais. Para onde o dinheiro vai? De que forma ele está sendo empregado? Quais são os departamentos que mais geram gastos? Um gerenciador financeiro também é útil quando se trata de organizar informações como essas.


Análise das movimentações financeiras

A forma mais eficiente de analisar essas movimentações é se baseando em relatórios bem estruturados e atualizados. Um relatório financeiro deve abranger informações sobre custos, gastos, contas pagas, quantias recebidas, investimentos, entre outros.

É fundamental fazer a análise de um período de tempo (semanal, quinzenal, mensal etc.) previamente estipulado, assim fica mais fácil cruzar dados de diferentes épocas.
 

Afinal, como o GestãoClick pode ajudar? 

Ao utilizar o software de gestão empresarial do GestãoClick, você conta com uma ferramenta eficiente para controlar fluxo de caixa, contas a pagar e contas a receber, relatórios financeiros, entre outros. Confira algumas vantagens:

 
  • controle detalhado, preciso e claro;
  • redução de erros;
  • otimização do tempo do gestor e da equipe;
  • informações concentradas em um único sistema;
  • economia de espaço (não há necessidade de lidar com inúmeros papéis, planilhas, comprovantes etc.)
  • facilidade de acesso e mobilidade;
  • auxílio no planejamento estratégico a curto, médio ou longo prazo.


O fluxo de caixa, por exemplo, consiste nas entradas e saídas de valores do caixa da empresa. Para que o controle seja eficiente, todas as despesas e todas as receitas devem ser devidamente registradas; a partir daí, o gestor obtém informações essenciais para a tomada de decisões estratégicas.

E não para por aí! No âmbito financeiro o sistema ainda conta com as funcionalidades de conciliação bancária e controle de outra loja ou filial. Além disso, o sistema ERP é na nuvem e pode ser acessado a qualquer hora, de qualquer lugar, desde que o colaborador tenha a permissão de acesso concedida pelo gestor.

Agora que você entende a importância de contar com um gerenciador financeiro, confira já todas as vantagens e recursos que o sistema GestãoClick oferece para você e para a sua empresa.

 
Conheça nosso controle financeiro na prática e veja como vamos auxiliar seu negócio!

 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: