Identidade Visual: o que é e qual importância para lojas virtuais


Importância identidade visual de uma empresa

Identidade visual, o que é? É bem provável que a maioria dos empreendedores, principalmente para aqueles que possuem negócios no mundo online, já tenham ouvido falar desse termo. No entanto, nem todos sabem bem o que significa ou como aplicá-lo.

É fato que em um mercado cada vez mais competitivo como o nosso, ter uma identidade visual acaba se tornando um dos elementos responsáveis por influenciar novos consumidores, além de manter o negócio sempre na vanguarda. 

Fora isso, ainda transmite profissionalismo, maior confiabilidade e também credibilidade aos compradores, tornando a empresa muito mais atraente e organizada. Neste post vamos entender melhor o que é identidade visual, bem como sua importância e aplicação. Confira!

 

O que é Identidade Visual?


Podemos resumir o que é identidade visual em 4 palavras: a cara da empresa. Na verdade, é um conjunto de símbolos, cores, gráficos, etc., que personalizam a marca, a empresa e, desta forma, faz com que o consumidor consiga identifica-la mais rapidamente, bem como os produtos e/ou serviços que comercializa.

A identidade visual colabora ainda para a formação da própria marca, proporcionando a empatia com os clientes. Existem vários mecanismos para a geração de identidade visual, ainda mais quando se trata de uma loja virtual.

Os mais comuns são os logotipos, as cores, cartões de visita, imagens que perpetuem a marca ou produto, ícones, flyers, entre outros. A identidade visual não é exclusividade de grandes empresas, muito pelo contrário, pois pequenas empresas, e-commerces, etc., fazem uso constante deste poderoso recurso.

Descubra aqui --> Qual o melhor Tipo de Frete para sua Loja virtual!


Conceito

Podemos considerar como conceito básico de Identidade Visual como sendo tudo que represente visualmente e de uma forma sistematizada um nome, uma ideia, um produto ou serviço, uma empresa, organização ou instituição. 

De forma simplificada, o conceito seria um conjunto de atributos que irão tornar uma determinada empresa especial, diferenciada das demais e estes atributos, de uma forma generalizada, são exclusivos e únicos para àquela empresa.


Importância

E qual a importância desta identidade, afinal? Para falar sobre esta importância, podemos começar lembrando você das grandes e poderosas marcas que comumente conhecemos. Por exemplo: se falarmos de McDonald’s, Google ou Apple, qual a primeira impressão que se tem em mente?

Com certeza você lembrou do “M” bem característico do logo do McDonald’s, das letrinhas coloridas do Google ou da maça mordida da Apple. Isto é identidade visual, ou seja, cores, nomes e símbolos que representam muito bem estas marcas.

E porque isso é importante? Porque será por meio desses parâmetros de identificação que a sua empresa será vista e reconhecida no mercado em que atua, independentemente do porte desta. Isto agrega valor, dá credibilidade e destaca sua empresa das demais, inclusive dos concorrentes.

É necessário sinalizar aqui também que logos, cores, símbolos, etc., devem, de alguma forma, representar muito bem o seu produto, o seu serviço ou o que sua empresa quer agregar. Esta paridade é importante para perpetuar o valor de sua marca.


Identidade visual da marca

Identidade visual da marca é um atributo da marca e seu “ingrediente” principal é o design. É importante entender a diferença, principalmente na hora de projetar esta identidade visual para a sua empresa

Quando falamos de marca, para um melhor entendimento, estamos falando de um valor intangível, que está na verdade nas mentes das pessoas. Quando falamos, por exemplo, da logomarca do WalMart, você pode imediatamente lembrar do modelo de negócios que caracteriza esta empresa.

Tanto este modelo de negócio como a logo são atributos da marca do WalMart e é dessa forma que está presente na mente das pessoas, dos consumidores. 


Identidade visual de uma empresa


Como foco principal ou não, toda empresa quer e precisa se destacar. E é muito importante se destacar, ainda mais no universo online e para tanto a construção da identidade visual de uma empresa precisa ser muito bem construída. 

E não estamos falando tão somente do design do projeto ou do logo, mas do conjunto todo. Então, ao falar de “Identidade Visual de uma Empresa” estamos falando de cores que a identificarão, imagens, logotipo e até mesmo pequenas frases que venham a compor esta identidade.

Vale lembrar que esta identidade visual vai caminhar por toda a vida da organização. 

 

Identidade visual corporativa

Estamos falando de logotipo, de cores, símbolos e outros atributos para a formação da identidade visual corporativa. Assim, é de suma importância que a produção desta identidade siga rigorosamente os mesmos parâmetros, em todas as instâncias de uma organização. 

Para entender melhor o que estamos falando, o “M” do McDonald’s é amarelo, não é laranja, ou um amarelo-limão e seu formato é único, não pode ter desvios na construção deste “M”. 

Para que todos esses elementos sejam aplicados corretamente pode ser necessário a criação de Manuais de Identidade Visual específicos para a organização, com uma linguagem clara e objetiva, visando garantir a manutenção desta identidade que é construída no próprio dia a dia.

 

Logomarca e identidade visual

Lembra do WalMart que comentamos logo acima? Ele representa bem, a título de exemplo, o que a logomarca é capaz de fazer para garantir a identidade visual de uma organização. 

Para entendermos melhor a conceituação, toda identidade visual tem um logo associado, mas, por outro lado, nem todo logo tem a sua identidade visual. Em suma, basta dizer que um logo por si só não garante a marca e a identidade correspondente, mas logomarca e Identidade visual andam juntos.

 

Logomarca para Loja Virtual

 

Já neste ponto, podemos falar da criação de uma logomarca para loja virtual. Confira 4 dicas para criar com efetividade a logomarca para a sua loja na web:


• Converse com o seu público. Entender bem o que o seu público alvo espera de sua empresa, produto e/ou serviço é fundamental para iniciar o projeto de identidade visual para loja virtual.

• Foco no planejamento. Um briefing bem feito garante o sucesso da sua logomarca.

• Design e tipografia. São importante e precisam estar relativamente associados ao que sua empresa comercializa.

• As cores. Elas têm um papel fundamental, mas nada de exageros. Lembre-se que as cores escolhidas estarão junto com a sua empresa por toda a vida.

Falando nisto --> Veja as vantagens do ERP integrado com Loja Virtual para sua empresa! 

 

Logomarca Loja Online

Existem na verdade uma série de fatores que irão auxiliar na administração de sua loja virtual bem como no sucesso desta. A logomarca loja online é apenas um deles. 

Ter uma boa configuração de sua loja, produtos confiáveis, uma boa logística de entrega, um sistema de gestão empresarial para otimizar os processos da empresa, entre outros, fazem parte da configuração deste sucesso.

Todos são relevantes para o seu negócio, ainda mais quando falamos de lojas online que possuem, em geral, uma grande concorrência. 

Além de preocupar com a estética de sua empresa, os setores precisam estar integrados. Faça a gestão empresarial eficiente em sua empresa. Teste grátis o ERP GestãoClick!