Como Diminuir a Inadimplência das Empresas?


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Você sabia que cerca de 60% das empresas fecham as portas cinco anos após serem registradas? - de acordo com o estudo Demografia das Empresas, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os motivos para isso variam, mas especula-se que má gestão, conjuntura econômica e inadimplência de consumidores são alguns dos problemas mais enfrentados por empresários.

Uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), empresa cujos serviços são baseados na inteligência analítica, ajuda a entender o assunto: uma a cada dez PMEs (Pequenas e Médias Empresas) declara ter taxa de inadimplência superior a 10%!

Pagamentos em atraso podem não só atrapalhar os processos de um negócio, mas também levá-lo à falência. Por isso, criamos este artigo para ajudá-lo a diminuir a inadimplência das empresas. Boa leitura!

 E então, como diminuir a inadimplência da sua empresa?

inadimplencia das empresas

 A seguir, confira algumas dicas objetivas e valiosas que devem ser colocadas em prática o quanto antes!

Incentive o pagamento à vista

 É óbvio que receber à vista ajuda a diminuir a inadimplência das empresas, não é? Mas, como estimular e convencer os clientes a optarem por essa forma de pagamento?

Considere oferecer as seguintes opções para quem paga à vista:

-        descontos atrativos;

-        campanhas periódicas com sorteios;

-        promoções (como “Pague à vista e leve mais um item!”).

Construa um bom relacionamento com o cliente

 A chave para o sucesso de qualquer negócio é ele, o cliente!

Oferecer um bom atendimento e garantir a satisfação dos consumidores, portanto, é imprescindível para o seu negócio. Muitas vezes, aliás, eles têm o dinheiro para pagar as contas, mas acabam esquecendo.

Por isso, atitudes simples para construir um bom relacionamento com o público podem diminuir a inadimplência das empresas. Isso envolve pontos como:

-        cobrar a dívida com respeito e educação;

-        não oferecer crédito alto;

-        formalizar todas as vendas (com contratos e notas fiscais);

-        comunicar o seu cliente antes da data de vencimento por meio de SMS, e-mail ou aplicativos de mensagem;

-        disponibilizar ferramentas para gerar os boletos novamente;

-        oferecer mais de um canal de atendimento.

Escolha a data de vencimento corretamente, ou deixe o cliente escolher

 A ideia de deixar o consumidor escolher a data de vencimento parece muito absurda? A Nubank, uma fintech voltada à área financeira, permite que os clientes escolham entre 8 datas fixas (no mês) para realizar o pagamento da fatura, o que tem se mostrado uma ótima opção para a empresa.

Dessa forma, os prazos se tornam compatíveis com a realidade financeira de cada pessoa, que assim consegue se programar melhor e evitar a inadimplência!

É fundamental, no entanto, fazer um planejamento e escolher datas estratégicas a fim de conseguir arcar com as despesas fixas (aluguel, folha de pagamento, insumos, contas de água e luz etc.) do negócio.

Use um sistema de gestão para acompanhar seus recebimentos

 Programas de apoio à gestão empresarial se mostram grandes aliados quando se trata de diminuir a inadimplência da sua empresa. Isso porque o módulo financeiro apresenta funcionalidades completas para automatizar processos e controlar as finanças:

-        fluxo de caixa;

-        conciliação bancária;

-        acompanhamento de contas a receber.

Desse modo, visualizar quais pagamentos já caíram na conta e acompanhar os recebimentos se torna muito mais fácil!

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E não é só: além do que já mencionamos, um sistema ERP completo também oferece a emissão de boletos bancários, que podem ser enviados para o e-mail dos clientes, e relatórios gerenciais, os quais ajudam a saber quais são as contas em aberto e em atraso.

Ou seja, ao ter acesso a essas informações e funcionalidades, se torna mais fácil:

-        criar lembretes para os consumidores antes da data de vencimento;

-        reenviar boletos;

-        gerenciar as contas;

-        saber quem são os clientes inadimplentes;

-        implementar um sistema eficiente de cobrança.

E agora, já sabe quais caminhos seguir para diminuir a inadimplência das empresas e otimizar seu negócio? Ótimo! Lembre-se de que um bom planejamento, juntamente com as atitudes corretas, auxiliam a obtenção de pagamentos nas datas corretas.

Controlar os recebimentos com um software de gestão, conforme já visto, é uma das melhores maneiras para se organizar e ficar com as finanças em dia. Então, confira agora como um sistema ERP pode ser útil!


 


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