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Logo para E-Commerce: dicas e Maneiras para Criar

Saiba neste post como criar um logo de comércio eletrônico: requisitos, tipos e métodos de desenvolvimento. Não perca dicas incríveis para um branding de sucesso!

Por GestãoClick
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Logo para E-Commerce: dicas e Maneiras para Criar

As estatísticas mostram que no ano de 2018, 1,8 bilhão de usuários da Internet compraram mercadorias online no valor de 2,8 bilhões de dólares. Segundo especialistas, as compras online continuarão a aumentar. Como os proprietários das lojas online vão competir pela atenção do cliente? Você precisará fazer com que o seu site se destaque dos concorrentes, criando uma imagem positiva para o seu público. Fazer branding ajudará nesta tarefa.

Logo, Estilo Corporativo, Marca: Qual é a Diferença?

Um logo é uma imagem, texto ou uma combinação desses elementos que faz a empresa se distinguir e criar uma imagem visual. O logotipo ideal ajuda a criar uma associação tão forte que com apenas um olhar fará evocar as emoções certas. Dê uma olhada no logo da Nike e veja as imagens que surgem em sua cabeça: esportes, motivação, autodesenvolvimento e confiança.

O logo faz parte da identidade corporativa da marca. A identidade corporativa é um conceito global. Este é um complexo de todas as imagens e métodos que criam o estilo da marca. Inclui paleta de cores, fontes e outros elementos tipográficos aprovados, formas e modelos de cartão de visita, estilos das roupas dos colaboradores e muito mais.

A identidade corporativa é desenvolvida para a marca. E marca é a percepção: o que as pessoas sentem quando veem o logotipo, ouvem o nome ou slogan. Esta é uma imagem única baseada na percepção da identidade visual corporativa, produtos, experiência de interação com a empresa.

Lembre-se do nosso exemplo com a Nike. Imagine que esta empresa é desconhecida. O que as pessoas pensariam ao olhar aquele símbolo de um checkmark sem nome algum? Agora você pode entender que não basta apenas um símbolo sozinho. A maneira como a empresa se mostra, quais produtos ela cria e aquilo que o acompanha – tudo isso afeta as associações do público-alvo. O melhor logotipo para comércio eletrônico é aquele que não existe por si só, mas funciona a favor da marca.

Desenvolvendo um logo para e-commerce: passo a passo

Para saber como criar um logo de comércio eletrônico, você precisa entender o que ele deve ser. Basicamente, esse símbolo será aplicado ao cabeçalho do seu site, além de acompanhar as embalagens de seus produtos, materiais publicitários e outros. Os requisitos básicos de um logotipo são:

•  singularidade;
•  facilidade de memorização;
•  concisão;
•  expressividade;
•  universalidade;
•  associatividade.

Seu site comercial precisa de um símbolo que seja fácil de lembrar e possa ser rapidamente associado à fonte. Também deve ficar bem em versões pequenas e ampliadas e ser adaptado para diferentes tipos de telas. Agora, veja como criar esse importante elemento da sua marca.

Preparação

Primeiro conduza um estudo:

•  estudar o nicho de mercado;
•  determinar o público-alvo;
•  entender quem são seus principais concorrentes.

No mesmo estágio, identifique as principais diferenças competitivas do seu projeto, seu status atual e perspectivas. Formule uma filosofia de marca, identifique os critérios nas quais a sua empresa cairá no gosto de seus clientes.

Conceito do Design

Depois de ter estes dados analíticos, definir tarefas e objetivos específicos, formule a estratégia geral da empresa. Será a base da sua imagem. Agora pense nas imagens óbvias que sua marca evoca. Faça uma lista de palavras, emoções e associações.

A Escolha dos Elementos

É hora de detalhar o conceito. Identifique quais as principais ideias para o seu logo de e-commerce e comece a trabalhar em rascunhos e esboços. Neste mesmo estágio, você precisa escolher a fonte, as cores e os gráficos (regras para o processamento de fotos, layout da página, seleção de elementos gráficos) para a sua marca. Esses elementos devem ser distribuídos e aplicados em todo o site comercial: do cabeçalho da página principal à descrição das mercadorias.

Testando

As opções que você finalizou, devem ser apresentadas para uma pequena audiência. Para iniciantes, pode ser a equipe do projeto. Para o teste, você terá várias opções: instalar o logo no site ou usar os serviços de empresas que realizam testes em grupos-alvo de pessoas. De acordo com seus parâmetros, eles selecionarão representantes que escolherão a melhor imagem (na opinião deles) para o projeto.

Integração

O design aprovado do logo para sua loja virtual será gradualmente introduzido em seu projeto. O cabeçalho do site, marcas d’água em fotos, imagens de perfil nas redes sociais, embalagens, produtos da marca, publicidade na Internet e nas ruas – tudo isso deve ser acompanhado pelo elemento principal da sua identidade corporativa.

Proteção de Direitos para os Objetos Visuais

As pessoas sempre tentam copiar os visuais de sucesso. Mas isso não é um problema. Imagine uma cópia do logotipo do McDonalds. O original ainda será reconhecido. E o proprietário do logo não tem nada a perder se tiver registrado seus direitos a ele. Assim que chegar a uma imagem que o satisfaça e pareça atraente para o público, registre-o legalmente.

Os Principais Tipos de Logos

Vamos definir aqui os tipos de logos mais populares usados no branding de vários projetos de lojas virtuais.

1. Gráfico – São os que tem maior demanda entre as principais marcas. São imagens simples, sem o complemento de texto. Eles são adequados para empresas com uma atitude associativa já bem formada em relação à marca. Nesses casos, o público vê significados multiníveis no simbolismo simples. Os melhores exemplos são Mercedes-Benz, Shell, Apple.

Essa categoria também inclui personagens no logo – de fato, mascotes da marca que, se implementados corretamente, inspirarão a confiança do público. Exemplos disso são: Coronel Sanders, Sr. Propper, Bibendum.

2. O logo de texto se trata do nome da empresa estilizado (ou uma abreviação do nome) feito na forma de um ícone. É facilmente percebido pelo público. É fácil de lembrar e rapidamente provoca as associações necessárias. Esta opção de design é utilizada pela ASOS, Google, McDonald’s, Microsoft.

3. Combinado – Estes são símbolos nos quais o nome da empresa e os elementos gráficos são combinados. Sua variação são os emblemas que os fabricantes de automóveis costumam usar. Exemplos de combinações são: Intel, Nissan, Amazon.

Como criar um logo para comércio eletrônico: 4 maneiras

A primeira coisa que talvez venha à sua mente é desenhar o logo você mesmo. Vantagens: você entende claramente o que deseja, controla totalmente o processo e cria uma única e gratuita. Mas isso só é possível se você desenhar bem e souber trabalhar com programas gráficos. Esteja pronto para passar cerca de 20 horas no processo.

A segunda opção é comprar um design de logo de comércio eletrônico de um profissional. Você precisará dar instruções detalhadas para referência. Vantagens: uma enorme variedade de designers e resultados de alta qualidade. Desvantagens: uma busca difícil por um profissional, a necessidade de controlar o processo, altos custos.

Você também pode criar online um logo de e-commerce usando o serviço Logaster. Ele é um gerador de logotipos de comércio eletrônico e de vários outros tipos de atividade. Você só precisa especificar o nome da empresa e o seu ramo de atividade. Caso desejar, poderá escolher um esquema de cores. O serviço vai gerar dezenas de opções exclusivas. Você poderá fazer o download do logo no tamanho e formato que quiser (incluindo o logo com um fundo transparente). Vantagens: processo totalmente automatizado, custo acessível. Desvantagens: não há como usar as suas próprias fontes e ícones.

O quarto caminho é terno. Cadastre-se em um serviço de crowdsourcing (por exemplo, crowdspring.com ou designhill.com) e crie uma proposta. Os designers interessados enviarão seus esboços. Você pode escolher a opção que preferir e pagar por ela. Vantagens: uma grande variedade de opções de designers com abordagens diferentes do estilo. Desvantagens: falta de controle do processo. Muitos serviços farão você pagar, mesmo que não haja nada adequado para você.

Conclusão

Como criar um logo de comércio eletrônico ideal para criar uma imagem de sucesso da sua marca? Desenvolva todos os elementos da identidade corporativa ao mesmo tempo. Concentre-se no seu próprio público e nos benefícios do seu projeto. Lembre-se de que os nomes de marcas podem mudar com o tempo. Talvez, para começar, você deva tentar criar um logo com o nome da sua empresa. Quando sua marca se tornar famosa, você poderá criar um símbolo.

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