Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Plano de negócios: o que é e como fazer

Plano de negócios: o que é e como fazer

O plano de negócios é de fundamental importância para que a sua empresa dê certo. Quer aprender o que é e como fazer plano de negócios? Comece agora!

Por GestãoClick
Atualizado em
Plano de negócios: o que é e como fazer

Você está pensando em abrir uma loja, restaurante ou bar? Já fez o seu plano de negócio? Se você está se perguntando, “afinal, o que é isso”, pare agora! E leia este artigo! O plano de negócios é de fundamental importância para que a sua empresa dê certo.

Estudos apontam que novas empresas que abrem no país não permanecem no mercado por mais de dois anos. A realidade pode parecer dura, mas a verdade é que esse número não é à toa.

Isto é, muitos novos empreendedores não conhecem a importância de fazer um plano de negócios. E se você faz parte desse grupo, continue lendo esse artigo que vai ensinar tudo sobre plano de negócios: o que é e como fazer.

Para tanto, confira a seguir os seguintes tópicos:

  • O que é plano de negócio
  • Como fazer plano de negócio
  • Como definir ramo de atividade
  • Importância de eleger produtos e serviços
  • Porque pesquisar o mercado consumidor
  • Dicas sobre fornecedores e concorrência
  • Como escolher a localização da empresa
  • Dicas sobre processo operacional
  • Como fazer a análise financeira

O que é plano de negócio

Na primeira vez que você pensar em abrir uma empresa, é bem provável que tenha uma ideia pouco clara do negócio em si, não é mesmo? No entanto, até o momento de efetivamente abrir as portas do seu negócio, todas as ideias devem estar bem claras, certo?

E como funciona esse processo entre a ideia inicial até que ela se torne realidade? Existe uma série de etapas que devem ser concluídas e, para seguir o passo a passo mais assertivo, é preciso fazer um plano de negócios.

Nele devem estar presentes os principais aspetos da sua empresa, como o que será vendido, para quem, onde vai se estabelecer, etc. Sem essas informações, todas bem definidas, é como dar um tiro no escuro, ou seja, você não sabe o que vai acontecer.

Porém, com um plano de negócio é possível avaliar as melhores oportunidades, fazer as escolhas mais adequadas, aumentando as suas chances de montar uma loja ou qualquer outro estabelecimento que possa prosperar.

Como fazer plano de negócio

A sua vontade pode ser a de alugar um espaço e já colocar para funcionar a sua empresa o mais breve possível. Isso é o que muitas pessoas fazem, mas correm grandes riscos por não terem planejado adequadamente.

Então, o primeiro passo consiste em colocar tudo no papel e começar as pesquisas necessárias para analisar se a sua ideia pode se tornar uma empresa lucrativa. 

Como definir ramo de atividade

Você fabrica um produto que deseja vender? Ou o seu intuito é o de revender um ou mais artigos? Para iniciar o plano de negócios você deve ter bem claro a que ramo de atividade pertence a sua empresa.

Moda, gastronomia, vestuário, saúde e beleza, etc. Indica-se que ao iniciar um negócio seja escolhido um segmento de mercado com o qual você se identifique. Pode ser um no qual você já trabalhou e tem experiência ou possui grande interesse e sabe muito a respeito.

Precisa de ideias? Leia também negócio para investir!

Importância de eleger produtos e serviços

Além de definir o ramo de atividade, é necessário determinar quais são os produtos que serão comercializados. Se você deseja abrir uma loja de roupas deve escolher quais os artigos que vai comercializar.

Mesmo que a sua ideia seja vender de tudo, é preciso listar. Nesse processo, é possível que veja como é amplo esse setor, podendo reduzir, inicialmente, a uma quantidade de 10 artigos, por exemplo. Afinal, quanto mais itens vender mais organização é necessário ter.

Plano de negócios: porque pesquisar o mercado consumidor

Junto ao levantamento dessas informações, você precisa pesquisar o mercado consumidor, ou seja, conhecer o seu público alvo. Em outras palavras, quem são as pessoas interessadas em adquirir as suas mercadorias.

Quanto mais você conhecê-las, melhor, pois assim poderá tomar decisões que melhor vão combinar com os necessidades do seu público alvo.

Dicas sobre fornecedores e concorrência

Depois de definir o que vender e para quem, chega a hora de pesquisar quais são os melhores fornecedores daquilo que você quer revender. Caso produza os produtos, torna-se necessário buscar os fornecedores mais confiáveis de matéria prima.

Pesquisar a concorrência é uma forma de saber de quem é mais vantajoso comprar. Por isso, converse com outros empreendedores do mesmo segmento. Nesse momento, aproveite para dar uma sondada nos concorrentes, assim, ao conhecê-los, pode definir um diferencial para o seu negócio.

Como escolher a localização da empresa

Mais uma etapa do plano de negócios é decidir a localização do seu estabelecimento. Hoje em dia, conforme o seu nicho, existe a possibilidade de ter um empresa com as operações exclusivamente pela internet.

Mas independente disso, é preciso considerar um local que seja estratégico em relação ao seu público alvo. Ou seja, que esteja próximo da sua casa ou trabalho ou mesmo no caminho de ambos ou até mesmo frequentada por ele. Se for na internet, isso é substituído pelo layout do seu e-commerce e como vai divulgá-lo.

 

Saiba como acertar na hora de fazer o planejamento financeiro da sua empresa em: “Dicas essenciais para planejamento financeiro“.

 

Dicas sobre processo operacional

Na sequência você já deve definir como serão as operações da sua empresa no plano de negócios. Se você abrir uma loja física no varejo precisa avaliar qual deve ser o tamanho da sua equipe, qual o horário de funcionamento, quais as formas de pagamento aceitas, etc.

Aqui, é a hora de vislumbrar como vai ser o dia a dia do seu negócio. Dessa forma, pode verificar se alguma coisa que já deve ser decidida ficou para trás.

Como fazer a análise financeira

A análise financeira é um passo extremamente importante, mesmo que esteja no final da lista de como fazer um plano de negócios. A questão é que depois de você determinar tudo o que precisa, vai ter as informações necessárias para identificar o capital inicial para abrir a sua loja.

Você tem esse dinheiro em mãos? Vai buscar uma linha de crédito para começar a empreender? É possível revisar o plano e fazer escolhas para reduzir o capital inicial necessário.

Depois que a sua empresa estiver funcionando, é preciso contar com a ajuda de um sistema ERP online para ajudar na gestão do seu negócio. O GestãoClick é uma solução completa. 

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

1 Comentário
  1. muito bom bem explicado

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo